Acerola

Características

O pé de acerola, ou aceroleira, é uma planta nativa da América do Sul que tem como principal característica produzir acerolas, frutas de coloração laranja ou vermelha que são cada vez mais buscadas pelas pessoas para seu consumo puro ou em forma de suco, graças a seu sabor peculiar e diversas vitaminas.

Além da quantidade extremamente grande de vitamina C que trouxe maior fama à planta, existem várias outras características benéficas ao corpo humano que são trazidos pela acerola, benefícios estes tais como melhorar a composição dos ossos, graças a seu cálcio, e diversos outros, graças a presença de ferro e vitamina A e B.

Sua adaptação ao clima brasileiro é muito boa, sendo ótima principalmente para ser cultivada nos estados mais quentes. Devido a não atingir um grande porte, pode ser utilizada mesmo em lugares com pouco espaço e próximo a calçadas, o maior problema de utilizá-la na rua é que provavelmente a vizinhança inteira vai comer mais acerola que você, e crianças podem chegar a quebrar galhos tentando apanhar os frutos.

Cultivo

O cultivo da acerola não é muito difícil nos estados mais quentes do Brasil, uma vez que ela se encontra em seu clima nativo e provavelmente não terá problemas com isso, basta transferir a muda para um local com solo devidamente preparado com matéria orgânica, para que assim não tenha problemas de falta de nutrientes e mantê-lo sempre úmido, porém sem nunca exagerar na rega.

Um grande problema que pode ser encontrado é a presença de formigas que comem as folhas, deixando elas cheias de buraquinhos e minando as forças da planta, o que pode ser letal caso você não consiga controlá-las. Felizmente existem vários venenos tipo “isca” que possuem um bom efeito, porém devem ser bem aplicados e observado se nenhum fator está atrapalhando seu efeito (como chuvas que destroem as iscas).

Para estimular uma melhor frutificação, você pode adicionar um pouco de adubo NPK ao solo logo antes da planta começar o período de frutificação, quando ela ainda estiver preparando os brotinhos das flores. Com suficiente nutrientes no solo, uma boa irrigação e luminosidade, o pé de acerola produz uma quantidade bem grande de frutas. Só tome cuidado em seguir apropriadamente as instruções de uso, pois o excesso de adubo também é prejudicial.

Por fim, se você mora em algum lugar de clima mais frio e pretende ter esta planta, tenha certeza de cultivá-la em um lugar onde seja possível de protegê-la nas épocas de clima mais rigoroso, mas que ela possa tomar bastante sol. Geralmente próximo a algum muro que bloqueie ventos, mas não bloqueie o sol durante boa parte do dia é uma boa escolha.

24 comentários em “Acerola”

  1. Tenho dois pés aqui em casa, tem uns 20 anos. Nunca precisei colocar adubo nem regar, da frutos o ano todo, impressionante.
    Porém um fica em cima da fossa e o outro em frente a varanda, lavamos a varanda direto e jogamos a água pra perto pé.
    Nunca tive problemas com pragas

Deixe uma resposta