Cuidar > Saúde > Alergias > Alergia de Pele

Alergia de Pele

Por:

A pele é um dos maiores órgãos que existe no organismo, por isso ela é um dos principais meios de o corpo se defender dos invasores. Isso porque, a pele é constantemente atacada por invasores, uma vez que, elas estão sempre expostas a diversos meios e diversas superfícies.

No entanto, existem vezes que a pele não consegue segurar um ataque dos alérgeno e assim, a pele acaba sendo dominada. Quando isso acontece, a pele apresenta uma reação que é chamada de alergia cutânea, ou alergia de pele.

Existem dois jeitos de a cútis apresentar algum tipo de alergia, ou seja, pode ser causada de dentro para fora ou ainda de fora para dentro.

A alergia causada de fora para dentro é causada por fatores externos. Pode ser pelo contato com alguma superfície ao qual apresente substancias que reage com a pele. Ou ainda, causada de fora para dentro, sendo pela ingestão de algum medicamento e algum tipo de comida.

Sintomas da Alergia na Pele

Se você tiver algum tipo de alergia, certamente, perceberá em poucos instantes. Isso porque os sintomas são bem perceptíveis, como coceira intensa, pápulas, urticárias, inchaço e até rachaduras na pele.

O contato com substâncias que provocam a alergia na pele costuma dar muita coceira e por isso, a formação de feridas na pele recorrentes de extrema raspagem na pele é bem comum.

Tipos mais Comuns de Alergia de Pele

Dermatite de Contato

Falamos anteriormente em alérgenos, isso porque eles estão presentes em qualquer local. Eles podem estar presentes em joias, no látex do preservativo, luvas de borracha e nas demais substâncias.

Identificar a causa de uma alergia, ou dermatite por contato é muito difícil, uma vez que, a pele entra em contato com diversas substancias suspeita. Sendo assim, as primeiras reações podem acontecer em dias, horas ou até mesmo, semanas depois. Dificultando assim, a identificação da causa da doença.

O tratamento para esse tipo de alergia ao mesmo tempo em que é simples, é também complicado. Isso porque, deve-se evitar o contato com o alérgeno causador da alergia o que é uma tarefa simples. No entanto, descobrir qual é esse alérgeno é um tanto quando complicado.

Eczema

O eczema é um tipo de alergia, mas sua causa é misteriosa.

Os sintomas de um eczema são um tipo de manchas descamativas secas e avermelhadas que coçam muito. Seu aparecimento é mais frequente nos braços, no couro cabeludo, nas pernas e também no rosto.

Quem tem um eczema sabe que não tem cura, uma vez que é um problema de nascença.

O que existe é um tratamento preventivo da pele para que ela seja mantida sempre úmida e assim, fazer com que ela não resseque. Outra medida preventiva é o contato com substâncias irritam a pele ou que criem pápulas. O uso de medicamentos pode ajudar a aliviar as coceiras e a escamação da pele.

    Carlos Guedes disse:

    Eu desejava saber se de fato a minha situação é eczema. Geralmente no Verão fico com as maçãs do rosto avermelhadas com a pele a escamar e seca, que no entanto dá me comichão. Outra das regiões mais salientes, tipo no cotovelos, que me aparece umas borbulhas avermelhadas que provocam comichão.
    Será que alguém me pode ajudar a esclarecer?

    marcelo disse:

    tenho umproblema na pele que de vez enquando me apareem umas manchas na cabeça e até em volta das genitalias e coçam muito esse problema tem cura? aind bem que nao e contagiosa

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.