Cuidar > Plantas > Floríferas > Amarílis

Amarílis

Características

A Amarílis, que é também conhecida por Açucena, Amaríllis ou Flor da Imperatriz, é uma planta de cerca de meio metro de altura muito apreciada para fins ornamentais graças a possuir flores bem grandes e de diversas cores como rosa, laranja, branco, vermelho e multicolorido (plantas que foram cruzadas entre as cores citadas). Sua floração geralmente é anual e ocorre principalmente durante o começo do verão.

Como Cuidar

Embora seja uma planta que necessita de muito sol para crescer saudável e pode ser criada a pleno sol, durante sua floração pode ter as pétalas queimadas pelo sol a pino e assim não ficar tão vistosa, aconselha-se posicioná-la em lugares que era receba muito sol o dia todo, porém que esteja coberta do sol do meio dia.

É uma planta que não tolera bem variações climáticas extremas durante o inverno, logo durante invernos rigorosos tenha o cuidado de garantir que ela tome bastante sol, porém pouco vento gelado.

Aconselha-se utilizar solo fértil e de boa drenagem, os fungos criados pelo excesso d’água, mesmo que poucos, causam apodrecimento dos botões das flores, e em situações graves, podem matar a planta. Utilize terra vegetal adubada misturada a areia grossa ou outras estruturas de boa drenagem (como lascas de madeira) para melhorar a drenagem dos vazos.

Fotos em "Amarílis":

    Luciana disse:

    Oi pessoal, achei a amarilis muito bonita e gostaria de planta-lha, mas moro em santa catarina e aqui o inverno é bastante rigoroso, será que ela vai se desenvolver bem? e ter floradas bonitas?
    Valeu!

    elcio disse:

    pessoal sou colecionador de diversas especies de plantas k vcs imaginarem,1 delas è a amarilis tenho 18 cores diferentes.Elas são d facil cultivo não corte as folhas d jeito nenhum pois o crescimento da batata e a quantidad d folhas k ela tiver è como cebola d camadas se cortar as folhas não tem camada e a batata não crece,vou dar uma dica quando a amarilis produzir flores peguem 1 cotonet d ouvido e polonizem as flores esfregando ele no polem amarelinho e nos cabinhos do polem,so polonizem dpois d 3 dias.a polonizasão tem d ser d 1 flor para outra,depois k a flor morrer não cortem a aste pois ela dara sementes,abraços e boa sorte com suas plantinhas

    Camilla disse:

    Oi Elcio, tbm sou colecionadora de amarilis… acho que tenho em torno de 20 cores. Gostaria de trocar “bulbinhos” com vc. Mas não sei se tem interesse.
    Obrigada pelas dicas.

    Mara disse:

    Olivando vc disse retire todas as folhas e raizes, guarde o bulbo, assim limpo, na geladeira por 03 meses, acondicionado em plastico. Após replante, mantendo o desbaste das folhas. Guardar na geladeira mesmo, depois eu replanto usando somente a batata e cortando sempre as folhas ate florecer. Qual é a epoca da floração? Os meus são plantados apenas no substrato com cacos de telha no fundo.Será que é isso que está dificultando a floração?

    Obrigada pelas informações.

    Mara

    Shamballa´s Garden disse:

    Olá Pessoal, Talvez minhas informações possam ajudar.

    Sobre o NPK – Sabendo o significado dos numeros da formula você saberá onde e quando utilizar. Cada número corresponde a dosagem garantida desses elementos no produto. Exemplo: NPK 18-8-6 significa que neste fertilizante tem 18% de nitrogênio (N), 8% de fósforo (P), e 6% de potássio (K). O nitrogênio (N) estimula a brotação e o enfolhamento. O fósforo (P) é responsável pela produção de energia incentivando a floração e a frutificação. O potássio (K) fortalece os tecidos vegetais tornando as plantas mais resistentes as pragas e ao frio, além de atuar no crescimento das raízes.

    Caso queira é possivel medir a fertilidade do solo, existe aparelhos como o Doctor Plant que indicam a Fertilidade do solo, PH, Umidade e até a Luminoziadade onde sua planta está localizada.

    Até mais!

    - Quanto a proporção de areia: Pode utilizar bastante areia com esta planta, ela aprecia solos bastante drenáveis, logo pode-se chegar a quase 50% de areia sem problemas.
    - Quanto a adubação: Se você utilizar combinação de adubo orgânico e NPK, o adubo orgânico já suprirá boa parte do nitrogênio necessário, ai basta utilizar NPK rico em P.
    Caso você não deseje utilizar um pouco de adubo orgânico, utilize NPK 10-10-10. Siga as instruções de aplicação da embalagem, caso estiver utilizando para apenas uma amarílis envasada, aplique uma dose bem baixa, o excesso de fertilizante pode causar uma seca fisiológica por hipertonicidade do meio, o que é capaz de matar a planta.

    sergio disse:

    qual o adubo NPK indicado p o amarilis, qual quantidade de areia devo misturar na terra vegetal e qual quantidade de adubo quimico devo colocar em vasos medios, o que devo fazer p que meus amarili florescam?

    Paula disse:

    O que devo fazer com o caule da amarilis depois que as flores murcham? Devo cortar este caule?

    michel disse:

    ganhei uma amarilis. como faço para cudair bem dela????? Para que ela não morra.
    Já li acima que tem que ficar no sol.. que mais preciso fazer????

    obg

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.