Amarílis

Plantas > Floríferas > Amarílis

Características

A Amarílis, que é também conhecida por Açucena, Amaríllis ou Flor da Imperatriz, é uma planta de cerca de meio metro de altura muito apreciada para fins ornamentais graças a possuir flores bem grandes e de diversas cores como rosa, laranja, branco, vermelho e multicolorido (plantas que foram cruzadas entre as cores citadas). Sua floração geralmente é anual e ocorre principalmente durante o começo do verão.

Como Cuidar

Embora seja uma planta que necessita de muito sol para crescer saudável e pode ser criada a pleno sol, durante sua floração pode ter as pétalas queimadas pelo sol a pino e assim não ficar tão vistosa, aconselha-se posicioná-la em lugares que era receba muito sol o dia todo, porém que esteja coberta do sol do meio dia.

É uma planta que não tolera bem variações climáticas extremas durante o inverno, logo durante invernos rigorosos tenha o cuidado de garantir que ela tome bastante sol, porém pouco vento gelado.

Aconselha-se utilizar solo fértil e de boa drenagem, os fungos criados pelo excesso d’água, mesmo que poucos, causam apodrecimento dos botões das flores, e em situações graves, podem matar a planta. Utilize terra vegetal adubada misturada a areia grossa ou outras estruturas de boa drenagem (como lascas de madeira) para melhorar a drenagem dos vazos.

145 comentários em “Amarílis”

  1. – Quanto a proporção de areia: Pode utilizar bastante areia com esta planta, ela aprecia solos bastante drenáveis, logo pode-se chegar a quase 50% de areia sem problemas.
    – Quanto a adubação: Se você utilizar combinação de adubo orgânico e NPK, o adubo orgânico já suprirá boa parte do nitrogênio necessário, ai basta utilizar NPK rico em P.
    Caso você não deseje utilizar um pouco de adubo orgânico, utilize NPK 10-10-10. Siga as instruções de aplicação da embalagem, caso estiver utilizando para apenas uma amarílis envasada, aplique uma dose bem baixa, o excesso de fertilizante pode causar uma seca fisiológica por hipertonicidade do meio, o que é capaz de matar a planta.

  2. qual o adubo NPK indicado p o amarilis, qual quantidade de areia devo misturar na terra vegetal e qual quantidade de adubo quimico devo colocar em vasos medios, o que devo fazer p que meus amarili florescam?

  3. ganhei uma amarilis. como faço para cudair bem dela????? Para que ela não morra.
    Já li acima que tem que ficar no sol.. que mais preciso fazer????

    obg

  4. tenho uma muda de Amarilis, quando comprei tinha duas flores vermelhas lindas, iguais da foto acima, as duas murcharam e ficou só as folhas, que ja cresceram muito como se fosse uma planta chamada espada de São Jorge, troquei de vaso e coloquei seixo no fundo para drenagem, mas nem sinal de outra flor, o que devo fazer?

  5. Tenho 3 mudas de Amariles e estão quase mortas, a vermelha muchou as folhas e acho que está morrendo e as outras as folhas mucharam parece que vão morrer.
    Não sei o que fazer e que adubo usar para que elas revivam. Me ajudem por favor.

Deixe uma resposta