Ameixa

Plantas > Frutíferas > Ameixa

A ameixa é o fruto da ameixeira, uma árvore que está enquadrada em dois grandes grupos: as japonesas ou americanas (da família Prunos salicina L) ou as asiático-europeias (Prunos domestica L.).

A origem da ameixeira é a China, mas devido ao seu tamanho, facilidade de cultivo e beleza tornou-se popular em outros locais, inclusive no Brasil onde é facilmente encontrada em pomares, calçadas, parques e outros locais tanto com objetivo de consumo d fruto quanto com objetivo decorativo.

Por ser uma árvore que se adapta bem a uma grande variedade de solos, é bastante utilizada como árvore frutífera em pomares ou simplesmente como espécies decorativas em parques.

As ameixeiras costumam atingir uma altura de até 8 metros, e por isso pode ser plantada em quintais ou até na calçada, por não ser uma árvore de grandes dimensões ou que dispute terreno.

Além disso seus frutos são comestíveis e decorativos, e a árvore pode apresentar flores brancas de leve coloração amarela. Suas folhas possuem função medicinal e podem ser usadas para tratar diarreia e outros problemas intestinais.

Cultivo

Embora se adapte bem em outros tipos de solo, os melhores tipos de solo para plantar a ameixeira são os que se apresentam drenados e permeáveis, com características franco-arenosas profundas e pH neutro ou um pouco alcalino. Essas características permitem o cultivo e bom desenvolvimento da árvore.

Quanto ao clima o melhor tipo é o temperado, embora a ameixeira também se desenvolva bem em regiões mediterrâneas.

Para plantar a ameixeira, o ideal é escolher solos profundos e bem aerados. O solo deve ser preparado com adubação, que deve ser refeita a cada dois anos para garantir o bom crescimento da árvore. A aplicação de calcário e gesso pode se fazer necessária.

O plantio pode ser realizado de varias formas, através de sementes, enxertos feitos em covas de 7 metros ou através de mudas.

Se optar por fazer covas de plantio, a pessoa deverá montar uma cova de 60 x 60 x 60 cm, realizar adubação com uma mistura de calcário, adubo orgânico e fertilizante químico NPK rico em fósforo e potássio.

Depois do plantio e período de brotação das mudinhas deve ser realizada a manutenção a cada 2 meses, usando 60 gramas de nitrogênio aplicado sobre a copa.

As melhores épocas para o plantio são entre os meses de julho e agosto, ou se preferir utilizar muda de torrão durante o período de chuva.

Para que a arvore floresça adequadamente é preciso realizar a poda, que vai garantir o vigor e saúde da planta. O melhor período para a poda é o inverno, porém se o frio for intenso é preciso esperar o surgimento de folhas. Se o inverno não for rigoroso o ideal é realizar a poda durante o inicio de junho.

Seguindo essas dicas a ameixeira deve crescer forte e saudável e apresentar frutos saborosos, que podem ser usados para a confecção de compotas, geleias ou até consumidos in natura.

15 comentários em “Ameixa”

  1. Meus pés de ameixa estão bem altos, posso podar de maneira drástica.Está aparecendo erva de passarinho. Gostaria de elelimina-las. Já vi que a poda ocorre em junho . Também dá muito bicho. Coloco garrafas com iscas, mas vejo que não está sendo o suficiente. Tem alguma apostila que posso adquirir para aprender passo a passo dos cuidados( poda, adubação, calcário)? Muito obrigado. Adriana Lopes

Deixe uma resposta