Anestesia Raquidiana

Saúde > Formas de tratamentos > Anestesia Raquidiana

As anestesias, num sentido geral, são feitas para anestesiar o paciente, impedindo que tenha sensibilidade a dores durante uma cirurgia, não importa se de pequeno, médio ou grande porte. O corpo ou parte dele fica completamente ausente de sensações. A anestesia bloqueia a sensação de dor antes que elas atinjam o sistema nervoso central.

A anestesia raquidiana, também conhecida como ráqui, por sua vez, é usada especificamente nas cirurgias da região inferior do abdômen e dos membros inferiores e é feita com uma técnica cirúrgica que consiste em aplicar o anestésico no líquido cefalorraquidiano que envolve a espinal medula e as raízes nervosas, com a seringa e uma agulha muito fina que é introduzida entre duas vértebras da região lombar, pertencente é claro, à coluna vertebral.

Os nervos por estarem banhado naquele liquido, acabam absorvendo o analgésico.

Porém, a anestesia raquidiana costuma provocar dores de cabeça entre 1 a 5% dos pacientes que se submetem a ela. Esse tipo de anestesia tem como contraindicação a hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amiga ou aos outros componentes da fórmula que contém na anestesia raquidiana.

Doença cérebro-espinhal, tais como meningite, tumores, poliomielite e hemorragia cerebral, assim como outras doenças da coluna vertebral torna impossível a aplicação da anestesia raquidiana. Também é contra indicado esse tipo de anestesia na presença de tuberculose ou lesões metastáticas na coluna, anemia perniciosa com sintoma na medula.

Em regra, a anestesia raquidiana é usada muito nos casos de cesarianas e até mesmo em partos vaginais. A anestesia raquidiana usa um volume menor de anestésico, a vantagem é que tem ação praticamente imediata e é dada de uma vez só, com duração limitada. O que pode acontecer realmente de desagradável, é a ocorrência de cefaleia no pós cirúrgico.

99 comentários sobre “Anestesia Raquidiana”

  1. Fiz uma cirurgia no tornozelo esquerdo tomei a anestesia rak faz 4 dias e tô sentindo uma dor forte que emenda com o pescoço ai tenho que deitar. É normal?

Deixe uma resposta