Cuidar > Saúde > Formas de tratamentos > Anestesia Raquidiana

Anestesia Raquidiana

Por:

As anestesias, num sentido geral, são feitas para anestesiar o paciente, impedindo que tenha sensibilidade a dores durante uma cirurgia, não importa se de pequeno, médio ou grande porte. O corpo ou parte dele fica completamente ausente de sensações. A anestesia bloqueia a sensação de dor antes que elas atinjam o sistema nervoso central.

A anestesia raquidiana, também conhecida como ráqui, por sua vez, é usada especificamente nas cirurgias da região inferior do abdômen e dos membros inferiores e é feita com uma técnica cirúrgica que consiste em aplicar o anestésico no líquido cefalorraquidiano que envolve a espinal medula e as raízes nervosas, com a seringa e uma agulha muito fina que é introduzida entre duas vértebras da região lombar, pertencente é claro, à coluna vertebral.

Os nervos por estarem banhado naquele liquido, acabam absorvendo o analgésico.

Porém, a anestesia raquidiana costuma provocar dores de cabeça entre 1 a 5% dos pacientes que se submetem a ela. Esse tipo de anestesia tem como contraindicação a hipersensibilidade aos anestésicos locais do tipo amiga ou aos outros componentes da fórmula que contém na anestesia raquidiana.

Doença cérebro-espinhal, tais como meningite, tumores, poliomielite e hemorragia cerebral, assim como outras doenças da coluna vertebral torna impossível a aplicação da anestesia raquidiana. Também é contra indicado esse tipo de anestesia na presença de tuberculose ou lesões metastáticas na coluna, anemia perniciosa com sintoma na medula.

Em regra, a anestesia raquidiana é usada muito nos casos de cesarianas e até mesmo em partos vaginais. A anestesia raquidiana usa um volume menor de anestésico, a vantagem é que tem ação praticamente imediata e é dada de uma vez só, com duração limitada. O que pode acontecer realmente de desagradável, é a ocorrência de cefaleia no pós cirúrgico.

    patricia disse:

    raqui,ate hoje tenho dores fiquei enternada após parto c dores forte n cabeça tem 15 anos meu filho tenho dores ate hoje,se eu soubesse o dano q ia causar n teria deixado est raqui acabar c minha saúde.cuidado c hospitais eles costuman matar pessoas c medicamentos.

    Maria Roseane disse:

    olá Boa tarde tenho 27 anos e tenho sentido muita dor na costa que vai até a perna isso pode ser resultado de duas anestesia raqui que tomei? uma foi em junho de 2005 ,a outra foi em julho de 2008 Obrigada.

    Rejane disse:

    Gostaria de saber como aliviar as dores na coluna onde foi aplicada a raqui.

    Rejane disse:

    Fiz uma histerectomia total dia 26 . Tive cefaléia ,já melhorei ,mas tenho muita dor nas costas onde foi aplicada a anestesia. Como diminuir essas dores? Dói deitada,sentada e em pé.

    daieni disse:

    Eu tomei duas ráquis uma tem 5 anos e outra a 9 meses para meus partos.
    E hoje em dia sinto dores terríveis na minha coluna.
    Também tive cefaleia pós daqui!

    Sonia disse:

    É normal ficar com o pé adormecido por um tempo após anestesia na coluna? Fiz cirurgia de varizes há dois dias e meu pé direito ainda está adormecido.
    Grata

    valdinice disse:

    Ola.operei tem 15 dias e estou sentindo fortes dores na perna.Efeito da anestezia tem algum remedio para essa dor?

    Lais disse:

    Olá boa tarde a todos ,
    Graças a Deus tomei a rack e nada disso me aconteceu . tenho uma vida extremamente normal , mais vi vários casos que falam mesmo que sentem dor de cabeça e dor de coluna , Mas graças a Deus nada me aconteceu ! Bolsa com gelo aonde doi pode ajudar , de vez em quando sinto dores mais normais que sentia antes por estar com sobrepeso . A única coisa que sinto ainda é em volta do meu joelho anestesiado e uns choques na virilha e no quadril, mais acho que séria normal pois operei faz 1 semana.
    Espero ter ajudado , beijos !!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.