Antúrio

Plantas > Floríferas > Antúrio

Características

Essa planta de origem colombiana e nome científico Anthurium andraeanum tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.

Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta de fácil cultivo, sendo bem resistente e apresentando ótimos resultados com um mínimo de cuidado. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol a pino que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).

É aconselhável que se plante mudas já grandes, cerca de dez centímetros de estatura, para que assim elas não sintam um grande impacto pelo seu transplante e já comecem a se desenvolver rapidamente.

Tipo de Solo

Nata de floresta equatorial, essa planta necessita de uma grande quantidade de matéria orgânica para se desenvolver, aconselhamos que misture cerca de 50% de fertilizante orgânico a seu substrato. Se estiver plantando no seu jardim, lembre-se de cavar uma cova bom tamanho, adicionar um pouco de areia grossa no fundo para melhorar a drenagem e depois preenchê-la com a mistura da terra ao adubo.

Como Cuidar

Embora não podemos encharcar o solo para não estimular a proliferação de fungos que trazem doenças as plantas, o antúrio necessita de umidade constante, logo regue diariamente, aumentando a dose durante a época de seca, para que o solo nunca fique completamente seco. Adicione um pouco mais de composto orgânico semestralmente para que a planta sempre tenha abundancia de nutrientes e floresça bem. Evite deixá-la em locais com ar condicionado.

226 comentários sobre “Antúrio”

  1. O meu antulio floreceu muito o ano passado, essa epoca ele tinha u a nove flores este ano só tem folhas eu e meu marido adoramos os antulios hj não esta florecendo?

  2. Bom Dia!
    Necessito orientação para saber qual “remedio” aplicar em meus anturios que apresentam algum tipo de ataque de brocas nas flores e folhas.
    Atecipadamente grata

    Lais

  3. Deveria ter contratado um engenheiro agrônomo…ele que é responsável pela saúde da planta e iria resolver esse assunto das perdas de plantas ornamentais que está havendo aí.

  4. Estou trabalhando em mercado e gostaria de saber o que posso fazer pra reduzir as percas pois não entendi muito dela por isso estou fazendo pesquisa de flores que mais tem problemas por excesso de compra e por não saber cuidar corretamente visto que iniciei este trabalho a poucas semanas e minha obrigação é cuidar delas então gostaria de um auxílio
    Mini rosa violetas kalanchoe orquídea gerbera galoxinia lírios azaléia queria saber revigorar elas tbm mesmo sendo dentro do mercado se eu conseguisse fazer esse trabalho seria inovador pois perderia menos e eu conseguiria continuar no trabalho pois sei que ninguém conseguir cuidar e deram uma despesa de seis mil em um mês. Por isso me contrataram pra reduzir e cuidar eu queria poder entender mais de todas as plantas pois recebemos toda semana flores variadas faço o que posso mesmo sem muita noção se vcs puderem me dar uma alternativa agradeço

    1. Olá aline. Primeiramente parabéns por sua atitude pró ativa! Creio que seu superiores já devem ter notado. Em seu lugar eu iria visitar Hortos e conversar com os atendentes que lhe poderão dar informações logo vendo as plantas e tocando, dar dicas etc. sucesso para Vc.

Deixe uma resposta