Cuidar > Plantas > Floríferas > Antúrio

Antúrio

Características

Essa planta de origem colombiana e nome científico Anthurium andraeanum tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.

Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta de fácil cultivo, sendo bem resistente e apresentando ótimos resultados com um mínimo de cuidado. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol a pino que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).

É aconselhável que se plante mudas já grandes, cerca de dez centímetros de estatura, para que assim elas não sintam um grande impacto pelo seu transplante e já comecem a se desenvolver rapidamente.

Tipo de Solo

Nata de floresta equatorial, essa planta necessita de uma grande quantidade de matéria orgânica para se desenvolver, aconselhamos que misture cerca de 50% de fertilizante orgânico a seu substrato. Se estiver plantando no seu jardim, lembre-se de cavar uma cova bom tamanho, adicionar um pouco de areia grossa no fundo para melhorar a drenagem e depois preenchê-la com a mistura da terra ao adubo.

Como Cuidar

Embora não podemos encharcar o solo para não estimular a proliferação de fungos que trazem doenças as plantas, o antúrio necessita de umidade constante, logo regue diariamente, aumentando a dose durante a época de seca, para que o solo nunca fique completamente seco. Adicione um pouco mais de composto orgânico semestralmente para que a planta sempre tenha abundancia de nutrientes e floresça bem. Evite deixá-la em locais com ar condicionado.

Fotos em "Antúrio":

    toledo disse:

    tenho dois vasos de anturios mas as folhas e flores estão saindo mau formados, as flores tambem não estão tão vermelhas, se alguem puder me dar uma luz eu agradeço, abraço

    Weber disse:

    Hola Toledo, experimenta colocar na terra Sulfato de Ferro. A explicação de como utilizá-lo estará no rótulo.

    aura disse:

    tenho tres tipos de anturio.branco,vermeho e rosa, existe mais cores,quais sao~. obrigada.

    Laura disse:

    Eu vi no Ceasa de Sorocaba cor roxa!!

    socorro disse:

    Gostaria de saber porque as folhas dos maeus antúrios estão quebradiças e meio queimadas. Eu as tenho na varanda mas elas pegam sol até ll horas da manhã. Antecipadamente agradeço a atenção.

    Margarida disse:

    Tenho alguns vasos de antúrios de variadas cores.Na espiga central apareceram bolhas ou bolinhas amareladas e em outras uma deformação como se fossem verrugas.
    O que é isto?O que fazer?

    Estes antúrios vieram em vasos pequenos e já desenvolveram bastante.
    Como replantar para um vaso maior?Em que época?

    Agradecida,Margarida.

    Diego disse:

    Bom dia.
    Gostaria de saber se vcs vendem sementes de Antúrio (vermelho, branco, rosa, lilaz, azul, etc.)
    Qual preço, forma de pagamento, prazo de entrega, condição de frete???
    Obrigado.
    Aguardo retorno.

    pezao disse:

    ganhei um vaso de anturio do meu marido nodia da mulher eu amei pois e uma planta muito bonita e eu sou apaixonada por planta de qualquer especie das mais simples as mais sofisticada elas me encantam e e muito bom saber como cuidar delas.

    Kelli disse:

    Olá ,tenho um vaso com antúrio que mudei em janeiro,as flores começaram a perder a cor e caíram.As folhas estão ficando amarela no centro.O vaso pega claridade pois fica na porta de entrada.Se alguém puder me ajudar pois não queria perder essa flor linda.Obrigada

    Carla disse:

    Oi boa tarde.

    Tenho varias anturios, mas elas não florescem, apenas ficam crescendo.E tenho ja algumas mudas bem antigas, mas que não florecem?
    Gostaria de saber o porque que elas não florescem.

    Atenciosamente.
    Carla

    Fátima disse:

    Olá, tenho antúrios desde 1985 ( os mesmos)eles não floresciam porque eu só molhava por falta de tempo. comprei esterco de vaca e replantei as mudas. Elas estão maravilhosas, folhas grandes e já estão florindo. Coloquei os vasos em um lugar que pega sol meio período e rego todos os dias.Espero ter ajudado. Fátima

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.