Antúrio

Plantas > Floríferas > Antúrio

Características

Essa planta de origem colombiana e nome científico Anthurium andraeanum tem uma característica bem curiosa, embora várias pessoas acham que sua estrutura cordiforme vermelha seja uma flor, na verdade é apenas uma folha modificada para chamar mais a atenção dos insetos polinizadores, as reais flores dos antúrios são os milhares de pontos amarelados que crescem na espiga central da inflorescência da planta.

Essa planta é muito utilizada no Brasil por ser bem adaptada ao clima tropical e possuir um ótimo aspecto, com inflorescências de diversas cores diferentes e uma estatura máxima que dificilmente passa de um metro, podemos encontrá-la comumente em vasos ou em jardins formando grandes moitas com várias inflorescências.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta de fácil cultivo, sendo bem resistente e apresentando ótimos resultados com um mínimo de cuidado. O mais importante é encontrar um local bem iluminado, mas protegido do sol a pino que pode queimar as folhas da planta (incluindo as inflorescências que também são folhas).

É aconselhável que se plante mudas já grandes, cerca de dez centímetros de estatura, para que assim elas não sintam um grande impacto pelo seu transplante e já comecem a se desenvolver rapidamente.

Tipo de Solo

Nata de floresta equatorial, essa planta necessita de uma grande quantidade de matéria orgânica para se desenvolver, aconselhamos que misture cerca de 50% de fertilizante orgânico a seu substrato. Se estiver plantando no seu jardim, lembre-se de cavar uma cova bom tamanho, adicionar um pouco de areia grossa no fundo para melhorar a drenagem e depois preenchê-la com a mistura da terra ao adubo.

Como Cuidar

Embora não podemos encharcar o solo para não estimular a proliferação de fungos que trazem doenças as plantas, o antúrio necessita de umidade constante, logo regue diariamente, aumentando a dose durante a época de seca, para que o solo nunca fique completamente seco. Adicione um pouco mais de composto orgânico semestralmente para que a planta sempre tenha abundancia de nutrientes e floresça bem. Evite deixá-la em locais com ar condicionado.

200 comentários em “Antúrio”

  1. Tenho alguns vasos com antúrio que ficam na varanda. As folhas, geralmente, nascem mal formadas e as ‘ditas’ flores nunca são vermelhas e bem formadas. Rego todos os dias ou alterno, de acordo com a necessidade. Tb. Coloco sachês de adubo que compro em feiras de flores. Como devo proceder para ter plantas saudáveis e bonitas na minha varanda no 11º andar do meu apartamento perto do mar?
    Agradeço pela atenção e aguardo ansiosa por sua resposta. Bete.

  2. Gostei das instruções. Comprei 10 vasos para replantar numa floreira no poço de luz. Luz, mas não sol a pino.

    Porém notei que as algumas folhas estão ficando com manchas pretas, assim como algumas flores. É uma doença? Como tratar?
    Grata.

Deixe uma resposta