Cuidar > Plantas > Medicinais > Arruda

Arruda

Por:

A Arruda é uma planta bastante apreciada por suas propriedades medicinais, e pode ser facilmente cultivada em casa em pequenas jardineiras ou canteiros, principalmente devido ao seu aroma.

Seus arbustos podem chegar a altura de um metro aproximadamente, e possui folhas compostas e flores pequeninas de coloração verde-amarelada. Devido ao seu tamanho e a facilidade de plantio pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, principalmente em regiões ensolaradas e quentes, onde a planta se desenvolve melhor.

As folhas de arruda são usadas para fazer chá, que possui efeito calmante. O chá também pode ser usado para matar piolhos e outras pragas contagiosas e lavar feridas, pois tem um excelente efeito cicatrizante quando administrado diretamente sobre as feridas.

A arruda não deve ser ministrada à grávidas, pois provoca estímulos ás fibras musculares do útero, o que pode ocasionar contrações fortes e levar mulheres grávidas a ter uma séria hemorragia que pode resultar no aborto e até na morte da gestante.

Em pessoas que não estejam grávidas a arruda pode provocar confusão mental, fortes dores no intestino e intoxicação se consumida in natura.

No entanto o consumo da arruda deve ser realizado com cuidado pois é uma planta que atua ativamente no organismo. O ideal é evitar o plantio em locais que contenham animais ou crianças pequenas, pois por ser extremamente aromática pode ser consumida por engano e provocar grandes problemas, pois é uma planta tóxica.

Cultivo

O cultivo da arruda é mais bem sucedido quando ocorre em um solo pedregoso, bem drenado e seco, porém rico em matéria orgânica. O melhor tipo de adubo para o plantio de arruda é o que contém nitrogênio e é usado com a técnica de cobertura.

Como é uma planta que ajuda a espantar pulgões e ratos, pode ser cultivada não só por suas propriedades aromáticas e medicinais mas também para auxiliar no cultivo de outras espécimes vegetais, evitando pragas e doenças comuns à plantas.

A arruda deve receber sol direto durante algumas horas do dia, ou no caso da incidência da luz solar ser indireta, a exposição deve se prolongar durante o dia inteiro. A arruda responde bem à exposição solar e não se desenvolve bem em ambientes escuros, portanto se a planta não for cultivada diretamente no solo, é importante colocar a jardineira no sol todos os dias para que a planta possa receber sua dose diária de exposição à luz.

O plantio deve ser realizado durante a primavera usando sementes ou a técnica de divisão de raízes. A frequência de irrigação deve ser regular, mas a quantidade deve ser moderada pois esta planta não se desenvolve corretamente em locais muito úmidos.

Seguindo essas dicas é possível cultivar arruda sem esforço e ter em casa uma planta grandemente aromática e que pode ser usada para auxiliar inclusive no cultivo de outras plantas, além de possuir funções medicinais.

No entanto é bom ressaltar que é uma planta que apresenta vários perigos e portanto deve ser cultivada com cuidado para evitar acidentes e graves consequências á saúde.

Fotos em "Arruda":

    miriam belo disse:

    Encontrei aqui a resposta que procurava, parabéns, pela clareza de explicação!

    Janine disse:

    Tenho um pé de arruda macho que em um ano cresceu bastante e agora apareceu uma coisa viscosa meio esbranquiçada por todo o caule dela. Tenho receio que pegue nas outras plantas , pois o vaso é de plantas contra energias negativas que eu mesma fiz.
    Janine

    Emanuel disse:

    O mesmo acontceu com o meu… Se tu notares tem uns bichinhos bem pequenininhos que andam por ali.. Acho que essas coisas brancas são os ovinhos deles… Não sei de onde vem também… To pesquisando, mas, se descobrir aviso tbm…

    teresa beatriz machado disse:

    Esse bichonho pequeno que fica grudado e branco e a cochonila use dimmy pronto e excelente

    arruda disse:

    meu pe de arruda creseu muito e agora comecou a secar,muito rapido,que devo faser

    cilla disse:

    ola gostaria de saber em que mes se planta a semente da arruda, obrigado:)

    laura disse:

    gosto muito da planta arruda, ela é muito bonita estou fazendo um trabalho sobre ela.

    Ana disse:

    Bom dia!
    Tenho um pe de arruda e ele esta meio aido,notei umas mosquinhas minusculas ao esbarrar no pe outro dia. Como posso eliminar estas pequenas pragas do meu pe de arruda. Nao sei como tratar.
    Por favor me ajudem se puderem, desde ja agradeco muitissimo.

    Ana

    Silas disse:

    Um pouquinho de fumo na água. Ferver. Deixar esfriar e depois pulverizar as folhas da arruda. Fiz isso e deu certo.

    Saul disse:

    Bom dia.. e por favor saibam desculpar.. é que tenho em casa uma arruda num vazo e vejo ela meio caída.. será que é porque NÂO esta no sol o dia todo :? e quando devo rega-la diariamente? a cada dois dias?

    Se puderem me responder e ajudar ficarei agradecido!!

    Saul

    Carlos disse:

    Olá, gostaria de cultivar arruda, mas normalmente morre. Será porque rego a planta 2 vezes ao dia? É verdade que as fêmeas são mais cheirosas? Um abraço e peço a ajuda dos senhores. Carlos

    Carlos disse:

    Qual a quantidade de água que devo colocar nas arrudas e com que frequência, pois já tive varias e todas morreram rapidamente, e é verdade que as fêmeas são mais cheirosas? Desde já obrigado. Carlos

    Carlos Martins disse:

    Olá, gostaria de cultivar arruda, mas as minhas experiências não tem sido bem sucedidas, pois as tenho adquirido e já logo na primeira semana começam a murchar. Peço que me respondam em detalhes o tratamento a ser dado, principalmente em relação a quantidade de água e exposição ao sol e qual frequência? Desde já meu muito obrigado

    lizandro disse:

    algumas doses da arruda/água após fervido e – também são usadas como repelente natural para insetos e pragas – seu caldo (agua e planta)é eficaz e mantem seu espaço bonito – borrifada em canteiros e jardins surge efeito imediato.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.