Cuidar > Plantas > Medicinais > Arruda

Arruda

Por:

A Arruda é uma planta bastante apreciada por suas propriedades medicinais, e pode ser facilmente cultivada em casa em pequenas jardineiras ou canteiros, principalmente devido ao seu aroma.

Seus arbustos podem chegar a altura de um metro aproximadamente, e possui folhas compostas e flores pequeninas de coloração verde-amarelada. Devido ao seu tamanho e a facilidade de plantio pode ser encontrada em várias regiões do Brasil, principalmente em regiões ensolaradas e quentes, onde a planta se desenvolve melhor.

As folhas de arruda são usadas para fazer chá, que possui efeito calmante. O chá também pode ser usado para matar piolhos e outras pragas contagiosas e lavar feridas, pois tem um excelente efeito cicatrizante quando administrado diretamente sobre as feridas.

A arruda não deve ser ministrada à grávidas, pois provoca estímulos ás fibras musculares do útero, o que pode ocasionar contrações fortes e levar mulheres grávidas a ter uma séria hemorragia que pode resultar no aborto e até na morte da gestante.

Em pessoas que não estejam grávidas a arruda pode provocar confusão mental, fortes dores no intestino e intoxicação se consumida in natura.

No entanto o consumo da arruda deve ser realizado com cuidado pois é uma planta que atua ativamente no organismo. O ideal é evitar o plantio em locais que contenham animais ou crianças pequenas, pois por ser extremamente aromática pode ser consumida por engano e provocar grandes problemas, pois é uma planta tóxica.

Cultivo

O cultivo da arruda é mais bem sucedido quando ocorre em um solo pedregoso, bem drenado e seco, porém rico em matéria orgânica. O melhor tipo de adubo para o plantio de arruda é o que contém nitrogênio e é usado com a técnica de cobertura.

Como é uma planta que ajuda a espantar pulgões e ratos, pode ser cultivada não só por suas propriedades aromáticas e medicinais mas também para auxiliar no cultivo de outras espécimes vegetais, evitando pragas e doenças comuns à plantas.

A arruda deve receber sol direto durante algumas horas do dia, ou no caso da incidência da luz solar ser indireta, a exposição deve se prolongar durante o dia inteiro. A arruda responde bem à exposição solar e não se desenvolve bem em ambientes escuros, portanto se a planta não for cultivada diretamente no solo, é importante colocar a jardineira no sol todos os dias para que a planta possa receber sua dose diária de exposição à luz.

O plantio deve ser realizado durante a primavera usando sementes ou a técnica de divisão de raízes. A frequência de irrigação deve ser regular, mas a quantidade deve ser moderada pois esta planta não se desenvolve corretamente em locais muito úmidos.

Seguindo essas dicas é possível cultivar arruda sem esforço e ter em casa uma planta grandemente aromática e que pode ser usada para auxiliar inclusive no cultivo de outras plantas, além de possuir funções medicinais.

No entanto é bom ressaltar que é uma planta que apresenta vários perigos e portanto deve ser cultivada com cuidado para evitar acidentes e graves consequências á saúde.

Fotos em "Arruda":

    maria palaio disse:

    gostava de ter arruda dentro de casa, já tentei varias vezes mas ela seca sempre o que devo fazer?
    obrigado

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.