Cuidar > Plantas > Arbustos > Árvore da Felicidade

Árvore da Felicidade

Características

Esta é uma planta originária da Polinésia e cercada por lendas urbanas curiosas, existem duas espécies pertencentes ao gênero das Polyscias que recebem o nome de árvore da Felicidade, a Polyscias guilfoylei e a Polyscias fruticosa, que são respectivamente chamadas de “macho” e “fêmea”, embora não sejam plantas de mesma espécie e que necessitem trocar gametas entre si. Existe o hábito de sempre plantar essas duas plantas juntas para atrair boa sorte.

Embora o nome popular dessa planta faça-nos pensar em uma árvore, devido a seu porte máximo de cinco metros ela é mais corretamente classificada como um arbusto, podendo ser cultivada em lugares sem muito espaço.

Ambas plantas possuem características semelhantes, porém a árvore da felicidade fêmea geralmente é um pouco menor, possui folhas bem finas e mais claras que da espécie macho.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta que aprecia bastante luz solar, o sol a pino direto queima suas folhas, que também não são muito resistentes a ventos fortes e secos. Outro fator a se observar é que embora se trate de um arbusto, é uma planta de porte consideravelmente grande e que necessita de bastante espaço para suas raízes crescer.

Devido a essas razões, podemos plantá-la no interior de casa, desde que em vaso bem grande e posicionado em local que receba bastante iluminação. Podemos também cultivá-la no exterior, desde que fique próxima a plantas maiores ou muros que a protejam de ventanias e de passar o dia todo exposta a sol direto.

Caso a planta comece a ficar desproporcionalmente grande em relação ao vaso, ou que apresente sintomas de estar demasiadamente apertada, devemos transplantá-la para um vaso maior. É comum que se queira planta a variedade fêmea e a macho no mesmo vaso, nesses casos devemos observar que será necessário de um vaso realmente grande para que ambas as plantas possam crescer bem.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo tipico tropical, com uma boa drenagem proporcionada pela adição de areia grossa e bastante matéria orgânica. Adicione ¼ de fertilizante orgânico e ¼ de areia grossa a uma terra mista com terra vegetal também. Se o plantio estiver sendo feito no jardim, devemos cavar uma cova grande e revolver bem a terra para que fique fofa e as raízes da planta cresçam bem.

Como Cuidar

Devemos regar essa planta regularmente, aumentando a dosagem em épocas mais quentes, mas sem encharcá-la. Anualmente, de preferência após o término do inverno, devemos adicionar um pouco de adubo NPK de valores equilibrados ao solo no intuito de garantir que a planta não sofra a falta de nenhum nutriente.

Pode-se fazer esporadicamente podas de formação nesse arbusto para controlar sua estatura máxima, principalmente na árvore da felicidade macho que costuma passar dos três metros, não cabendo assim dentro de casa. Devemos sempre que ao podar nossas plantas utilizar instrumentos de qualidade e pensarmos bem antes de fazer os cortes.

Fotos em "Árvore da Felicidade":

    Gustavo disse:

    Olá, comprei um vaso tem 5 meses, terra nova e com as 2 espécies,porém a “fêmea” é de menor porte, apresentava um bom desenvolvimento e a 2 dias, está bem murcha, parece que vai morrer. Já o “macho” esta tudo normal, inclusive com novos brotos. Dou água um vez por semana, como o indicado, fica dentro de casa, com boa luminosidade, sem exposição direta ao sol.
    O que está acontecendo? alguém pode me dar uma dica?

    hélio disse:

    minha pequena muda dessa planta nao esta bem desde que chegou, rego todo dia (alguem sabe a frequencia dela?), nao sei se estou dando muita agua, alguns ramos vao ficando bem claros, um evoluiu assim e caiu… sera fungos nas raizes por excesso de agua? vou parar de regar para experimentar.
    pelo texto pensei em transplanta-la, mas na foto tem uma em interior com um vaso bem pequeno…

    Carlos disse:

    Hélio,
    Você deve colocar água somente uma vez por semana.
    Aproximadamente meio litro de água, dependendo do tamanho da planta.
    Abraço,
    Carlos

    cida disse:

    plantei uma arvore da felicidades ela cresceu mas está muito fina queria saber se posso bcortar ela ao meio e replantar

    Teresa disse:

    Como fazer mudas da árvore da felicidade

    mam disse:

    Tenho um vaso com a planta da felicidade que já tem 30 anos, mas ela agora está triste e não sei o que fazer. Alguma sugestão?

    Teresa disse:

    Pegue e plante as mudas em outro vaso

    mim disse:

    Não sou especialista, mas você pode tirar uma boa quantidade da terra e colocar uma terra nova. Pode recolher terras diferentes de solos bons.

    Glicéria Maria de Sousa disse:

    Já faz uns dois meses que transplantei minha Árvore da Felicidade para um vaso de cerâmica e maior, mas ela murchou todinha e até hoje, apesar de regar de forma correta ela não apresentou nenhum broto. Estou muito triste porque retirei a muda há uns 15 anos do quintal onde minha mãe morava, e ela foi crescendo se tornando uma árvore linda. Já transplantei outras mudas e elas murcham do mesmo jeito. Que fazer?????

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.