Cuidar > Plantas > Arbustos > Árvore da Felicidade

Árvore da Felicidade

Características

Esta é uma planta originária da Polinésia e cercada por lendas urbanas curiosas, existem duas espécies pertencentes ao gênero das Polyscias que recebem o nome de árvore da Felicidade, a Polyscias guilfoylei e a Polyscias fruticosa, que são respectivamente chamadas de “macho” e “fêmea”, embora não sejam plantas de mesma espécie e que necessitem trocar gametas entre si. Existe o hábito de sempre plantar essas duas plantas juntas para atrair boa sorte.

Embora o nome popular dessa planta faça-nos pensar em uma árvore, devido a seu porte máximo de cinco metros ela é mais corretamente classificada como um arbusto, podendo ser cultivada em lugares sem muito espaço.

Ambas plantas possuem características semelhantes, porém a árvore da felicidade fêmea geralmente é um pouco menor, possui folhas bem finas e mais claras que da espécie macho.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta que aprecia bastante luz solar, o sol a pino direto queima suas folhas, que também não são muito resistentes a ventos fortes e secos. Outro fator a se observar é que embora se trate de um arbusto, é uma planta de porte consideravelmente grande e que necessita de bastante espaço para suas raízes crescer.

Devido a essas razões, podemos plantá-la no interior de casa, desde que em vaso bem grande e posicionado em local que receba bastante iluminação. Podemos também cultivá-la no exterior, desde que fique próxima a plantas maiores ou muros que a protejam de ventanias e de passar o dia todo exposta a sol direto.

Caso a planta comece a ficar desproporcionalmente grande em relação ao vaso, ou que apresente sintomas de estar demasiadamente apertada, devemos transplantá-la para um vaso maior. É comum que se queira planta a variedade fêmea e a macho no mesmo vaso, nesses casos devemos observar que será necessário de um vaso realmente grande para que ambas as plantas possam crescer bem.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo tipico tropical, com uma boa drenagem proporcionada pela adição de areia grossa e bastante matéria orgânica. Adicione ¼ de fertilizante orgânico e ¼ de areia grossa a uma terra mista com terra vegetal também. Se o plantio estiver sendo feito no jardim, devemos cavar uma cova grande e revolver bem a terra para que fique fofa e as raízes da planta cresçam bem.

Como Cuidar

Devemos regar essa planta regularmente, aumentando a dosagem em épocas mais quentes, mas sem encharcá-la. Anualmente, de preferência após o término do inverno, devemos adicionar um pouco de adubo NPK de valores equilibrados ao solo no intuito de garantir que a planta não sofra a falta de nenhum nutriente.

Pode-se fazer esporadicamente podas de formação nesse arbusto para controlar sua estatura máxima, principalmente na árvore da felicidade macho que costuma passar dos três metros, não cabendo assim dentro de casa. Devemos sempre que ao podar nossas plantas utilizar instrumentos de qualidade e pensarmos bem antes de fazer os cortes.

Fotos em "Árvore da Felicidade":

    daisy disse:

    Olá, minha árvore da fortuna está perdendo as folhas. O que devo fazer?

    ligia conde disse:

    eu posso planta-la em um vaso grande e coloca-la dentro de casa? em um canto da sala?

    Gislaine Souza Bernardo Kotviski disse:

    Olá, bom dia!

    Tenho uma árvore da felicidade “macho” e em janeiro o levei eu uma floricultura para que o colocassem em uma vaso maior. Depois disso, ele ficou com as folhas moles e meio amareladas. Vale lembrar que deixo a arvore sempre dentro de casa pois acredito que o sol não faça bem a ele. O que posso fazer para que minha arvore volte a ficar com folhas verdes e possa crescer?

    Agradeço desde já a atenção.

    margarete disse:

    Tenho duas arvore da felicidade macho e femea, a femea esta bem, a macho estava minguando, nasciam as folhas e logo murchavam, agora não nasce mais folhas, e ela só tem galhos e nenhuma folha, o que faço para salva-la…??

    Valdeci disse:

    a minha planta está caindo as filhas e amarelando o que faço? Ela está caso grande, com bastante luz e dentro de cada

    Juka disse:

    Vc está molhando muito. ela gosta da terra mais firme e não encharcada. Na minha coloco um copo de agua grande 2 vezes por semana apenas e ela mede 1 metro de altura.

    Flávio disse:

    Como cuidar da Árvore da Felicidade (macho e fêmea).
    Fôlhas estão ficando amarela.
    Adubo regularmente e molho duas vezes por semana. (No calor intenso, mais vezes).
    Agradeço informações.

    anna disse:

    Tenho tres plantas como essa em casa, e sou apaixonada. Mas tenho problemas em cuidar delas, a maior tem 1metro e meio há 2 anos, suas folhas são miúdas e parecem minguar, mas sempre nascem mais folhas, percebo isso. A pequena está plantada em um vaso de barro, ainda muda pequena, mas hj percebi que essas mudinhas estão amarelado e suas folhas murchas… O que estou fazendo de errado? É excesso de água ou falta? Não quero deixa las morrer. Alguém me aconselha em.algo?
    Obrigado

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.