Cuidar > Plantas > Arbustos > Árvore da Felicidade

Árvore da Felicidade

Características

Esta é uma planta originária da Polinésia e cercada por lendas urbanas curiosas, existem duas espécies pertencentes ao gênero das Polyscias que recebem o nome de árvore da Felicidade, a Polyscias guilfoylei e a Polyscias fruticosa, que são respectivamente chamadas de “macho” e “fêmea”, embora não sejam plantas de mesma espécie e que necessitem trocar gametas entre si. Existe o hábito de sempre plantar essas duas plantas juntas para atrair boa sorte.

Embora o nome popular dessa planta faça-nos pensar em uma árvore, devido a seu porte máximo de cinco metros ela é mais corretamente classificada como um arbusto, podendo ser cultivada em lugares sem muito espaço.

Ambas plantas possuem características semelhantes, porém a árvore da felicidade fêmea geralmente é um pouco menor, possui folhas bem finas e mais claras que da espécie macho.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta que aprecia bastante luz solar, o sol a pino direto queima suas folhas, que também não são muito resistentes a ventos fortes e secos. Outro fator a se observar é que embora se trate de um arbusto, é uma planta de porte consideravelmente grande e que necessita de bastante espaço para suas raízes crescer.

Devido a essas razões, podemos plantá-la no interior de casa, desde que em vaso bem grande e posicionado em local que receba bastante iluminação. Podemos também cultivá-la no exterior, desde que fique próxima a plantas maiores ou muros que a protejam de ventanias e de passar o dia todo exposta a sol direto.

Caso a planta comece a ficar desproporcionalmente grande em relação ao vaso, ou que apresente sintomas de estar demasiadamente apertada, devemos transplantá-la para um vaso maior. É comum que se queira planta a variedade fêmea e a macho no mesmo vaso, nesses casos devemos observar que será necessário de um vaso realmente grande para que ambas as plantas possam crescer bem.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo tipico tropical, com uma boa drenagem proporcionada pela adição de areia grossa e bastante matéria orgânica. Adicione ¼ de fertilizante orgânico e ¼ de areia grossa a uma terra mista com terra vegetal também. Se o plantio estiver sendo feito no jardim, devemos cavar uma cova grande e revolver bem a terra para que fique fofa e as raízes da planta cresçam bem.

Como Cuidar

Devemos regar essa planta regularmente, aumentando a dosagem em épocas mais quentes, mas sem encharcá-la. Anualmente, de preferência após o término do inverno, devemos adicionar um pouco de adubo NPK de valores equilibrados ao solo no intuito de garantir que a planta não sofra a falta de nenhum nutriente.

Pode-se fazer esporadicamente podas de formação nesse arbusto para controlar sua estatura máxima, principalmente na árvore da felicidade macho que costuma passar dos três metros, não cabendo assim dentro de casa. Devemos sempre que ao podar nossas plantas utilizar instrumentos de qualidade e pensarmos bem antes de fazer os cortes.

Fotos em "Árvore da Felicidade":

    Victoria disse:

    Ola, boa tarde, comprei uma Arvore da Felicidade ha cerca de uns 4 meses, ja comprei ela com 60cmm, macho e femea juntos, e ela veio em um vaso de vidro, com um solo que parece cascas de arvore. Li em seu blog que o solo deve ser rico em nutrientes, e creio que esse solo que ela esta agora nao é o melhor pra ela, suas folhas tem caído muito, inclusive galhos. Gostaria de saber o que posso fazer, e se for necessario trocar o solo, gostaria de saber como faze-lo. Obrigada

    Pedro disse:

    Olá, tenho uma muda pequena da foto do lado esquerdo e gostaria de saber se é macho ou fêmea !!! E gostaria de saber também, se eu posso plantar ela em um recipiente de vidro fechado, como se fosse um terrario ?? Obrigado.

    Ricardo disse:

    Ana Paula procure a ajuda de um engenheiro agrônomo que ele poderá lhe ajudar.

    Arquimedes Barbosa disse:

    Olá tenho uma árvore em minha sala e cada dia ela está mas bonita. O Segredo é molhar uma vez por semana e usar terra com estrume de boi e fertilizantes 101010 e casca de coco triturado na terra. E borrife água nas folhas uma vez por semana.

    francisco carlos la gamba disse:

    gostaria de saber qual é o macho dessa planta?

    VANIA LUCIA disse:

    OLA! O MEU CACHORRO GOSTA DE COMER AS FOLHAS QUE CAEM DA MINHA ARVORE DA FELICIDADE.GOSTARIA DE SABER SE FAZ MAL

    Ana Paula de Freitas disse:

    Boa noite, tenho uma arvore da felicidade a 3 anos ela ficava no quintal com luz indireta. o vaso é alto e tem o bocal largo e vai afunilando no chão. Porem mudei para a baixada santista e quando deixei na varanda devido ao sol e aos ventos provindos do mar ela começou a cair os galhos e começou a dar pulgão. Eu decidi colocar no corredor na porta de entrada do meu apartamento lá tem uma claridade mas sem sol direto nela, acontece que os pulgões aumentaram e quando borrifei leite com água a situação pirou ela ficou com uma cor esbranquiçada e caia os galhos cada vez mais. ela esta completamente sem galhos mas tem novos brotos que não resistem. Não sei o que fazer pois coloquei o NPK e não resolveu. Estou fazendo de tudo para ela não morrer. Posso borrifar o inseticida SBP para plantas e jardins ja que a o leite não resolveu? Eu posso podar ela bastante será que ela fortalece novamente e vinga? Estou desesperada pois a ganhei da mãe de um amigo que faleceu e não quero perde-la que já que é a única lembrança que tenho dela. Me falaram do óleo de nem para os pulgões mas aqui em Santos não encontro. POR DEUS me ajudem é um presente que não quero perder. Me respondam Por favor. ME AJUDEM!!!!!!!!!

    francisco disse:

    Ana Paula, tive um problema parecido e consegui resolver fazendo uma limpeza na planta de verdade, como se fosse lavar um animal. Molhe bem todos os galhos e caule da planta, faça uma espuma com sabão(sabão norma de barra) na mão mesmo, depois vá esfregando com cuidado para não quebrar os galhos e folhas vá de cima para baixo, não tenha medo de passar o sabão, vc deve conseguir tirar todos os pulgões dessa forma, eles vão desgrudando. Após o ensaboamento, enxague bem para tira todo o sabão e os pulgões que ficarão desgrudados, se julgar necessário repita o processo após 15 dias, vc vai ver sua plantinha sobreviver e lhe agradecer. procure evitar que caia muito sabão na terra, mas se acontecer um pouco não faz mal não se preocupe.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.