Árvore da Felicidade

Plantas > Arbustos > Árvore da Felicidade

Características

Esta é uma planta originária da Polinésia e cercada por lendas urbanas curiosas, existem duas espécies pertencentes ao gênero das Polyscias que recebem o nome de árvore da Felicidade, a Polyscias guilfoylei e a Polyscias fruticosa, que são respectivamente chamadas de “macho” e “fêmea”, embora não sejam plantas de mesma espécie e que necessitem trocar gametas entre si. Existe o hábito de sempre plantar essas duas plantas juntas para atrair boa sorte.

Embora o nome popular dessa planta faça-nos pensar em uma árvore, devido a seu porte máximo de cinco metros ela é mais corretamente classificada como um arbusto, podendo ser cultivada em lugares sem muito espaço.

Ambas plantas possuem características semelhantes, porém a árvore da felicidade fêmea geralmente é um pouco menor, possui folhas bem finas e mais claras que da espécie macho.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta que aprecia bastante luz solar, o sol a pino direto queima suas folhas, que também não são muito resistentes a ventos fortes e secos. Outro fator a se observar é que embora se trate de um arbusto, é uma planta de porte consideravelmente grande e que necessita de bastante espaço para suas raízes crescer.

Devido a essas razões, podemos plantá-la no interior de casa, desde que em vaso bem grande e posicionado em local que receba bastante iluminação. Podemos também cultivá-la no exterior, desde que fique próxima a plantas maiores ou muros que a protejam de ventanias e de passar o dia todo exposta a sol direto.

Caso a planta comece a ficar desproporcionalmente grande em relação ao vaso, ou que apresente sintomas de estar demasiadamente apertada, devemos transplantá-la para um vaso maior. É comum que se queira planta a variedade fêmea e a macho no mesmo vaso, nesses casos devemos observar que será necessário de um vaso realmente grande para que ambas as plantas possam crescer bem.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo tipico tropical, com uma boa drenagem proporcionada pela adição de areia grossa e bastante matéria orgânica. Adicione ¼ de fertilizante orgânico e ¼ de areia grossa a uma terra mista com terra vegetal também. Se o plantio estiver sendo feito no jardim, devemos cavar uma cova grande e revolver bem a terra para que fique fofa e as raízes da planta cresçam bem.

Como Cuidar

Devemos regar essa planta regularmente, aumentando a dosagem em épocas mais quentes, mas sem encharcá-la. Anualmente, de preferência após o término do inverno, devemos adicionar um pouco de adubo NPK de valores equilibrados ao solo no intuito de garantir que a planta não sofra a falta de nenhum nutriente.

Pode-se fazer esporadicamente podas de formação nesse arbusto para controlar sua estatura máxima, principalmente na árvore da felicidade macho que costuma passar dos três metros, não cabendo assim dentro de casa. Devemos sempre que ao podar nossas plantas utilizar instrumentos de qualidade e pensarmos bem antes de fazer os cortes.

231 comentários em “Árvore da Felicidade”

  1. Tenho uma arvore da felicidade que fica na sala onde recebe claridade e o calor do sol da manhã, estava bem verdinha e crescendo, depois de alguns meses o verde ficou claro(como alface), começou os galhos que cresciam a secar/ cair. O que estranhei é que ela está cheia de brotinhos. Como proceder para recuperar a minha arvore da felicidade ?

  2. Adquiri ontem minhas duas mudinhas, fêmea e macho, da árvore da felicidade. Elas foram plantadas uma ao lado da outra em um vaso médio, com bastante adubo! :)

  3. Acho que não foi o fato de podar, eu também tenho essa árvore com o mocho e a femea. Pesquise no Google a melhor coisa a se fazer. A minha não está bonita, Estou pesquisando e já achei várias coisas para evitar o amarelado. Se vc quiser que ela cresça, veja se não precisa de mais espaç, vaso maior. Para mim deu certo.
    Abraços

Deixe uma resposta