Cuidar > Plantas > Folhagens > Avenca

Avenca

Características

Esta folhagem de pequeno porte dificilmente passa dos meio metros de altura, de nome científico Adiantum capillus veneris e nativa das Américas, essa planta é muito cultivada devido a delicadeza de seus numerosos folíolos, subdivisões das folhas, e também sua utilidade para a confecção de chás com algumas propriedades medicinais.

São plantas que necessitam de certas condições para viverem bem, por isso são geralmente plantadas em vasos dentro de casa onde temos uma menor variação de clima e podemos tratar melhor dessa delicada planta.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja uma planta delicada e que necessite de certos cuidados para se desenvolver bem, seguindo os passos adequados você dificilmente terá algum problema maior.

O ideal é que você faça o cultivo dessa planta em vasos em lugares dentro de sua casa, para poder ter um melhor controle do clima, no entanto, se você mora em um local que não possui estações muito geladas e dispõe de áreas protegidas de vento e sol direto em seu jardim, pode também tentar criar essa planta no exterior.

Certifique-se que no local onde irá plantá-la não receba sol direto durante as horas mais quentes do dia, para que não tenha suas folhas queimadas. Não plante-a também em local que a temperatura caia demais ou fique demasiadamente no escuro, mesmo sendo uma planta sensível ao sol forte, possui hábitos tropicais e grande necessidade de luz e calor.

Tipo de Solo

Essa planta é extremamente susceptível a morrer caso acometida por fungos provenientes de um solo encharcado, logo devemos fazer uma mistura de solo que não só garanta à planta todos os nutrientes necessários, mas também que tenha uma grande drenagem. Misture ao solo cerca de um terço de areia grossa e um terço de fertilizante orgânico baseado em pó de xaxim.

Como Cuidar

Essa planta aprecia o clima úmido, logo evite que o solo resseque completamente, mas em hipótese alguma encharque-o. Geralmente pequenas regas diárias são o ideal para atingir esse fim.

Adicione um pouco de adubo orgânico semestralmente sobre o substrato da planta, porém não encostado a seu caule. As irrigações farão o papel de fazer com que o adubo penetre na terra e chegue as raízes, isso garantirá que a planta tenha nutrientes para manter-se sempre saudável. Faça também podas de limpeza sempre que notar a proliferação de galhos secos ou mortos.

Fotos em "Avenca":

    Camyla Dantas disse:

    Olá…tenho duas avencas e não consigo com que crescam bem…sempre ficam com as folhas amarelas e murcham…não entendo…retirei elas do meu quintal…onde nasceram do nada,no canto de uma parede…as coloquei num vaso grande,e sempre murcham…o fazer???amo tanto elas…

    eliani disse:

    oi, minha avenca que tenho a anos no mesmo local, ressecou toda, tirei todas as folhas queimadas, mais mesmo assim ela está nascendo queimada
    o que devo fazer?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.