Begônia

Plantas > Floríferas > Begônia

Características

Esse gênero botânico é composto por mais de mil espécies diferentes de plantas nativas de regiões tropicais, principalmente da América. São encontradas mais comumente no comércio a Begonia elatior, Begonia semperflorens (Begônia cerosa, de jardim ou sempre florida) e espécimes híbridos.

A begônia caracteriza-se por florir abundantemente durante todo o ano, não atingir um porte muito grande e não ser de difícil cultivo, o que faz dela uma das plantas mais comercializadas do Brasil. Embora várias das espécies possam ser cultivadas também em jardins, isto não é muito comum, uma vez que o sol forte causa queimaduras a suas folhas e flores.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Em geral as begônias são comercializadas envasadas, bastando apenas transplantá-las para o local adequado, caso você não goste do vaso original. Tenha sempre em mente na hora de escolher onde plantar que o sol a pino prejudicará essa planta, logo, se pretende fazer maciços em jardins, faça-os sob a sombra de alguma árvore maior.

Algumas espécies podem ser plantadas a partir de sementes, porém as espécies hibridas são estéreis e não produzem sementes, assim sendo, a forma mais usual de procriar begônias é através de estaquia, removendo ramos com folhas e plantando-os.

Tipo de Solo

Utilize solo preparado similar ao encontrado em florestas tropicais, de boa drenagem e altíssima fertilidade. Para isso misture um pouco de areia e fertilizante orgânico, como húmus por exemplo, antes do plantio.

De tempos em tempos reforce a adubação com um pouco de fertilizante NPK rico em fósforo e mais um pouco de adubo orgânico, esses dois elementos são bem importantes para manter um solo rico e que atenda todas as necessidades de uma planta florífera. Lembre-se obviamente de não exagerar, o excesso de nutrientes pode também ser prejudicial.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter a planta sempre umedecida, as begônias apreciam lugares úmidos, porém nunca encharque-a, ou poderá propiciar a aparição de fungos. Mantenha-a sempre em lugares mais aquecidos e com pelo menos um pouco de iluminação solar, evitando sempre salas com ar condicionado ou corredores demasiadamente escuros.


Veja mais “Fotos de Begônias”.

16 comentários em “Begônia”

  1. ganhei uma begonia ja tive outras anteriores mas morrerão quero sabe como devo cuida tipo de vaso adubo como regrar e se pode fica na varanda ou dentro de casa (sala) o que devo fazer espero resposta obrigado .

  2. Gostaria de saber qual o fertilizante certo que devo usar tenho uma begonia igual a da primeira foto ela já tem mais de ano e nunca mais floriu

Deixe uma resposta