Cuidar > Plantas > Floríferas > Begônia

Begônia

Características

Esse gênero botânico é composto por mais de mil espécies diferentes de plantas nativas de regiões tropicais, principalmente da América. São encontradas mais comumente no comércio a Begonia elatior, Begonia semperflorens (Begônia cerosa, de jardim ou sempre florida) e espécimes híbridos.

A begônia caracteriza-se por florir abundantemente durante todo o ano, não atingir um porte muito grande e não ser de difícil cultivo, o que faz dela uma das plantas mais comercializadas do Brasil. Embora várias das espécies possam ser cultivadas também em jardins, isto não é muito comum, uma vez que o sol forte causa queimaduras a suas folhas e flores.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Em geral as begônias são comercializadas envasadas, bastando apenas transplantá-las para o local adequado, caso você não goste do vaso original. Tenha sempre em mente na hora de escolher onde plantar que o sol a pino prejudicará essa planta, logo, se pretende fazer maciços em jardins, faça-os sob a sombra de alguma árvore maior.

Algumas espécies podem ser plantadas a partir de sementes, porém as espécies hibridas são estéreis e não produzem sementes, assim sendo, a forma mais usual de procriar begônias é através de estaquia, removendo ramos com folhas e plantando-os.

Tipo de Solo

Utilize solo preparado similar ao encontrado em florestas tropicais, de boa drenagem e altíssima fertilidade. Para isso misture um pouco de areia e fertilizante orgânico, como húmus por exemplo, antes do plantio.

De tempos em tempos reforce a adubação com um pouco de fertilizante NPK rico em fósforo e mais um pouco de adubo orgânico, esses dois elementos são bem importantes para manter um solo rico e que atenda todas as necessidades de uma planta florífera. Lembre-se obviamente de não exagerar, o excesso de nutrientes pode também ser prejudicial.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter a planta sempre umedecida, as begônias apreciam lugares úmidos, porém nunca encharque-a, ou poderá propiciar a aparição de fungos. Mantenha-a sempre em lugares mais aquecidos e com pelo menos um pouco de iluminação solar, evitando sempre salas com ar condicionado ou corredores demasiadamente escuros.


Veja mais “Fotos de Begônias”.

Fotos em "Begônia":

    myrian méa disse:

    Tenho uma Begônia que não está florescendo…não tenho posto nenhum fertilizante. o que fazer ?

    Geisa Soares disse:

    Boa Noite
    Comprei uma begônia igualzinha à essa da primeira foto, rosa e mais clara nas beiradas. O vaso que veio da floricultura tem 11 cm de altura e 14 cm medindo com a regua de uma borda a outra. Gostaria de saber se ele é muito pequeno, se tenho que trocar agora, ou esperar.

    vanilda rosario de brito disse:

    SAO LINDO ESSE BEGONIAS MAS GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA AS VEZ VOCES PODE MI AJUDAR COMO QUE FAÇO PARA CONSEGUIR COMPRAR MUDA DE BEGONIA PENDENTE E COMO FAZ MUDA DELIS .

    angelica aparecida dias disse:

    Oi tenho uma begonia laranja, como faco para podar agora na primavera, eu poco dar o fertilizante para samambaia para a minha begonia?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.