Benefícios das Artes Marciais

Saúde > Atividades Físicas > Benefícios das Artes Marciais

A prática de Artes Marciais é conhecida mundialmente pelos seus benefícios, tanto para a saúde quanto para o aprendizado de defesa pessoal.

Uma hora de aula moderada de Tae Kwon Do, por exemplo, chega a queimar aproximadamente 300 calorias. Outros benefícios para a saúde são o fortalecimento do sistema imunológico, alívio do stress, melhoramento da atenção, melhoramento na postura e fortalecimento dos ossos, o que previne doenças como a osteoporose.

As Artes Marciais também te ensinam a evitar problemas, e mesmo se eles não puderem ser evitados, te ensinam a se defender deles, alguns exemplos de Artes Marciais voltadas para defesa pessoal são:

  • Krav Magá – Uma luta israelense criada na década de 1930 para ensinar alternativas de defesa rápidas e eficientes, que seriam utilizadas por soldados no campo de batalha. Suas técnicas incluem golpes na garganta, olhos e genitais, torções e desarmes.
  • Hapkido – É uma luta coreana caracterizada pela sua rapidez, e foram usadas técnicas e conceitos de várias outras artes marciais, como o Judô e o Kung Fu, para se tornar um estilo completo.
  • Kajukenbo – Criada no Havaí em 1947 para ensinar a população a se defender do crime local, tem bastante foco no caso de múltiplos atacantes.

Essas lutas listadas acimas são as mais focadas para defesa pessoal, porém as outras Artes Marciais também oferecem o aprendizado de defesa pessoal, e se forem praticadas em conjunto pode-se aprender ainda mais técnicas, um exemplo seria a prática de Boxe e do Jiu-jitsu juntas.

Todas as Artes Marciais listadas acima são para fins de se aprender uma luta, no entanto há outras modalidades que tem um fim terapêutico, como o Tai Chi Chuan, o Pa Kua Chang, o Hsing-I Chuan e o Chi Kung, todos estilos internos de Kung Fu, ou seja, estilos que focalizam na prática de exercícios respiratórios e posturas benéficas para a coluna, músculos e ossos, além de queimar calorias.

Porém, você deve se lembrar que para criar as técnicas de qualquer Arte Marcial foram necessários muitos anos, e o aprendizado delas requer um instrutor qualificado e experiente, então quando você for procurar alguma academia de artes marciais procure se informar sobre a qualificação dos instrutores.

6 comentários em “Benefícios das Artes Marciais”

  1. Pratiquei Kajukenbo com Barjona em coimbra. Excelentes benefícios a todos os níveis,desde profissional pois sou Segurança privada até ao pessoal. Aconselho todos praticarem. Eu deixei de praticar pois sofri um acidente de viação MT grave e só sobrevivi graças à resistência e a preparação fisica que tinha. Praticantes + Sifu somos uma família unida e divertida.

  2. Parabéns! Sou praticante de taekwondo há 35 anos DIRETOR MÉDICO DA ENTIDADE E FIQUEI CONTENTE COMO FOI FEITO A ABORDAGEM DE FORMA SUCINTA E PERTINENTE,NÃO TEMOS MUITOS TRABALHOS PUBLICADOS DOS BENEFÍCIOS QUE AS ARTES MÁRCIAS REPRESENTAM.

  3. Olá !!

    Excelente texto !
    Acredito que todo esporte só traz benefícios tanto pra saúde física quanto mental.
    Sou apaixonada por artes marciais !
    Já pratiquei Taekwondo, Kickboxing e Muay Thai e todas me fizeram muito bem fisicamente e também me ajudaram a ter mais disciplina, equilíbrio, auto confiança e muito mais !
    Adorei !
    Grande abraço !

  4. Sobre as lutas voltadas voltadas para defesa pessoal voce nao citou a mais importante o Wyng Tjun que alem de mais antiga visa o melhor uso das coisas sem aquelas coisas horriveis de kung fu que alem de gastar energia sao inuteis e outras artes jiu jitsu muay thai taekwondo sao apenas voltadas para campeonatos hoje em dia entao nao e aconselhavel para ninguem usar esse tipo de coisa pra lutar e muita dessas artes como muay thai prejudicam a saude e o proprio tato com a idiotice de calegar o osso. Mais claro nada contra elas mais as aplicações delas hoje em dia que estão erradas.

Deixe uma resposta