Cuidar > Saúde > Atividades Físicas > Benefícios das Artes Marciais

Benefícios das Artes Marciais

Por:

Kimono Artes MarciaisA prática de Artes Marciais é conhecida mundialmente pelos seus benefícios, tanto para a saúde quanto para o aprendizado de defesa pessoal.

Uma hora de aula moderada de Tae Kwon Do, por exemplo, chega a queimar aproximadamente 300 calorias. Outros benefícios para a saúde são o fortalecimento do sistema imunológico, alívio do stress, melhoramento da atenção, melhoramento na postura e fortalecimento dos ossos, o que previne doenças como a osteoporose.

As Artes Marciais também te ensinam a evitar problemas, e mesmo se eles não puderem ser evitados, te ensinam a se defender deles, alguns exemplos de Artes Marciais voltadas para defesa pessoal são:

Essas lutas listadas acimas são as mais focadas para defesa pessoal, porém as outras Artes Marciais também oferecem o aprendizado de defesa pessoal, e se forem praticadas em conjunto pode-se aprender ainda mais técnicas, um exemplo seria a prática de Boxe e do Jiu-jitsu juntas.

Todas as Artes Marciais listadas acima são para fins de se aprender uma luta, no entanto há outras modalidades que tem um fim terapêutico, como o Tai Chi Chuan, o Pa Kua Chang, o Hsing-I Chuan e o Chi Kung, todos estilos internos de Kung Fu, ou seja, estilos que focalizam na prática de exercícios respiratórios e posturas benéficas para a coluna, músculos e ossos, além de queimar calorias.

Porém, você deve se lembrar que para criar as técnicas de qualquer Arte Marcial foram necessários muitos anos, e o aprendizado delas requer um instrutor qualificado e experiente, então quando você for procurar alguma academia de artes marciais procure se informar sobre a qualificação dos instrutores.

Fotos em "Benefícios das Artes Marciais":

    Brienne disse:

    eu quero citar você em um referêncial teorico, mas não tem data nem ano.

    6 de agosto de 2010 foi feita a última revisão/atualização no texto acima.

    Marcos rogério leal de almeida. disse:

    Parabéns! Sou praticante de taekwondo há 35 anos DIRETOR MÉDICO DA ENTIDADE E FIQUEI CONTENTE COMO FOI FEITO A ABORDAGEM DE FORMA SUCINTA E PERTINENTE,NÃO TEMOS MUITOS TRABALHOS PUBLICADOS DOS BENEFÍCIOS QUE AS ARTES MÁRCIAS REPRESENTAM.

    SamantaSammy disse:

    Olá !!

    Excelente texto !
    Acredito que todo esporte só traz benefícios tanto pra saúde física quanto mental.
    Sou apaixonada por artes marciais !
    Já pratiquei Taekwondo, Kickboxing e Muay Thai e todas me fizeram muito bem fisicamente e também me ajudaram a ter mais disciplina, equilíbrio, auto confiança e muito mais !
    Adorei !
    Grande abraço !

    André Cirino disse:

    Sobre as lutas voltadas voltadas para defesa pessoal voce nao citou a mais importante o Wyng Tjun que alem de mais antiga visa o melhor uso das coisas sem aquelas coisas horriveis de kung fu que alem de gastar energia sao inuteis e outras artes jiu jitsu muay thai taekwondo sao apenas voltadas para campeonatos hoje em dia entao nao e aconselhavel para ninguem usar esse tipo de coisa pra lutar e muita dessas artes como muay thai prejudicam a saude e o proprio tato com a idiotice de calegar o osso. Mais claro nada contra elas mais as aplicações delas hoje em dia que estão erradas.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.