Bonsai Acerola

Plantas > Bonsais > Bonsai Acerola

Veja “Espécies Comuns para Bonsais” para outras espécies, “Tipos de Bonsai” e “Estilos Incomuns de Bonsais” para diferentes estilos de cultivo e “Solo Correto Para Bonsai” para consultar o tipo de solo adequado para essa espécie.

Características:

Está é uma planta que produz frutos ricos em vitamina C. São bastante rústicas e fáceis de cultivar como bonsai. Para que se obtenha mais rapidamente uma planta com o atrativo das frutas, deve-se cultivá-la no chão por um período em torno de 3 a 4 anos, quando então deverá ser retirada do chão e poderá ser educada como bonsai. A planta pode ser criada também em estilos sem frutas, dispensando o período de crescimento no solo.

Como cuidar:

Deve se ter o cuidado de fazer a “sangria” antes de removê-la caso você tenha a cultivado em solo com o intuito de ter um bonsai frutífero, isso é, cavar em torno da planta um buraco com um diâmetro de 3 a 4 vezes o do tronco, cortando as raízes laterais, preencher esta vala formada com areia e aguardar pelo menos 6 meses antes de retirá-la definitivamente do chão.

Quanto a poda, a acerola produz bastante galhos que crescem verticalmente. Deve-se observar na natureza o formato desta planta, que se apresenta normalmente com uma copa densa (somente desta forma ela produzirá frutos). Pode-se entretanto optar por outro estilo, sem entretanto esperar que surjam frutos. É importante também lembrar que mesmo quando estiverem produzindo frutos, deve-se retirar alguns para não estressar a planta.

O transplante deve ser feito normalmente a cada ano no início da primavera, retirando de 1/3 a metade das raízes existentes.

A rega deve ser abundante e nos períodos mais quentes do verão pode-se regar na parte da manhã e no final da tarde, evitando jatos fortes no período de floração.

A adubação, preferencialmente com adubos orgânicos contendo cinza de madeira pode ser feita no Outono e Primavera, a cada 15 dias.

A propagação é melhor obtida por sementes frescas.

24 comentários em “Bonsai Acerola”

  1. EU NÃO ENTENDO DE BONSAI, MAS ESTOU TENTANDO CULTIVAR UM. QUERO SABER SE DURANTE O PERÍODO QUE A MUDA DE ACEROLA ESTIVER NO SOLO DEVO IR PODANDO ELA DESDE PEQUENA E QUAIS OS PROCEDIMENTOS.
    AO PODAR AS RAÍZES POSSO CORTAR AQUELA “RAIZ CENTRAL”. TENHO MEDO DE CORTAR E A PLANTA MORRER.
    BEIJOS.
    AGUARDO RESPOSTA.

Deixe uma resposta