Bonsai Acerola

Veja “Espécies Comuns para Bonsais” para outras espécies, “Tipos de Bonsai” e “Estilos Incomuns de Bonsais” para diferentes estilos de cultivo e “Solo Correto Para Bonsai” para consultar o tipo de solo adequado para essa espécie.

Características:

Está é uma planta que produz frutos ricos em vitamina C. São bastante rústicas e fáceis de cultivar como bonsai. Para que se obtenha mais rapidamente uma planta com o atrativo das frutas, deve-se cultivá-la no chão por um período em torno de 3 a 4 anos, quando então deverá ser retirada do chão e poderá ser educada como bonsai. A planta pode ser criada também em estilos sem frutas, dispensando o período de crescimento no solo.

Como cuidar:

Deve se ter o cuidado de fazer a “sangria” antes de removê-la caso você tenha a cultivado em solo com o intuito de ter um bonsai frutífero, isso é, cavar em torno da planta um buraco com um diâmetro de 3 a 4 vezes o do tronco, cortando as raízes laterais, preencher esta vala formada com areia e aguardar pelo menos 6 meses antes de retirá-la definitivamente do chão.

Quanto a poda, a acerola produz bastante galhos que crescem verticalmente. Deve-se observar na natureza o formato desta planta, que se apresenta normalmente com uma copa densa (somente desta forma ela produzirá frutos). Pode-se entretanto optar por outro estilo, sem entretanto esperar que surjam frutos. É importante também lembrar que mesmo quando estiverem produzindo frutos, deve-se retirar alguns para não estressar a planta.

O transplante deve ser feito normalmente a cada ano no início da primavera, retirando de 1/3 a metade das raízes existentes.

A rega deve ser abundante e nos períodos mais quentes do verão pode-se regar na parte da manhã e no final da tarde, evitando jatos fortes no período de floração.

A adubação, preferencialmente com adubos orgânicos contendo cinza de madeira pode ser feita no Outono e Primavera, a cada 15 dias.

A propagação é melhor obtida por sementes frescas.

Fotos em "Bonsai Acerola":

    claudineia disse:

    EU NÃO ENTENDO DE BONSAI, MAS ESTOU TENTANDO CULTIVAR UM. QUERO SABER SE DURANTE O PERÍODO QUE A MUDA DE ACEROLA ESTIVER NO SOLO DEVO IR PODANDO ELA DESDE PEQUENA E QUAIS OS PROCEDIMENTOS.
    AO PODAR AS RAÍZES POSSO CORTAR AQUELA “RAIZ CENTRAL”. TENHO MEDO DE CORTAR E A PLANTA MORRER.
    BEIJOS.
    AGUARDO RESPOSTA.

    Carlos Lima disse:

    Olá, tenho um pré-bonsai de acerola, gostaria de saber qual a melhor época para aramar e fazer desfolha?

    Obrigado

    Marcelo disse:

    Ola.
    Tenho um pé de acerola em um vaso pequeno, ele ja esta la uns 2 anos, so que as folhas ficam amarelas, o que devo fazer para que ele de frutos?
    Obrigado

    lusmar disse:

    ola tenho um pe de acerola em um vaso pequeno,so que ainda nao deu fruto e as folhas as vezes fica amarelas e nao verde e este pe de acerola ja tem mais que 9 anos o que tenho que fazer? para ter um lindo pe de bonsai de acerola obrigada

    angeliana disse:

    quero aprender a cultivar bonsai.

    roan disse:

    Oiii!
    Olha que legal!! Tem muito poucas informações sobre bonsai aceroleira, fiquei feliz de encontrar este site ^^
    Bom, acho que todo mundo tem um pé de acerola na sua casa ou na casa de amigos e parentes… Na casa da minha avó tem; e já é uma arvore de uns 10 anos e em volta dela tem muitas mudinhas, muitas mesmo! Eu peguei duas que tinham 8cm de altura, e plantei em um vazo, cresem muito!! e… pq que o formato da arvore interfere na frutificação???
    E pq, ela deve permanecer no chão por 3 ou 4 anos, ? oq o solo oferece que em um vaso não, mesmo sempre sendo adubado corretamente e oferecendo terra a medida do crescimento de suas raízes?
    …tem uma explicação?
    beijinhooos!!

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.