Bonsai Jaboticaba

Plantas > Bonsais > Bonsai Jaboticaba

Veja “Espécies Comuns para Bonsais” para outras espécies, “Tipos de Bonsai” e “Estilos Incomuns de Bonsais” para diferentes estilos de cultivo e “Solo Correto Para Bonsai” para consultar o tipo de solo adequado para essa espécie.

Características:

Planta originária do Brasil, podendo ocorrer também no sul da América do Norte. Possui tronco liso que perde a casca anualmente no final da primavera. As folhas no início da brotação tem coloração avermelhada. Produz frutos que ficam presos aos troncos e galhos.

Pode ser cultivada em ambientes internos, desde que bem próximas a uma janela bem ensolarada. Nos locais externos pode ficar exposta ao sol ou a meia sombra, desde que seja regada com abundância.

Como cuidar:

Adube de preferência com os adubos líquidos a cada 15 dias da primavera ao final do verão e a cada 30 dias no outono e inverno.

O transplante deve ser feito a cada 2 anos preferencialmente no início da primavera, retirando-se em torno de 1/4 do torrão. São sensíveis a grandes podas de raízes e por isso em mudas adquiridas em viveiros, quando estão em latas de 20 litros, devemos podar um pouco a cada transplante. Se quisermos que frutifiquem, é aconselhável o uso de um vaso um pouco mais profundo do que os normais de bonsai.

A poda aérea pode ser feita durante toda a estação de crescimento, deixando de 2 a 3 pares de folha, após terem crescido de 5 a 6 pares.

Evite aramar, pois como os galhos ficam marcados em pouco tempo e o estilo ideal é livre, basta fazer uso da técnica “poda e crescimento” para a sua estruturação.

A propagação por semente é muito fácil, mas o melhor método é o da alporquia de um galho que já produziu frutos.

21 comentários sobre “Bonsai Jaboticaba”

Deixe uma resposta