Cuidar > Plantas > Bonsais > Bonsai Jaboticaba

Bonsai Jaboticaba

Veja “Espécies Comuns para Bonsais” para outras espécies, “Tipos de Bonsai” e “Estilos Incomuns de Bonsais” para diferentes estilos de cultivo e “Solo Correto Para Bonsai” para consultar o tipo de solo adequado para essa espécie.

Características:

Planta originária do Brasil, podendo ocorrer também no sul da América do Norte. Possui tronco liso que perde a casca anualmente no final da primavera. As folhas no início da brotação tem coloração avermelhada. Produz frutos que ficam presos aos troncos e galhos.

Pode ser cultivada em ambientes internos, desde que bem próximas a uma janela bem ensolarada. Nos locais externos pode ficar exposta ao sol ou a meia sombra, desde que seja regada com abundância.

Como cuidar:

Adube de preferência com os adubos líquidos a cada 15 dias da primavera ao final do verão e a cada 30 dias no outono e inverno.

O transplante deve ser feito a cada 2 anos preferencialmente no início da primavera, retirando-se em torno de 1/4 do torrão. São sensíveis a grandes podas de raízes e por isso em mudas adquiridas em viveiros, quando estão em latas de 20 litros, devemos podar um pouco a cada transplante. Se quisermos que frutifiquem, é aconselhável o uso de um vaso um pouco mais profundo do que os normais de bonsai.

A poda aérea pode ser feita durante toda a estação de crescimento, deixando de 2 a 3 pares de folha, após terem crescido de 5 a 6 pares.

Evite aramar, pois como os galhos ficam marcados em pouco tempo e o estilo ideal é livre, basta fazer uso da técnica “poda e crescimento” para a sua estruturação.

A propagação por semente é muito fácil, mas o melhor método é o da alporquia de um galho que já produziu frutos.

Fotos em "Bonsai Jaboticaba":

    Ivany disse:

    Olá, sou Ivany, gostaria de uma ajuda pra cuidar de um bonsai de jaboticaba que ganhei de presente, ele está em um pratinho retangular medindo 20×14 centímetros, preciso saber quando podar,mudar, adubar, e ele deve ficar na sombra ou sempre no sol? Desde já agradeço pela atenção.Obrigada.

    Nádia Alexandrina Coutinho Lima disse:

    Olá, moro no Ceará, Estado em grande parte do ano é verão, é possível ter um bonsai? Preciso ter algum cuidado mais específico?

    Aguardo resposta!

    vanessa disse:

    Gostaria de saber qual é o tempo que um bonsai tanto de fruta ou flores da da flor ou fruta

    FABIANA disse:

    Ola tem algum site q posso ver poda de bonsai e de raiz das mesmas?

    Gleidson disse:

    Olá Fabiana!
    Sei que já tem mais de um ano que publicou sua dúvida… mas vou postar uma resposta para que outros possam consultar informações:
    o site é ABC do Bonsai (não vou postar o link porque não é permitido, basta procurar pelo site na internet), lá tem artigos e vídeos muito bons sobre o cultivo de bonsais.
    Outra forma que encontrei é acompanhar grupos sobre bonsais nas redes sociais.

    Abraços.

    Patricia disse:

    Boa tarde, Meu nome é Patricia e tenho uma dúvida. Comprei dois Bonsais, um de jaboticaba e outro de figo, quero saber se as frutas q brotarão deles são comestíveis. :/

    Obrigada.

    Edmilson disse:

    Com certeza são comestíveis. A diferença é que são mais concentrados mas não há nada de errado em saborear essas frutinhas.

    william disse:

    Boa noite gostei muito da materia. eu posso transplantar e poda a raiz depois da poda aérea?

    Obrigado aguardo resposta.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.