Bromélias

Plantas > Floríferas > Bromélias

Características

As bromeliáceas são uma família botânica originária das florestas tropicais da América e África Possuidora de mais de três mil espécies diferentes, essa família caracteriza-se pelo fato que em geral as bromélias serem epífitas, de folhas grandes e apresentarem uma enorme quantidade de flores pequenas em enormes caxos, porém apenas uma só vez na vida.

Devido a sua boa adaptação ao clima nacional e uma ótima aparência, que faz dela uma ótima escolha para decorar jardins, as bromélias foram predatóriamente arrancadas de seus ambientes naturais nos últimos anos, o que colocou várias espécies em risco de extinção. Porém atualmente já existem produtores especializados em cultivar estas plantas para vender, sendo assim, é possível adquirir exemplares para a decoração sem denegrir o meio ambiente.

Além de poderem ser utilizadas sob o chão em jardins, pode-se plantar bromélias sobre outras plantas ou em pedras, o que faz dela uma planta bastante versátil no paisagismo.

Cultivo

Como Plantar Bromélias

O plantio varia um pouco de espécie para espécie, embora algumas cresçam sobre o solo comum como outras plantas, a maioria dos exemplares são de plantas epífitas e necessitam de apoios diferenciados, como galhos de árvore, pedras ou preparados similares a xaxins, como os emaranhados de fibra de coco.

Como Cuidar

Irrigue a planta periodicamente, de forma a sempre umedecer o substrato quando ele estiver secando, porém evite encharcar demais, evitando assim a proliferação de fungos.

Caso esteja cultivando sua bromélia sobre o solo, adicione um pouco de fertilizante orgânico semestralmente, já se caso estiver cultivando sobre outro tipo de substrato, utilize alguma forma de adubo químico pulverizável de tempos em tempo para manter sua planta sempre bem nutrida.


Veja mais “Fotos de Bromélias”.

41 comentários sobre “Bromélias”

  1. Minha bromélia soltou um pendão de onde sairam flores. Ficou linda!Agora esse pendão está velho e torto. O que fazer? Corto ele. Ou deixo que ele caia sozinho?

Deixe uma resposta