Cuidar > Plantas > Arbustos > Buxinho

Buxinho

Características

O apelido deste arbusto é escrito com a letra “x” pois é uma abreviação de seu nome científico, Buxus sempervirens, embora algumas pessoas também chamem essa planta de Buxo, Bucho e Buchinho. Originário da China, esse arbusto é muito cultivado graças a sua flexibilidade quanto ao seu formato, podendo ser podado de uma infinidade de formas diferentes.

Com uma altura máxima que chega a cinco metros, porém podendo ser mantido em estaturas muito menores, essa planta cresce bem a pleno sol e apresenta uma enorme densidade de pequenas folhas verde escuras que lhe dão uma aparência compacta, o que auxilia ainda mais seu esculpimento. Podemos utilizá-lo tanto em cercas vivas quanto para a criação de formas diversas que podem chegar a se tornar verdadeiras obras de arte.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Essa planta é bem flexível, podendo ser criada tanto em vasos dentro de casa, o que é bastante feito por pessoas que fazem dela bonsais, quanto fora de casa, compondo cercas vivas. É importante lembrar que em locais onde incidem mais sol existe uma tendência maior de nascer folhas, se o buxinho ficar em local que não pega sol em sua base, é possível que ela fique mais “pelada” que o resto da planta, piorando sua imagem.

Tipo de Solo

Essa planta apresenta uma grande densidade de folhas, que necessitam de uma grande quantidade de nitrogênio para crescerem bem, por isso é aconselhável após escolher o local de plantio de seu buxus que faça amplas covas e misture um grande percentual de fertilizante orgânico ao solo. Anualmente adicione mais um pouco para mantê-lo devidamente fértil.

Como Cuidar

Embora seja uma planta de metabolismo bem lento, logo que demora muito para mudar sua forma, devemos podar os ponteiros dos ramos com certa frequência para que o buxus mantenha a forma que desejamos.

Não é necessário muito cuidado com o frio nem quantidades muito grandes de água para essa planta se desenvolver bem, porém isso não é motivo para deixá-la esturricada, umedeça o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.

Fotos em "Buxinho":

    Alex disse:

    Socorro, o seu caso é atípico, pois os buxinhos preferem ser expostos ao sol para um melhor desenvolvimento.
    Nalva: prepare uma vitamina para os seus buxinhos com fezes secas de bois(ou vacas), Super simples(é um preparo químico vendido em casas rurais, cuja função é deixar a planta mais folhada),terra vegetal e trifosfato. Misture tudo e replante com cuidado os seus buxinhos. Eles estão amarelos, principalmente, por falta de cálcio, potássio e demais nutrientes. Com essa receita você terá um resultado satisfatório dentro de no máximo 02 meses.
    Luciana: O problema do seu buxinho é falta de sol. Essa planta ama sol e nutrientes.
    Cintia: bater sol não é o suficiente para o buxinho, ele precisa ser exposto ao sol. No caso de ser criado como bonsai (dentro de casa) a falta de sol se torna preponderante para o atrofiamento da planta. Quanto aos pontos brancos: pode ser uma praga conhecida como cochonilha. Mas, se for, não se preocupe é fácil combater:De acordo com a intensidade e as condições do ataque, o controle pode ser feito com a poda e a destruição das áreas mais comprometidas. A limpeza das partes mais infestadas com esponja ou escova secas, ou a remoção dos insetos com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico, também são medidas que surtem efeito.
    Bom,meninas, espero ter ajudado. Agora, para finalizar vão umas dicas de economia, para não ser preciso gastar com compras de adubos e nutrientes para as sua plantas:
    A casca da banana é uma fonte de fosforo e potássio.
    Cortamos a casca de banana aos pedaços bem pequenos e juntamos ao solo perto das plantas.
    ❀Tritura a casca de banana no liquidificador juntamente com 1 litro de água ( para 5 cascas de banana 1 litro água)
    ❀Também podes secar a casca da banana usando um secador de fruta solar ou secando ao sol, depois de seca tritura e juntar água.( para cada litro usar 7 a 8 cascas de banana);
    As cinzas vegetais são ricas em cálcio, magnésio e fosforo e outros elementos que podem ter influencia no desenvolvimento das plantas.
    Podem ser deixadas em camadas finas sobre o solo.
    Boa sorte

    Fátima Silva disse:

    Boa tarde! Meu bichinho esta com a folhagem seca e toda amarelada, ainda consigo recupera-lo? O que eu preciso fazer?

    socorro disse:

    Não consigo entender pois tenho plantação de buxinho em casa e o local onde eles estão mais bonitos é na sombra. O que estão no expostos ao sol estão com puco crescimento e alguns morrendo. será que podem me ajudar?

    Nalva Santiago disse:

    Oi, tenho buxinho e está ficando amarelado e feio.Tenho observado q os galhinho novos q estão aparecendo é um verde diferente (verde + claro). O q devo fazer p melhorar.

    Luciana disse:

    Meu bruxinho tá morrendo o q posso fazer?ele fica em um vaso dentro do apartamento!

    Cintia melo disse:

    Oi preciso de ajuda urgente meu buxo esta com folhas secas e galhos tbm ,ja comprei com folhas secas ficava na frente de ja esta dentro de um vaso mais agora esta secando e com uns pontinhos brancos no meu corredor e bate sol,jogo água dia sim, e outro não me a ajude

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.