Cuidar > Plantas > Arbustos > Buxinho

Buxinho

Características

O apelido deste arbusto é escrito com a letra “x” pois é uma abreviação de seu nome científico, Buxus sempervirens, embora algumas pessoas também chamem essa planta de Buxo, Bucho e Buchinho. Originário da China, esse arbusto é muito cultivado graças a sua flexibilidade quanto ao seu formato, podendo ser podado de uma infinidade de formas diferentes.

Com uma altura máxima que chega a cinco metros, porém podendo ser mantido em estaturas muito menores, essa planta cresce bem a pleno sol e apresenta uma enorme densidade de pequenas folhas verde escuras que lhe dão uma aparência compacta, o que auxilia ainda mais seu esculpimento. Podemos utilizá-lo tanto em cercas vivas quanto para a criação de formas diversas que podem chegar a se tornar verdadeiras obras de arte.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Essa planta é bem flexível, podendo ser criada tanto em vasos dentro de casa, o que é bastante feito por pessoas que fazem dela bonsais, quanto fora de casa, compondo cercas vivas. É importante lembrar que em locais onde incidem mais sol existe uma tendência maior de nascer folhas, se o buxinho ficar em local que não pega sol em sua base, é possível que ela fique mais “pelada” que o resto da planta, piorando sua imagem.

Tipo de Solo

Essa planta apresenta uma grande densidade de folhas, que necessitam de uma grande quantidade de nitrogênio para crescerem bem, por isso é aconselhável após escolher o local de plantio de seu buxus que faça amplas covas e misture um grande percentual de fertilizante orgânico ao solo. Anualmente adicione mais um pouco para mantê-lo devidamente fértil.

Como Cuidar

Embora seja uma planta de metabolismo bem lento, logo que demora muito para mudar sua forma, devemos podar os ponteiros dos ramos com certa frequência para que o buxus mantenha a forma que desejamos.

Não é necessário muito cuidado com o frio nem quantidades muito grandes de água para essa planta se desenvolver bem, porém isso não é motivo para deixá-la esturricada, umedeça o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.

Fotos em "Buxinho":

    nazaré disse:

    gostei da máteria queria mais dicas de como posso cuidar melhor.pelo que vêjo meu buxinho está com o mesmo problema da maioria as folhas começam a secar das pontas para o centro.naõ entendo estava taõ bonito.me ajude naõ gostaria de perde-lo
    obrigado

    kelly disse:

    olá ! bom dia .
    eu tenho a planta buxinho mais ele esta com folha
    seca , ja troquei a terra, pois ela estava muito molhada por causa das chuva agora coloquei uma terra que na fica tao molhada mistura de areia barro e estrume . Eu estou cultivando bem o meu buxinho me ajude ?
    obrigado.

    marcio disse:

    Meu buxinho esta secando, as folhas verdes que restam são poucas, sinceramente não sei o que fazer. Hj comprei um adubo para tentar reverter a situação. Molho com frequencia, não tanto, mas procuro manter sempre a terra molhada. O aparecimento das folhas secas começou a acontecer neste ultimo verão, talvez por exposição demasiada ao sol e pouca hidratação.
    Peço orientações para mantê-lo vivo e bonito.
    Atualmente ele está plantado em um vaso de uns 50cm de largura, a planta não passa tb de 50 cm.

    Grato

    Marcio

    jorge disse:

    ola me chamo jorge e trab. em uma fazenda cuidamos do paisagismo, temos uma grande quantidade de buchinhos cerca de uns 5000 pes plantados em cercas e ultimamente tenho notado a morte de alguns que amarelan e secam gostaria de saber se tem alguma praga que ataca essa planta pelo sono pq nao constatamos nada a olho nu.

    Mara disse:

    Recentemente comprei uma casa com tudo o que já havia dentro e fora. No jardim vasos onde estão plantados buxinhos. Eles, porém, estão com poucas folhas,mas mantém ainda o formato arredondado o solo está rígido, temo estragar as raízes e perder as plantas. Gosto muito dessa planta e gostaria de saber como recuperá-los, os procedimentos r o momento certo de fazê-lo. Moro na região centro-oeste do Paraná, o clima não é muito frio onde está localizada minha casa, pois é na região de lagos.
    Aguardo resposta.

    Obrigada

    diana disse:

    Olá,meus buxinhos estào secando as folhas de baixo para cima,o q fazer?

    OBS:Moro em salvador na beira do mar,será q é a marezia?ou muito vento q esta matando-o.
    aguardo,
    obrigada

    Cris disse:

    Amei os buxinhos, estou inovando minhas plantas. E agora vou cultivar o buxinho em casa.

    Abraços

    jair disse:

    gostei muito sdas explicações sobre os cuidados com a planta buxunho, porem a minha não vai nada bem se puder ajudar diga-me ela gosta mais de sol que outras plantas.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.