Cactus e Suculentas

Características

O cacto é a forma de planta suculenta mais famosa entre as pessoas graças a apresentarem muitos espinhos e belas, porém raras, flores. Nessa categoria também encontramos outras plantas como a babosa (Aloe vera), as eufórbias (coroa de cristo) e as agaves.

A característica comum dentre as plantas suculentas é o fato de apresentarem membros (troncos, galhos e/ou folhas) grossos e que armazenam grande percentual de água em seu interior. Devido a essa característica são plantas muito resistentes a períodos de seca e comumente encontradas em regiões semiáridas.

Os cactus em específico apresentam suas folhas todas transformadas em espinhos e geralmente é cultivado versões miniaturas dentro de casa com caráter decorativo.

Como Cuidar

Embora não seja muito difícil de se cuidar de um cactus, muitas pessoas acabam matando eles por considerarem que só pelo fato da planta ser resistente não necessita de nenhum cuidado e por isso não se informam bem, eis os problemas mais comuns:

O que ocorre na maioria dos casos é que a pessoa não sabe que é uma planta de metabolismo muito lento e acaba matando ela por excesso, ou então faz justamente o oposto, parte do princípio que é uma planta que sobrevive até no deserto e nunca irriga-a.

A adubação de uma suculenta, principalmente no caso das que habitam áreas mais áridas, deve ocorrer apenas no verão e em pequenas quantidades. O excesso de adubo é letal para o cactus, porém ele é necessário para auxiliar a floração durante o verão, época que a planta gasta mais energia.

Não se deve também deixar secar totalmente o solo, porém este deve ser feito de um material que permita o rápido escoamento da água, geralmente com pedrinhas ou areia grossa. Deve-se evitar de usar pratinho abaixo do vaso de um cactus pois a umidade em excesso o matará.

Evite exposição direta de uma planta suculenta ao sol para evitar que ela fique muito debilitada, mesmo os cactus quando criados em casa geralmente são demasiadamente pequenos e frágeis para suportar horas de sol a pino.

É aconselhável posicionar plantas suculentas em lugares que recebam muita iluminação, porém que fiquem protegidas por alguma sombra durante as horas de sol mais forte.

Veja mais “Fotos de Cactus”.

Veja mais “Fotos de Suculentas”.

Fotos em "Cactus e Suculentas":

    VALDENICE ALVES FERNANDES SOUZA disse:

    OLÁ ADOREI ESTES COMENTÁRIOS SOBRE MINHA MAIS NOVA PAIXÃO CACTOS E SUCULENTAS ,COMPREI E GANHEI UMAS MUDAS FICO NAMORANDO-AS O TEMPO TODO,GOSTARIA DE SABER SE POSSO DEIXAIR NO ARMÁRIO BANHEIRO DEBAIXO DA PIA…. QUANDO TOMAR SOL,REGAR UMAS DICAS BOAS.ESTOU MUITO FELIZ COM TUDO QUE LI.

    ABRAÇOS VALDENICE.

    franciele disse:

    olá! plantei suculentas em uma floreira (externa), mas pega sol durante a atarde, será que pode mata-las?

    me responda quando puder! obrigada!!

    Andressa Lais Tomelin disse:

    Sempre ouvi falar que as suculentas precisam de sol direto. Tinha elas na varanda indo muito bem, com muita iluminação mas nenhum sol direto.

    Trouxa eu resolvi colocar em um local que pega meio dia de sol direto a tarde, quase matei a maioria. Somente 2 espécies das que tenho gostaram do sol direto, as outras sofreram, murcharam e as mais novas chegaram a cair.

    Coloquei todas correndo de volta onde estavam. Sol direto nunca mais, só se for na parte da manhã. Não se engane quando falam que elas precisam de muito sol.

    Obrigada pelas dicas.

    joão Francisco disse:

    estou sempre procurando como lidar com as minhas amiguinhas,esntão leio e releio os teus comentário

    Nelson disse:

    Oi…

    Queria saber quamto tempo devo deixar meus cactus e
    suculentas no sol.

    lucas disse:

    Estou levando sorte agora mudei a areia dos vasos para q possa escoar bem mas amo velas dentro de casa coloco para pegar sol pela manhã mas sonho com elas brotando sem falar nas flores

    Adalta Marinoni disse:

    Seu dedo indicador fará o melhor digóstico. Comprima-o na terra da planta se a terra parecer seca e esfarelando tá a hora de molhar um pouquinho.

    Graça Maria disse:

    Oi…

    Gostaria de saber pq minhas suculentas estão ficando com as folhas moles, amareladas e depois caem?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.