Cuidar > Plantas > Outras Ornamentais > Cactus e Suculentas

Cactus e Suculentas

Características

O cacto é a forma de planta suculenta mais famosa entre as pessoas graças a apresentarem muitos espinhos e belas, porém raras, flores. Nessa categoria também encontramos outras plantas como a babosa (Aloe vera), as eufórbias (coroa de cristo) e as agaves.

A característica comum dentre as plantas suculentas é o fato de apresentarem membros (troncos, galhos e/ou folhas) grossos e que armazenam grande percentual de água em seu interior. Devido a essa característica são plantas muito resistentes a períodos de seca e comumente encontradas em regiões semiáridas.

Os cactus em específico apresentam suas folhas todas transformadas em espinhos e geralmente é cultivado versões miniaturas dentro de casa com caráter decorativo.

Como Cuidar

Embora não seja muito difícil de se cuidar de um cactus, muitas pessoas acabam matando eles por considerarem que só pelo fato da planta ser resistente não necessita de nenhum cuidado e por isso não se informam bem, eis os problemas mais comuns:

O que ocorre na maioria dos casos é que a pessoa não sabe que é uma planta de metabolismo muito lento e acaba matando ela por excesso, ou então faz justamente o oposto, parte do princípio que é uma planta que sobrevive até no deserto e nunca irriga-a.

A adubação de uma suculenta, principalmente no caso das que habitam áreas mais áridas, deve ocorrer apenas no verão e em pequenas quantidades. O excesso de adubo é letal para o cactus, porém ele é necessário para auxiliar a floração durante o verão, época que a planta gasta mais energia.

Não se deve também deixar secar totalmente o solo, porém este deve ser feito de um material que permita o rápido escoamento da água, geralmente com pedrinhas ou areia grossa. Deve-se evitar de usar pratinho abaixo do vaso de um cactus pois a umidade em excesso o matará.

Evite exposição direta de uma planta suculenta ao sol para evitar que ela fique muito debilitada, mesmo os cactus quando criados em casa geralmente são demasiadamente pequenos e frágeis para suportar horas de sol a pino.

É aconselhável posicionar plantas suculentas em lugares que recebam muita iluminação, porém que fiquem protegidas por alguma sombra durante as horas de sol mais forte.

Veja mais “Fotos de Cactus”.

Veja mais “Fotos de Suculentas”.

Fotos em "Cactus e Suculentas":

    GERONIMAAZEVEDO disse:

    PORQUE OS MEUS CACKTUS FICAM C O TALO MOLE E FALTA DE ALG COISA ME ESPLIQUE SE PUDER

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.