Camélia

Plantas > Floríferas > Camélia

Características

Esta planta de nome científico Camellia japônica, também conhecida como Japoneira, consiste em um arbusto de grande porte nativo da Ásia que apresenta enormes flores multicoloridas que desabrocham durante as épocas mais frias do ano.

Infelizmente é uma planta frágil a climas quentes muito agressivas, o que torna seu cultivo difícil nas regiões mais quentes do país, porém no sul e sudeste é possível achar desta planta adornando a frente de casas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta bem resistente a locais de clima frio, na hora de escolher um local para plantá-la nossa maior preocupação é protegê-la do sol a pino durante seus primeiros meses, ou caso você more em locais muito quentes, deve cultivá-la apenas se tiver a sua disposição a sombra de um árvore de grande porte para proteger sua camélia mesmo quando ela já estiver grande.

Pode-se plantá-la também em vasos em mantê-la protegida do sol em lugares internos bem iluminados, mas lembre-se que mesmo sendo um arbusto, essa é uma planta de grande porte que pode chegar a uns cinco metros de altura, logo utilize um vaso bem grande e mantenha-o em um lugar com um pé direito respeitável.

No momento de plantá-la, cave e revolva bastante o terreno em volta de onde for depositar o torrão para que o solo fique fofo o suficiente para que as raízes da planta cresçam bem. Adicione na cova um solo devidamente preparado para garantir que não faltará a planta nutrientes. Após o plantio irrigue bem durante os meses seguintes, é aconselhável plantá-la antes do começo do verão para que a chuva auxilie esse trabalho.

Tipo de Solo

Devido a essa planta apreciar um solo ácido e denso em nutrientes devemos utilizar uma boa dose de adubo orgânico, porém evitando farinha de osso pois o cálcio deixa o solo menos ácido. Misture a terra cerca de um terço de fertilizante orgânico, preferencialmente um que possua húmus de minhoca, isso garantirá nitrogênio suficiente para o crescimento da planta. A adição de um pouco de areia grossa pode ser útil também para melhorar a drenagem se o solo inicialmente tinha a característica de reter água demasiadamente.

Anualmente antes de iniciar a época de floração (logo, no final do verão), adicione ao solo também adubo NPK rico em fósforo para estimular uma maior densidade de flores. Com a planta já adulta podemos utilizar a farinha de osso que é rica em fósforo também, porém moderadamente para não tornar o solo muito alcalino.

Como Cuidar

Anualmente podemos fazer uma pode de formação, aconselha-se fazer após a época de floração e aproveitar para fazer a limpeza da planta que provavelmente estará coberta de flores mortas.

Regas deverão ser feitas de forma a não deixar que o solo resseque, regando-a em dias intercalados já será o suficiente se ela estiver em meia sombra ou nas épocas mais frias do ano, porém durante o calor ou enquanto a planta ainda está em fase de crescimento nos primeiros anos é interessante reforçar um pouco com os cuidados.

60 comentários sobre “Camélia”

  1. Coloquei um fertilizante que eu mesma fiz de banana. Coloquei no meu vaso de camélia que já está com um metro e meio de altura e caiu alguns botões e folhas. Esse fertilizantes fez mau a ela?

  2. Tenho um pé de Camélia plantado há 5 anos. É regado todos os dias. O ano passado o pé deu 3 flores que não abriram..Este ano deu mais de 30 botões, dos quais 2 quase abriram, estão inchados mas não abriram. Um botão inchado caiu. O lugar em que está bate sol pela manhã e a tarde não, a sobra da casa esconde a árvore do sol. Suas filhas estão verde brilhantes. Gostaria saber qual remédio devo usar para colocar no solo onde ela está, qual a época de colocá-lo, a quantidade, e como fazer com o solo onde ela está. Mede ums 60cm, preciso adubá-la mas não o que usar. Podem informar-me? Moro em Sete Lagoas, fica a 60k da Capital de Minas,Belo Horizonte. Quero sabe se parte do galho pega, como muda para eu plantar no vaso.Muito obrigada, Edina

    1. Aprendi com um produtor a preparar água com palha de aço ( uma esponja para cada 5 litros de água, se a água for fornecida pela rede, elas não se dão bem com cloro) e um envelope ou comprimido de permanganato (para que os botões não caiam).

Deixe uma resposta