Cuidar > Plantas > Medicinais > Canela

Canela

Por:

A canela é um condimento bastante apreciado na culinária brasileira, além de ser uma planta que possui propriedades medicinais.

A árvore da canela possui uma altura que pode variar de 10 a 15 metros, e é nativa da Ásia, mais especificamente da região onde atualmente fica o Sri Lanka.

Suas flores são pequeninos maços de cor verde e possuem um cheiro característico, e os frutos possuem cerca de 1 centímetro e contém apenas uma semente.

A canela por sua vez é extraída da casca do tronco (a parte interna). Seus usos são variados, podendo ser usada como condimento no preparo de doces e salgados, sendo geralmente empregada na confecção de chocolates. Pode ser usada também para fabricar óleos destilados. Já na medicina alternativa a caneca é empregada para aliviar os sintomas do resfriado, sendo preparada junto com leite.

Além disso a planta é usada também para reduzir o açúcar no sangue e a taxa de colesterol ruim. Para obter estes efeitos é indicado tomar o chá de canela. No entanto, embora a canela possa possuir efeitos benéficos à saúde, seu consumo não substitui remédios ministrados por médicos.

O condimento possui inclusive importância histórica, já que é conhecida desde a antiguidade e é um condimento utilizado como presente a nobres e monarcas, tendo sido motivo de viagens e uma das responsáveis pela abertura de várias rotas de comércio entre o Oriente e o Ocidente.

Cultivo

Embora seja bastante apreciada e possua muitos usos culinários e inclusive medicinais, a árvore de canela é grande e exige espaço para seu cultivo, por isso não é muito plantada em casa, sendo por vezes cultivada apenas em chácaras ou outras áreas maiores.

Como a árvore de canela é originária de um local quente, com temperatura constante e chuvas abundantes, seu plantio será mais bem sucedido em locais que preservarem estas características.

Para que se desenvolva bem a planta deve receber luz solar plena, não sendo indicado seu cultivo em locais fechados ou que recebam pouca luz solar.

O plantio é feito através de sementes, escolhidas entre os frutos de plantas sadias e vigorosas. As sementes podem ser compradas em lojas de jardinagem.

O solo em que a semente será plantada deve possuir textura leve e arenosa, além de ser bem drenado. O espaçamento deve respeitar um mínimo de 3×3 m².

A adubação começa a ser realizada dois meses antes do plantio, e deve-se utilizar adubo feito de esterco bem curtido, matéria orgânica ou húmus, colocados a 60 centímetros de profundidade. A adubação deve ser reforçada 30 dias depois, com mais adubo orgânico ou de esterco curtido. O adubo pode ser encontrado em lojas especializadas em jardinagem.

As sementes são colocadas em saquinhos feitos de polietileno e enterrados no solo a um centímetro de profundidade.

Nos primeiros meses após o plantio é preciso proteger a planta dos raios solares, e regar constantemente pois a canela precisa de bastante água. A cobertura pode ser feita com folhas de palmeiras, que não sufocam a planta ou outro material que permita a respiração da árvore.

Depois que a árvore crescer (cerca de 5 anos depois) é possível começar a extrair a canela dela, mas o processo é trabalhoso: a casca se solta naturalmente da árvore durante o outono. Depois de recolher a casca é preciso colocá-la para secar em local com sombra e vento por cerca de 5 dias, e depois expô-la ao sol não intenso.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.