Causas das Estrias

Saúde > Pele > Causas das Estrias

Em primeiro lugar, estrias não devem ser confundidas com celulites, celulites são curvas e furos na pele causadas por alterações no tecido gorduroso e podem ser dolorosas, trataremos delas em outro artigo.

Estrias, por usa vez, são marcas causadas sempre por uma soma de fatores, nunca um sozinho uma vez que se houver o suporte necessário ao crescimento na derme apenas o alongamento da pele não causará nenhum problema. Geralmente um estiramento exagerado da pele que causa o rompimento das fibras elásticas é somado à incapacidade dos fibroblastos de produzirem colágeno na velocidade necessária para sustentar o crescimento acelerado da pele. A somatória desses fatores faz com que a derme da pele rasgue e assim comece o processo de formação da estria.

O rompimento das fibras da derme geralmente é causado pelo crescimento, geralmente durante a adolescência, engorda (devido a acumulação de gordura ou gravidez) ou hipertrofia muscular (causado por um regime de exercícios exagerado), já a falta de colágeno costuma ser criada por fatores fisiológicos, como variação hormonal (devido também a adolescência ou tratamentos com hormônios) ou a utilização de algum medicamento que cause o ressecamento da pele.

Após o rompimento da derme forma-se um ferida interna que pode ser percebida como um baixo relevo na pele, essa ferida se enche de sangue tomando a aparência das estrias vermelhas, primeira fase do problema:

estria vermelha foto

Nessa fase ainda é possível se obter uma cura completa da estria pois as células da pele ainda apresentam uma enorme capacidade regenerativa.

Com o tempo, se não tratada, a ferida começa a se cicatrizar e ficar menos vermelha, se tornando uma mancha branca mais grossa que a ferida inicial, embora a presença de estrias brancas não tenham nenhum efeito maléfico ao organismo, pois são uma ferida já cicatrizada, elas são bem incômodas esteticamente falando:

estria branca foto

As estrias brancas podem ser minimizadas com alguns métodos e quase desaparecerem, porém ainda não existe nenhuma forma de erradicá-las totalmente.

Veja também nossos artigos “Como Evitar Estrias” e “Tratamento para Estrias”.

16 comentários em “Causas das Estrias”

  1. Olá, boa tarde!
    Gostaria de obter uma informação, tenho um sobrinho de 15anos, tem 1, 80 cm. A minha duvida é que ele comecou apresentar uns riscos na pele, localizado nas costas. Minha irmã levou no médico e o mesmo disse que meu sobrinho precisava tomar colageno, isso pode ter ocasionado alguma falta de vitamina em seu desenvolvimento?

    Obrigada!

Deixe uma resposta