Causas e Tipos de Varizes

foto varizes interiorA variz é uma doença vascular caracterizada pelo inchaço e deformação das veias, ela pode afetar qualquer parte do corpo, porém em geral é encontrada apenas nas pernas e pés, que são áreas onde ocorre um stress intenso do sistema circulatório graças a necessidade do sangue de retornar ao coração contra a força da gravidade.

Como na maioria das doenças existe uma combinação de fatores que colaboram com o aparecimento das varizes e evitando-os é possível minimizar a chance da doença ocorrer, e se ocorrer será em menor gravidade.

Apresentarei a seguir como usualmente é classificado os tipos de varizes para que você possa saber sobre a progressão do problema.

Tipos de Varizes:

Existem várias formas de classificar uma variz na perna, destacarei aqui as formas que usam o tipo de vaso que ela afeta e as que abordam a sua gravidade, que geralmente são as mais utilizadas na prática por médicos.

Quanto à veia afetada, existem as varizes primárias e secundárias, chamadas também de varizes internas, embora esse nome gere controvérsias pois as varizes secundárias não afetam as veias que estão realmente no interior da perna (e são protegidas pelos músculos contra varizes), apenas veias maiores e um pouco mais internas que as afetadas pelas varizes primárias. As varizes primarias são as famosas linhas coloridas e manchas na pele causadas por deformações nas veias periféricas, como pode-se ver abaixo:

variz primária

Já as varizes secundárias afetam veias mais internas e grossas, que quando deformadas ao invés de apresentar coloração diferente visível, apresenta uma espécie de “calombos” embaixo da pele.:

variz secundária

Também podemos classificá-las de acordo com a gravidade, nessa forma de divisão alguns especialistas utilizam uma quantidade diferente de fases para dividir a doença, isso graças ao fato que alguns desconsideram como doença o estágio mais simples onde ela ainda é imperceptível e não causa problemas, e unem os casos semelhantes.

Apresentarei a doença dividida em 7 fases no intuito de ser mais completo, porém você encontrara vários lugares dividindo em uma menor quantidade de fases, todas as formas são corretas:

  1. A variz ainda não é perceptível a olho nu e não apresenta nenhum sintoma, mas já existe uma pequena deformação microscópica. Muitos médicos desconsideram esse caso pois ele não evoluirá sem motivos adicionais e nenhum paciente procura ajuda ainda nessa fase (e não tem nem motivo).
  2. Aparecimento das primeiras veias visíveis, tendo o aspecto de pequenos riscos com não mais de 1mm de diâmetro. Nessa fase a doença ainda é considerada como predominantemente estética pois o paciente ainda não apresenta nenhum sintoma físico, apenas pequenas linhas.
  3. As varizes propriamente ditas aparecem, linhas maiores e bem visíveis, é o estágio mais comumente encontrado em pacientes, pois é bem comum e já produz preocupações grandes com a estética. Nessa fase a variz é conhecida como problema funcional e estético, ainda é possível um tratamento que resolva todos os problemas e deve-se fazê-lo com certa urgência, pois se a doença avançar mais começa a ficar de mais difícil cura.
  4. Ocorrência de edema, que é o acumulo de líquido de forma anormal, dependendo da veia afetada gera o aspecto de uma pequena elevação ou então de uma leve mancha. A variz passa a ser considerada uma doença propriamente dita e ainda pode ser curada, mas nesse estágio a doença já está quase se tornando realmente séria, porém por ser aparentemente assintomática muitos pacientes não buscam o cuidado apropriado por não ligarem para a aparência e a deixam progredir demasiadamente.
  5. Nessa fase a variz passa a apresentar sintomas sérios pela primeira vez e suas implicações estéticas já não são consideradas mais prioridade pelo médico, uma vez que o paciente possuidor passa a correr um risco sério de saúde. Nessa fase temos mudança de pigmentação do local, eczemas (lesões caracterizadas por inchaço e vermelhidão), inflamação da derme e bolhas hemorrágicas.
  6. Graças a evolução de bolhas hemorrágicas para úlceras, nessa fase se encontra ulcerações ainda praticamente fechadas na pele que necessitam atenção imediata.
  7. Por fim, no caso mais grave da doença, as úlceras se abrem em feridas expostas que podem ser vítimas de infecções e deixar sérias cicatrizes.

É importante frisar que por mais que a variz seja encarada como um problema estético sem complicações pela maioria das pessoas, deixá-la atingir os estágios mais avançados pode ser letal, uma vez que pode ocorrer a formação de coágulos sanguíneos que se por ventura viajarem pelo corpo e atingirem o pulmão podem causar um quadro de Tromboembolismo Pulmonar.

Causas das Varizes:

Como se pode ver acima, nos casos mais graves de varizes temos complicações extremas, e mesmo nos casos mais simples é algo realmente incômodo para a estética da pessoa, por isso é importante conhecer as causas desta doença para que possamos evitá-las, na medida do possível.

Embora possam ser causadas por obstruções e má formações dos vasos, as varizes em geral têm origem da combinação entre predisposição genética e estresse excessivo da veia, causado geralmente por obesidade ou ficar muito na mesma posição.

Também estão associadas ao hormônio feminino e por isso mulheres tem uma alta chance de desenvolver a doença, principalmente durante a gravidez, menopausa ou tratamentos que desbalanceie os hormônios.

Veja também os outros artigos da série, “Como Prevenir as Varizes” e “Varizes: Tratamento e Cirurgia”.

Fotos em "Causas e Tipos de Varizes":

    jacy smith disse:

    OI tenho 21 anos e depois que comecei a fazer musculação as veias das minhas pernas ficaram visíveis , se eu passar uns dias sem malhar elas voltam ao normal, gostaria de saber pq isso ocorreu quando eu fiz musculação , adoro malhar mas estou com medo de ficar com pernas cheias de veias visíveis. obg . by: Rio de Janeiro

    Lúcio Flávio disse:

    Eu tenho 32 anos sou homem e depois que eu começei a musculação tenho notado varizes até no meu bicép’s nas pernas eu já tinha pouco na parte interna da coxa e agora apareceu na posterior da coxa, podem me falar algo a respeito, tenho 1,72 de altura e estou pesando atualmente 103 kilos… desde já agradeço.

    poliana disse:

    tenho varizes nas pernas desde meus 15 anos agora tenho 26 tive 2 filha e as minha pernas ficaram muito feias não uso mas roupas curtas passo meus dias de calca e sofro muito com isso pois não tenho dinheiro pra tirar tem 3 anos que não vou a praia sinto muita vontade mas tenho vergonha de por um bequinie

    Marluce dias braga disse:

    Tenho varizes nas perna quero saber se provocam corseiras e vira machucados o que devo fazer? obrigado(a)

    Cinara Pereira disse:

    Ola..ja tem mais de semana que tenho sentido muita dores nas pernas na parte inferior..sinto tambem queimando muito principalmente qdo faco minhas caminhadas diarias..tenho 42 anos ..tenho um estilo de vida saudavel..mais nao vou uma pessoa muito magra..tenho muita dificuldade de perder peso..poderia me informar se estou com varizes internas? Nao tenho veias aparentemente..obrigada e aguardo resposta se possivel..

    Amanda disse:

    Olá!!tenho 22 ano e quando comecei a malhar apareceu bastante varizes, eu prendia um pouco a respiração na hora de fazer exercícios, mas agora diminui os pesos e procuro respirar direito, porém acredito que não está funcionando. O que devo fazer?

    joycecarladefaria disse:

    tenho cuatorze anos e tenho varizecas roxas,vermelhas nas coxas e no peito do pe
    heeeeeeeeeeeeeelp me
    ja fui aos estados unidos fazer esse tratamento e depois de 7 meses começou tuudo de novo
    acho q e um caso sem soluçao
    beijo da goostosona k
    moro em rialma , goias , brasil

    manu disse:

    esta aparecendo algumas varizas escondidas entres os pelos da minha coxa direta e to com muito medo delas aparecerem em grande quantidade eu ja tenho trauma com minhas estrias e agora me apareceu essas varizes. minha pergunta é a seguinte:

    É preciso eu ir no medico para ele examinar? ele pode passar algum remedio para que nao apareçam em mais quantidades?
    bem minhas perguntas sao estas espero espostas. bj

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.