Cebolinha

Plantas > Forrações > Cebolinha

Características

Cientificamente chamada de Allium fistulosum, a cebolinha verde é uma planta originária da Ásia que costuma ser muito cultivada no Brasil, devido a sua facilidade de manejo e ao fato de servir como um excelente tempero em vários pratos. Seus “tubinhos verdes” (que são folhas adaptadas de aspecto curioso) podem ser consumidos de diversas formas e ajudam também na saúde das plantas, graças a um efeito repelente que seu cheiro causa a algumas pragas.

Devido a sua baixa estatura e finas raízes, típicas de plantas herbáceas, não é necessário muito espaço para cultivá-la, podendo ser plantada em pequenos vasos ou em canteiros.

Como Plantar a Cebolinha

A propagação destas plantas pode ser feita através da divisão de touceiras ou plantio por semente, no primeiro caso basta separar as diversas plantas que crescem junto em uma área maior, com o tempo a criação ficará mais densa com novos brotos nascendo a partir da rais das plantas originais.

Para realizar o plantio por sementes, devemos inicialmente preparar o solo de modo a garantir uma dose suficiente de nutrientes, o que pode ser obtido pela mistura com um pouco de adubo orgânico. As covinhas devem ser espaçadas cerca de 10 centímetros umas das outras de forma que a planta tenha espaço suficiente para suas raízes crescerem.

Como Cuidar

O solo deve ser mantido sempre ligeiramente úmido, mas sem nunca encharcá-lo. Por isso evite regar até que o chão comece a criar poças, regando de forma a não deixá-lo que seque é suficiente e não trará problemas como fungos para suas plantas.

Embora a cebolinha possa se adaptar a diversos climas, é aconselhável protegê-la de extremos como geadas, que prejudicam seu crescimento. Após 4 meses do seu plantio já teremos alguns ramos chegando próximos de 20 centímetros de comprimente, então já podemos começar a extrai-los para utilizarmos em condimentos, preferivelmente faça isso cortando próximos a base e não arrancando, para evitar remover as raízes, que geralmente vão fazer brotar um novo ramo.

9 comentários em “Cebolinha”

  1. OLÁ BOA TARDE EU MORO EM GOIANESIA DO PARÁ.
    EU TENHO UMA HORTA E ESTOU TENDO UM GRANDE PRÓBEMA COM AS CEBOLINHAS POIS ESTÃO A PRODECENDO COMESANDO PELA RAIS JÁ NÃO SÉIO O QUE FAZER.
    ALGUEM PODE MIM AJUDAR? DESDIJÁ EU AGRADEÇO A TODOS VOCÉS.

  2. Olá, boa tarde. Tenho em casa, um lindo vaso de cebolinhas, mas tenho notado que algumas estão ficando bem amarelas, e outras mal crescem é já se dobram. Gostaria de saber ao certo quantas vez devo regar, é o que fazer pra elas não deitarem. Eu amo cebolinhas na comida. Me ajudem.
    Obrigada. cristina Bicalho

  3. ola to com uma duvida tenho umas cebolinhas plantadas em uma pequena jardineira de cimento e minhas cebolinhas estão ficando bem fininhas e fracas o estão perdendo as forças o que devo fazer?? Obrigada desde já…

Deixe uma resposta