Cerejeira

Características

A cerejeira, ou pé de cereja, é a árvore responsável pela produção da fruta conhecida como cereja, além desta característica, ela é uma das mais belas árvores conhecidas quando está em sua época de floração. No Japão, país de origem desta árvore, existe uma grande quantidade de exemplares que atraem muitos turistas que viajam milhares de quilômetros para verem a exuberância das copas cobertas de cor-de-rosa.

A cerejeira é possuidora de porte intermediário, cerca de dez metros de estaturas, floração intensa e folhas de comportamento caducifólio, isso é, caem em sua maioria durante o inverno, o maximiza ainda mais a exuberância da floração durante a primavera. Algumas pessoas evitam esta árvore em áreas urbanas por fazer muita sujeira, já que além da queda das folhas ainda temos a aparição de muitos pássaros interessados em se alimentar das cerejas.

Cultivo

A cerejeira pode ser cultivada também como bonsai, para isto é necessário plantio em vaso e bastante cuidado para mantê-la com poucos nutrientes e limitar seu crescimento. Abaixo trataremos apenas do seu cultivo natural no solo e não do bonsai cerejeira.

Onde e Como Plantar

É um pouco complicado encontrar bons lugares para o plantio da cerejeira no Brasil, uma vez que é uma planta de clima temperado e não florescerá normalmente em lugares onde é quente o ano inteiro. Assim sendo, é uma planta mais aconselhada para pessoas que morem no Sul ou em cidades altas, que possuem invernos mais gelados.

O plantio pode ser feito facilmente através de sementes ou mudas prontas, porém antes devemos preparar o solo de forma a obter uma boa drenabilidade e riqueza de nutrientes.

Como Cuidar

Não se preocupe quando as folhas desta árvore caírem durante o inverno, este é o seu comportamento natural para poupar energias para a primavera. Ao terminar o inverno, pouco antes do período de floração, reforce a fertilidade do solo com um pouco de adubo orgânico e químico NPK rico em fósforo. Não se esqueça de sempre irrigar sua planta periodicamente, mas em hipótese alguma encharque o solo, ou correrá o risco do aparecimento de doenças fúngicas, como a ferrugem.

72 comentários em “Cerejeira”

  1. Boa noite .
    Tenho um pé de cereja a por volta de 1ano gostaria de saber se posso planta elavem Itanhaém.
    Faço adubação uma vez por mes

  2. Boa noite….tenho um pé de cerejeira pouco mais de dez anos,deu flor duas vezes, bem pobrezinha.
    A ultima vez deu flor no mês de dezembro.
    Como posso podar,qual adubo?
    Aguardo uma resposta…..
    Obrigada.

    1. Ao terminar o inverno, pouco antes do período de floração, reforce a fertilidade do solo com um pouco de adubo orgânico e químico NPK rico em fósforo. Não se esqueça de sempre irrigar sua planta periodicamente, mas em hipótese alguma encharque o solo, ou correrá o risco do aparecimento de doenças fúngicas, como a ferrugem.

  3. Comprei a cerca de 3 anos duas mudas no Horto Fisto que nest horto lorestal em SP bem pequenas e que foram ditas cerejeiras ornamentais ( neste local existe a festa da cerejeira em flor) Elas cresceam bastante , estão no chão e agora tem cerca de 2, 5 m. de altura, tem folhas serrilhadas e longas. Até hoje nenhuma flor e as vezes fico duvidando que sejam crrejeiras.Quanto tempo para florirem?O clima aqui é de serra ( CantareirA). Sera que verei esta arvore florida ou comprei gato por lebre? Obrigado pela resposta

Deixe uma resposta