Cuidar > Plantas > Árvores > Cerejeira

Cerejeira

Características

A cerejeira, ou pé de cereja, é a árvore responsável pela produção da fruta conhecida como cereja, além desta característica, ela é uma das mais belas árvores conhecidas quando está em sua época de floração. No Japão, país de origem desta árvore, existe uma grande quantidade de exemplares que atraem muitos turistas que viajam milhares de quilômetros para verem a exuberância das copas cobertas de cor-de-rosa.

A cerejeira é possuidora de porte intermediário, cerca de dez metros de estaturas, floração intensa e folhas de comportamento caducifólio, isso é, caem em sua maioria durante o inverno, o maximiza ainda mais a exuberância da floração durante a primavera. Algumas pessoas evitam esta árvore em áreas urbanas por fazer muita sujeira, já que além da queda das folhas ainda temos a aparição de muitos pássaros interessados em se alimentar das cerejas.

Cultivo

A cerejeira pode ser cultivada também como bonsai, para isto é necessário plantio em vaso e bastante cuidado para mantê-la com poucos nutrientes e limitar seu crescimento. Abaixo trataremos apenas do seu cultivo natural no solo e não do bonsai cerejeira.

Onde e Como Plantar

É um pouco complicado encontrar bons lugares para o plantio da cerejeira no Brasil, uma vez que é uma planta de clima temperado e não florescerá normalmente em lugares onde é quente o ano inteiro. Assim sendo, é uma planta mais aconselhada para pessoas que morem no Sul ou em cidades altas, que possuem invernos mais gelados.

O plantio pode ser feito facilmente através de sementes ou mudas prontas, porém antes devemos preparar o solo de forma a obter uma boa drenabilidade e riqueza de nutrientes.

Como Cuidar

Não se preocupe quando as folhas desta árvore caírem durante o inverno, este é o seu comportamento natural para poupar energias para a primavera. Ao terminar o inverno, pouco antes do período de floração, reforce a fertilidade do solo com um pouco de adubo orgânico e químico NPK rico em fósforo. Não se esqueça de sempre irrigar sua planta periodicamente, mas em hipótese alguma encharque o solo, ou correrá o risco do aparecimento de doenças fúngicas, como a ferrugem.

Fotos em "Cerejeira":

    Angela disse:

    Plantamos algumas sementes de cereja e hoje temos dois pezinhos de 1 metro. Preciso saber como podar. Em que época e de que forma, uma vez que saíram brotos bastantes longos, pesando para um caule fininho.

    angela

    ANA disse:

    Boa Noite,
    Ganhei uma mudinha bem pequena de cerejeira e plantei num vaso. A terra foi bem adubada com adubo orgânico.Plantei a cerejeira mas não demorou muito e logo caiu as folhinhas,agora só tem o pe sem folhas.,não sei se secou.O vaso esta num lugar que bate sol a tarde toda,mas este sol bate na cerejeira através de um vidro porque esta na sacada e uma parte tem vidro e a parte de cima é livre.Eu tenho molhado um dia assim e um dia não.Tem chance da cerejeira voltar a dar folhas?E quanto ao sol e a molhar um dia sim um dia não,posso continuar a fazer assim?
    Ana

    geane costa disse:

    Ola.
    Morro no estado do ES.
    Aqui é um pouco fresco em vista de alguns lugares.
    Oque voces acham da para tentar plantar?
    Gostaria de saber se tem alguma dica se tem algum problema plantar um pe só?

    Celio Roberto Cardoso disse:

    Boa tarde;acabei de ganhar um muda de cerejeira,não sei qual é a especie, se é frutífera ou não,posso planta-la no pomar?só sei que é incertada,muito obrigado.
    Fico aguardando a resposta

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.