Chifre de Viado

Plantas > Folhagens > Chifre de Viado

Características

A planta conhecida popularmente como chifre de viado no Brasil recebeu este nome por ter suas folhas semelhantes aos chifres de um veado, ela é também conhecida como Platycerium bifurcatum ou samambaia chifre de veado.

Esta espécie consiste em uma planta epífita nativa da Oceania que costuma ser cultivada pendurada em vasos nos interiores das casas, criando uma decoração de aspecto curioso graças as suas longas folhas verdes que se ramificam como um chifre de cabeça para baixo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta planta pode ser cultivada tanto em apoio próprio para epífitas, como emaranhados de fibras de coco que simulam xaxins, quanto em solo devidamente preparado, fértil e de alta drenagem. Quando cultivadas no exterior da casa, é necessário posicioná-la em local onde receba sombra parcial de outras plantas, pelo menos durante as horas mais quentes do dia, para que não tenha suas folhas queimadas.

Como Cuidar

Esta é uma planta de clima úmido, necessitando de irrigações periódicas para não se ressecar, embora sem nunca encharcá-la em demasia, o que poderia causar a aparição de fungos. Em geral esta planta não tem problemas durante as épocas frias do ano, desde que receba alguma iluminação para que possa realizar fotossíntese, já durante as épocas mais quentes, devemos ser cuidadosos com o sol a pino, que pode vir a queimar as suas folhas.

A adubação pode ser feita no final do inverno utilizando húmus, caso a planta esteja sendo cultivada em solo preparado, ou adubo químico para borrifar, rico em nitrogênio, próprio para epífitas.

67 comentários em “Chifre de Viado”

  1. Também aprendi com o amigo Quinsésimo. Vou cuidar melhor da minha samambaia ” chifre de viado”. Eu a tenho a mais de vinte anos. A medida em que ela foi crescendo,fui acrescentando fibras de coco e substituindo a bacia plástica onde a planta está apoiada. No fundo da bacia,adaptei uma mangueira de 1/2 polegada para não juntar água nas raízes.No verão não a deixo exposta ao sol; fica junto às outras plantas em local bastante sombreado e com certeza ela agradece respondendo com a sua beleza natural.Um abraço a todos e um feliz Natal.

Deixe uma resposta