Cica Revoluta

Plantas > Palmeiras > Cica Revoluta

Características

Esta pequena planta originária da China e também conhecida como palmeira sagu ou Cycas revoluta tem como característica principal um crescimento muito lento, o que faz dela uma ótima opção para quem pretende manter um jardim de plantas baixas, porém não abre mão de um clima tropical, com palmeiras na decoração.

Cultivo

Onde e Como Plantar

De hábitos tropicais, a palmeira Cycas revoluta necessita de uma boa dose de sol diariamente para viver bem vistosa, não precisa ser necessariamente sol direto durante todo o dia, porém é aconselhável várias horas por dia, o que dificulta o cultivo em interiores, que precisam ser bem abertos para a entrada de luz.

A proliferação dessa planta costuma ser feita a partir do plantio de suas sementes, porém devido à demora para o crescimento da mesma é aconselhável para pessoas que pretendem apenas decorar um jardim adquirir mudas prontas, ai basta fazer o transplante para uma cova em solo devidamente preparado.

Tipo de Solo

Tal qual a maioria das palmeiras, é aconselhável misturar muita areia grossa e fertilizante orgânico ao solo antes do plantio, isso para que ele fique com uma boa drenagem e alta fertilidade. Apenas tome cuidado para caso o solo já esteja altamente adubado, pois o exagero também não é bom para a planta.

Como Cuidar

Irrigue diariamente de forma a manter o solo sempre úmido, porém sem nunca encharcá-lo, a alta drenagem caso você misturou areia ao solo ajudará um pouco a não errar a dose.

Devido ao lento desenvolvimento dessa planta, desde que ela esteja suficientemente hidratada ela provavelmente não apresentará problemas por falta de nutrientes ou excesso de ramos mortos, logo, excepto se ela contrair alguma doença como fungos ou cochonilhas, o trato da Cica será bem simples.

151 comentários em “Cica Revoluta”

  1. Tenho uma cica que ganhei á cinco anos( muda),no ano passado apareceu várias pintas brancas observei que era fungos,peguei (SBP)de matar pernilongos e pulverizei amarelou várias folhas.o melhor mesmo acho que é conversar com alguem do ramo para indicar o remédio certo.plantei 10 mudinhas retirado dessa que ganhei pegaram só tres e realmente ela demora muito tempo para crescer.

  2. Bom dia. Moro em Lauro de Freitas – BA e em toda a cidade tenho relatos que as Cicas da cidade estão sofrendo da mesma doença que a minha.
    As cicas tem apresentado uma crosta esbranquiçada em suas folhas e caules, tornando as folhas com aspecto seco. Para tentar controlar a doença, já realizamos a poda total das folhas e aplicamos oleo deem conforme recomendado nos Hortos. Folhas novas já brotaram, mas estão apresentando novamente os mesmos sintomas. O que deve ser feito para salvar as plantas?

  3. Meu sagu, por baixo das folhas, estào que aparecendo umas bolinhas marrons, parecendo ser bichinhos. Me oriente, por favor. Ele está tão bonito!

    1. Então.. Aconteceu tb com a minha palmeira Cica. Peguei uma esponja dupla face e com a parte mais dura,molhei na agua e esfreguei folha por folha, removendo os bichinhos porque havia milhares. Ao final pulverizei com dimmy. Smsd

  4. Tenho uma palmeira cica (sagu) que desenvolveu no centro um enorme bola amarelada, meio peluda, com ovinhos rosados parecendo semente.
    O que fazer? Deixar ela se desenvolver? As folhas por fora estão ficando amreladas e com pintinhas. É assim mesmo? Obrigada.

    1. procedi da seguinte forma: abri a bola amarela (com as mãos mesmo) para que as folhas novas crescessem e continuei irrigando. Resultado: está mais linda agora e com folhas bem verdes.

  5. Adquiri uma muda de Palmeira Cica ou Sagu, no entanto, nunca desenvolveu, uma das duas folhas já amarelou, pega pouco sol, mas o ambiente é arejado.

Deixe uma resposta