Cuidar > Plantas > Floríferas > Ciclame

Ciclame

Características

Nata da Europa e da Ásia, essa é uma planta florífera muito cultivada em vasos graças a seu pequeno porte, menos de meio metro de estatura, folhas verde escuro e flores coloridas muito vistosas que contrastam com a cor de suas folhas causando um ótimo efeito no ambiente. Costuma florescer mais no final do inverno e início da primavera, podem ficar floridas o ano todo dependendo da forma de cultivo, porém tendem a morrer se passarem muito tempo a florescer graças ao enorme desgasto que isso causa a planta.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Geralmente é plantada em vaso, embora possa ser criada em área externa desde que devidamente protegida do sol a pino. Devemos sempre mantê-la em local que receba uma boa quantidade de iluminação indireta, ou então que receba luz direta de manhã ou a tarde. Utilize solo fértil, geralmente o que a planta vier plantada da floricultura já terá a composição ideal, porém se necessitar plantá-la em outro lugar, não esqueça de adicionar um pouco de adubo orgânico e NPK rico em fósforo no começo da floração.

Como Cuidar

O ideal é que reguemos essa planta em dias alternados, não podemos deixar o solo secar, porém o excesso de água também pode matar essa planta, que alias é bem sensível a doenças. Graças a isso esteja sempre atento em remover ramos mortos que podem ser um prato cheio para a proliferação de bactérias e fungos.

Após o termino da floração lembre-se de reduzir a água e não adicionar mais fósforo durante alguns meses para que a planta descanse por um tempo, você pode tentar manter a floração dessa planta por mais tempo que o natural através da rega e adubação, porém ela provavelmente morrerá em pouco tempo. Após o tempo de dormência, logo antes do inicio de uma nova época de frio, volte a adicionar um pouco de adubo orgânico e NPK ao solo.

Fotos em "Ciclame":

    Fatima cardoso disse:

    Quantas vezes tenho que regar um ciclame e um anturio e que espécie de adubo tenho que tenho que meter e qual o nome. Muito obrigada. Tenham um bom dia

    lesley disse:

    bom dia. ganhei um vaso de cíclame, será que posso deixa la em cima da mesa? ou devo deixa la na sacada, o problema que o sol bate pela manhã? ela vai gostar?
    obrigada!

    Valéria disse:

    Ganhei um vaso de ciclame, só que ficou bonito apenas 4 meses, agora as flores e as folhas caíram todas o que devo fazer??

    Daniel Piaia disse:

    Não abandone o vaso pois o ciclame rebrotará em alguns meses se ainda houver umidade na terra.

    Silvia DUTRA disse:

    COMPREI A MUDA E ESTAVA LINDA MAS LOGO COMEÇOU A APODRECER O CAULE. QUE DEVO FAZER?

    elisandra disse:

    meu ciclame ta morrendo. Ele começou a mofar e eu não sei o que fazer. se puder me ajudar.

    sayonara disse:

    Ola amiga!
    A cinco anos cultivo ciclame,verifique se o local onde ela esta não tem contato direto com sol ,se a saída em baixo de água esta suprindo a necessidade da saída e principalmente se você não está dando muita água assim você também poderá cultivar sua flores boa sorte.

    trersinha disse:

    o meu ciclame esta morrendo o que fazer

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.