Ciclame

Características

Nata da Europa e da Ásia, essa é uma planta florífera muito cultivada em vasos graças a seu pequeno porte, menos de meio metro de estatura, folhas verde escuro e flores coloridas muito vistosas que contrastam com a cor de suas folhas causando um ótimo efeito no ambiente. Costuma florescer mais no final do inverno e início da primavera, podem ficar floridas o ano todo dependendo da forma de cultivo, porém tendem a morrer se passarem muito tempo a florescer graças ao enorme desgasto que isso causa a planta.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Geralmente é plantada em vaso, embora possa ser criada em área externa desde que devidamente protegida do sol a pino. Devemos sempre mantê-la em local que receba uma boa quantidade de iluminação indireta, ou então que receba luz direta de manhã ou a tarde. Utilize solo fértil, geralmente o que a planta vier plantada da floricultura já terá a composição ideal, porém se necessitar plantá-la em outro lugar, não esqueça de adicionar um pouco de adubo orgânico e NPK rico em fósforo no começo da floração.

Como Cuidar

O ideal é que reguemos essa planta em dias alternados, não podemos deixar o solo secar, porém o excesso de água também pode matar essa planta, que alias é bem sensível a doenças. Graças a isso esteja sempre atento em remover ramos mortos que podem ser um prato cheio para a proliferação de bactérias e fungos.

Após o termino da floração lembre-se de reduzir a água e não adicionar mais fósforo durante alguns meses para que a planta descanse por um tempo, você pode tentar manter a floração dessa planta por mais tempo que o natural através da rega e adubação, porém ela provavelmente morrerá em pouco tempo. Após o tempo de dormência, logo antes do inicio de uma nova época de frio, volte a adicionar um pouco de adubo orgânico e NPK ao solo.

Fotos em "Ciclame":

    percila disse:

    Oi, tenho uma planta desta já faz 4 meses que ganhei com flor mais agora os botões não vigam eles morrem só as folhas cressem. O que devo fazer?

    maria teresa matos mendes nuncio disse:

    APESAR DE TER JARDINEIRO, NEM ELE NEM EU CONSEGUIMOS QUE OS CICLAMES VIVAM! ACREDITE QUE FICO MUITO TRISTE PORQUE TENHO DE TODAS AS CORES E É GOSTO MUITO. PODEM-ME AJUDAR SFF? FICAREI MUITO GRATA.

    MTERESA

    Felipe Alexandre disse:

    Boa noite,
    o mais importante é não deixar que ele fiquem com flores por muito tempo seguido, pois eles gastam muita energia e acabam definhando.
    Abraços.

    rejane disse:

    estou triste minha ciclame esta murchando mesmo regando com cuidado ja me informei sobre como cuida-la mas não estou tendo sorte.

    Ana Paula disse:

    Olá, ganhei 2 ciclame de presente, mas não sabia como cuidar delas, elas ficam dentro de casa pois moro em apartamento, não deixei na sacada por causa do sol, elas ficam na minha sala, onde tem claridade da rua e a porta da sacada fica aberta para entrada de vento, quanto tem, ó que neste final de semana elas começaram a murchar mas algumas fores continuaram nascendo, e agora elas estão murchas e caídas, acho que estão morrendo, me falaram para não colocar muita água, mas nem coloquei água desde que ganhei na semana retrasada, pois percebi que estavam encharcadas, uma delas ainda está com a terra molhada e a outra começando a secar, só borrifo água nas folhas e flores o que devo fazer para elas não morrerem? Agradeço a atenção

    Ellen disse:

    Nunca aguar por cima sempre colocar o vaso dentro de um vasilhame com água.Deixar uns 10 ou 15 minutos.Fazer isto uma ou duas vezes por semana.Colocar o valo onde recebe a luz do sul pela manhã,mas não raios de sol na planta.Veja se vai dar resultado.

    Bárbara Ladislau disse:

    Olá, eu comprei um ciclama mas não sabia o nome da planta ou como cuidar dela, mas sempre evitava de deixa-la no sol.porém, depois de alguns dias ela começou a murchar mas algumas fores continuaram nascendo. E agora ela está murcha e caída, acho que está morrendo. Não sei o que fazer. Será que é o clima quente da minha cidade? Moro em Maceió, AL.

    Mara Alves disse:

    Ganhei um vaso com essa maravilha e não sabia nem o nome..rsrs.. Adorei o nome e como cuidar dela.. Espero ter aprendido o suficiente para mantê-la bem viva e linda :D

    maria paula disse:

    a minha cíclame está linda, cheia de flores e botõezinhos, mas as folhas verdes estão murchando; a folha murcha, mas o cabo que a sustenta está bem verdinho… Por que?

    Camily disse:

    Ganhei uma Ciclame há 3 dias e estava com bastante dúvida como cuidar dela,como regar,adubar,trocar de vaso…mas cuidarei muito bem dela,depois dessas dicas.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.