Citronela

Plantas > Forrações > Citronela

Características

Esta espécie asiática também conhecida como Cymbopogon nardus consiste em uma forração herbácea da família das gramíneas que têm como principal característica o fato de produzir uma substância que além de dar-lhe aroma, é utilizada na confecção de alguns produtos, como o óleo repelente de citronela (um popular repelente natural de insetos como o pernilongo) e o chá de citronela, também utilizado para afastar insetos dos ambientes.

Suas longas folhas lanceiformes típicas de plantas monocotiledôneas também são úteis na confecção de adereços, como colares, pulseiras ou tecidos trançados.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta típica tropical que necessita de muito sol, solo fértil para prosperar e um pouco de cuidado para não amassá-la, uma vez que não é resistente a pisões. Assim sendo, antes de plantar sua muda de citronela encontre um local apropriado, fora do caminho das pessoas e com pouca sombra, misture uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo antes para aumentar sua fertilidade e efetue o plantio.

Plante-a de forma bem espaçada, deixando mais de meio metro (aconselha-se um metro se você não necessita de uma cobertura tão densa) entre cada mudinha, para que quando elas crescerem, não competirem muito entre si.

Como Cuidar

Esta é uma planta de clima úmido, por isso é aconselhável irrigá-la todos os dias, de modo a não deixar o solo secar completamente. Lembre-se apenas de não encharcá-lo demais, o excesso d’água é prejudicial a praticamente todas as plantas pois favorece a aparição de doenças como a ferrugem.

De tempos em tempos adicione um pouco mais de fertilizante orgânico sobre o solo, de modo a mantê-lo sempre fértil. A cada três anos em média, sua citronela começará a perder um pouco de sua boa aparência, necessitando então de ser replantada, basta fazer a divisão de touceiras e plantar as novas mudas criadas, que em breve estarão vistosas novamente.

15 comentários sobre “Citronela”

Deixe uma resposta