Como Evitar Estrias

Saúde > Pele > Como Evitar Estrias

Inicialmente nós apresentamos as causas e fases dessa doença no artigo “Causas das Estrias”, agora iremos se aprofundas em como evitar que elas surjam, uma vez que a prevenção é o melhor remédio, principalmente com doenças que deixam marcas bem difíceis (senão impossíveis em alguns casos) de se remover completamente.

A melhor forma de evitar uma doença é evitando suas causas, algumas delas são impossíveis de evitar em alguns casos, como engordar durante a gravidez, porém como já dito no artigo sobre as causas das estrias, apenas um fator sozinho não causa estrias, logo se você evitar os outros fatores causadores é possível sim passar a gravidez sem apresentar marcas visíveis de estrias.

Como as estrias costumam aparecer mais em áreas com maior concentração de gordura o primeiro passo para quem pretende garantir que não as terá é ter controle do seu próprio peso, e deve-se fazer isso sem utilizar métodos extremos como dietas rigorosas pois nesses casos você acabará engordando de novo quando parar de aplicar o método e durante essa engorda poderá desenvolver mais estrias.

Deve-se emagrecer utilizando formas sustentáveis que você possa continuar realizando para manter o peso após o emagrecimento, por exemplo, moderar a alimentação, mas sem passar forme, apenas diminua bastante os alimentos mais gordurosos e tenha uma rotina de exercícios diária, com isso você gradualmente perderá peso.

Outro fator que temos que anular é a falta de colágeno, e é muito importante lembrar que o colágeno só é corretamente usado pelo organismo na presença de vitamina C, logo você deve evitar que esses dois elementos faltem na sua alimentação, principalmente se estiver em alguma fase da vida que favoreça as estrias (como adolescência, gravidez, academia ou fazendo tratamento com hormônios).

A vitamina C pode ser encontrada principalmente nas frutas cítricas, logo uma laranjada ou limonada diariamente já resolve esse problema, porém deve-se beber o suco novo, assim que for feito, para que suas propriedades não se percam com o tempo; também temos vitaminas C em comprimidos e em “sucos de pózinho” atualmente, logo não deve ser difícil obter a quantidade correta dessa vitamina.

Já o colágeno pode ser obtido em grandes quantidades em carnes, principalmente as que ficam perto de ossos (costelas por exemplo), gelatina natural e geleia de mocotó. Caso por algum motivo na sua dieta não esteja presente nenhum desses elementos, existe colágeno hidrolisado a venda, basta consultar um farmacêutico.

Por fim é aconselhável hidratar bem a pele, embora algumas pessoas aconselhem qualquer tipo de hidratante dizendo que faz milagres, poucos tipos de cremes tem efeitos comprovados cientificamente, citarei abaixo os resultados dos testes que foram realizados (estou escrevendo isso no final de 2010, talvez novos testes com outros produtos venham a nos dar mais opções no futuro):

  • Manteiga de Cacau (ou produtos baseados em): É conhecido com um bom hidratante porém não existe comprovação cientifica de benefícios quanto a estrias. Logo não vejo porque usar se sua preocupação é com estrias, melhor focar nos produtos com eficácia garantida.
  • Produtos com Centella asiatica, vitamina E e colágeno hidrolisado: um dos estudos mais bem sucedidos no campo de produtos que evitam estrias foi realizado com produtos que possuem essa composição e eles foram capazes de abaixar de 60% para 30% a quantidade de grávidas que apresentaram estrias, além das estrias serem menores nas que utilizaram o tratamento. Procure cremes que possuam esses ingredientes!
  • Verum: Um teste feito pela companhia que produz o verum, creme composto por vitamina E, panthenol, acido hyaluronico, elastina e menthol mostrou que ele é útil na prevenção das estrias, porém o teste não teve grupo de controle, o que o torna duvidoso.

Veja também nosso artigo “Tratamento para Estrias”.

19 comentários em “Como Evitar Estrias”

Deixe uma resposta