Cróton

Por:

O Cróton é uma planta que está ganhando cada vez mais espaço em jardins e outros locais com fins ornamentais, pois é uma planta bonita e simples de cuidar.

Esta planta também é conhecida pelos nomes de folha-imperial e louro-variegado, e possui origem asiática.

Seu grande atrativo está em sua folhagem exuberante. Seu caule possui textura lenhosa ou semi-lenhosa e suas folhas são brilhantes e podem assumir vários formatos, como ovais, afiladas, retorcidas ou arredondadas. O tamanho das folhas também pode variar.

Outra coisa que chama a atenção nesta planta é que sua folhagem além de possuir tamanhos e formatos variados, ainda apresentam coloração exuberante mesclando cores como roxo, vermelho, branco, rosa, amarelo, laranja ou verde, criando diversas combinações que tornam a planta única e bonita.

As cores podem aparecer como pequenas manchas nas folhas, ou cobrindo toda a borda das folhas, ou apenas o centro e as nervuras.

O Cróton pode chegar a uma altura de até 3 metros, sendo que curiosamente suas flores tem pouco valor ornamental, pois são suas folhas que concentram a beleza desta planta.

Existem diversas variedades de Cróton, sendo algumas das mais famosas a Sanderi, a Aureo-maculatum, a Majesticum entre outras.

Essas plantas podem ser usadas como atrativo ornamental isolado ou podem também ser plantadas em conjunto para formar cercas vivas coloridas, que proporcionam um contraste muito bonito devido à variedade de suas cores.

Em alguns casos os Cróton podem ser cultivados em ambientes internos, desde que recebam bastante luz e também umidade. Esta planta não se adapta ao ar-condicionado. Portanto é indicada para áreas de luz, sala e outros ambientes abertos e que não tenham ar-condicionado.

O Cróton não tolera ar condicionado pois não se desenvolve em locais frios, e também não suporta geada. Esta planta não se desenvolve em locais muito frios.

Cultivo

Os Crótons devem ser cultivados em local que receba sol pleno ou no mínimo sombra parcial.

O solo em que são plantados deve ser fértil e leve, sendo que deve ser enriquecido com material orgânico, que pode ser encontrado facilmente em lojas de jardinagem.

As mudas devem ser regadas regularmente para que não se desidratem, mas o solo não pode ficar encharcado portanto o ideal é regar com mais frequencia utilizando menos quantidade de água. Uma boa dica é regar a planta ao amanhecer ou entardecer, para que o Cróton aproveite mais a água.

A multiplicação deste vegetal é feito tanto por estaquia quanto por alporquia, mas o plantio e manipulação deve ser feito com cuidado pois a seiva do Cróton pode causar irritações na pele.

Caso não domine a técnica, algumas lojas de jardinagem fazem o serviço com plantas selecionadas, garantindo a qualidade da muda.

O Cróton pode ser também plantado em vasos para enfeitar interiores. Neste caso o local em que o vaso será colocado é de suma importância uma vez que a planta deve receber luz solar e não tolera o frio.

Quando crescem no interior da casa, é comum as plantas ficarem com as folhas empoeiradas. Para que elas se mantenham sempre bonitas a dica é limpar as folhas delicadamente usando apenas água.

Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na água, caso contrário a planta pode não se desenvolver e chegar mesmo a morrer.

Seguindo essas regras de cultivo o Cróton vai crescer bonito e saudável, sendo uma excelente opção para ornamentar jardins.

    vanda disse:

    Bom dia, comprei um vaso grande para colocar minha cróton e tudo foi feito la mesmo onde comprei, não tive participação nenhuma. Nunca tive uma planta na minha casa. Essa seria a primeira e ela estava linda, de porte médio, cheia de flores coloridas. Procurei saber tudo sobre ela pra nao fazer nenhuma bobagem. Reservei um cantinho próprio para ela, numa varanda com sol somente pela manha, fresca, com luz, tudo direitinho como li na internet . Sobre a agua , coloquei no inicio um pouququinho, porque o rapz de la onde comprei me disse q nem precisava por enquanto, pois ela n á de muita agua, que o truque seria colocar meu dedo na terra e se sujasse n precisaria colocar agua, so barrufava mesmo nas folhas. Tem 4 dias que as folhas começaram a cair, caindo assim inteirinhas , bonitas. Hoje mesmo assim que acordei, la estavam mais folhas, uma 6 folhas. Daqui a pouco não terá mais nenhuma. Ela era tao cheia e esta agora tao vazia. Por favor, me diz o que fazer?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.