Dracena

Plantas > Árvores > Dracena

Características

Dracena é o nome de um gênero de plantas possuidor de várias espécies arbóreas, sendo as mais comuns arbustos de porte médio utilizados na formação de maciços para a decoração de jardins, e algumas espécimes maiores, conhecidos como dragoeiros, que atingem estaturas bem elevadas, que graças a isto são classificadas como árvores.

As dracenas geralmente apresentam grupos de folhas alongadas e estendidas de forma arredondada, formando círculos ou semicírculos, ficando em alguns casos com a aparência da palma de uma mão de muitos dedos. A coloração das folhas variam desde tons de verde, por vezes com listras variegadas, até vermelho escuro.

Existe até mesmo algumas espécies não pertencentes ao gênero Dracena que são chamadas de dracenas graças a sua enorme semelhança, é o caso da Cordyline terminalis, popularmente conhecida como dracena vermelha, uma vez que apresenta diferentes cores quentes, como rosa, vermelho e roxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

A maioria das espécies, principalmente as de maior porte, suporta sem problemas serem cultivadas sob o sol. A exceção fica por conta das menores espécies, tais como a Dracena fragans, ou erva de Ogum, que se desenvolve melhor na meia sombra, sendo geralmente plantada em vasos.

Lembre-se que as dracenas são plantas de origem tropical, geralmente elas enfrentam problemas se plantadas em locais de inverno rigoroso e muita geada.

Para fazer o plantio das maiores dracenas, escolha um local de boa luminosidade e transfira o torrão da planta para uma cova cercada por solo fofo e enriquecido com um pouco de adubo orgânico, de modo a facilitar o crescimento da planta fornecendo-a nutrientes suficientes.

Como Cuidar

Aconselha-se regas diárias nestas plantas, obviamente sem encharcar o solo, para que não haja a proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem. Podas de formação são dispensáveis, excepto talvez se você estiver cultivando espécies como a Dracena de madagascar e não deseja que ela fique demasiadamente alta. Podas de limpeza podem vir a ser úteis para remover folhas murchas nas menores espécies da planta.


Veja mais “Fotos de Dracenas”.

28 comentários em “Dracena”

  1. Pessoal! Limpem as folhas com cuidado sempre e não deixem a terra muito encharcada de água prq pode apodrecer… Essa planta é fácil de cuidar, pesquisem na internet, olhem os sites, entrem diréto no Google tem todas as informações que precisamos, planta é tudo de bom!!!
    Boa sorte!! 😀

  2. Que pessoas grosseiras!!!
    O mundo está perdido, temos que ter paciência para ensinar as pessoas, se elas pedem ajuda é prq tem interesse em recuperar as plantinhas e cuidar melhor delas…
    Sejam educados, educação é a base de tudo.

  3. Aline, você é demasiadamente grosseira. Estas pessoas estão perguntando para aprenderem a cuidar de suas plantas. Pare de ser ríspida, não é de bom tom, nem para você e nem para o site.

    SDS

    1. Essa Aline é folgada!!!! Um absurdo uma pessoa ser tão sem educação!!!!
      Temos que ter paciência para ensinar as pessoas, seja educada, pare de ser grossa e sem educação!!!

  4. Boa Tarde, tenho tres dracena fragans e todas estão com a pontas das folhas ficando mortas e as folhas antingas com furos as folhas que estão nascendo depois que atigem o tamanho começam a ficar igual as outras. Essas plantas eram da minha mãe (que faleceu) e eu não entendo muito, me ajudem não queria deixar morre-las a minha mãe adorava. Tenho mantido elas na sombra. ta correto?

    1. Marcela da uma olhada no Google para VC pesquisar, tem tbm vários sites, acho melhor a pesquisa, eu tenho essa planta e está linda!!!! Pesquisei sobre ela no Google e sites, acho que facilita e fica melhor a explicação, não é difícil de cuidar, limpe sempre as folhas com cuidado e procure não encharcar muito com água, ela fica linda 😀
      Boa sorte!!! Bjos 🙂

Deixe uma resposta