Dracena

Plantas > Árvores > Dracena

Características

Dracena é o nome de um gênero de plantas possuidor de várias espécies arbóreas, sendo as mais comuns arbustos de porte médio utilizados na formação de maciços para a decoração de jardins, e algumas espécimes maiores, conhecidos como dragoeiros, que atingem estaturas bem elevadas, que graças a isto são classificadas como árvores.

As dracenas geralmente apresentam grupos de folhas alongadas e estendidas de forma arredondada, formando círculos ou semicírculos, ficando em alguns casos com a aparência da palma de uma mão de muitos dedos. A coloração das folhas variam desde tons de verde, por vezes com listras variegadas, até vermelho escuro.

Existe até mesmo algumas espécies não pertencentes ao gênero Dracena que são chamadas de dracenas graças a sua enorme semelhança, é o caso da Cordyline terminalis, popularmente conhecida como dracena vermelha, uma vez que apresenta diferentes cores quentes, como rosa, vermelho e roxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

A maioria das espécies, principalmente as de maior porte, suporta sem problemas serem cultivadas sob o sol. A exceção fica por conta das menores espécies, tais como a Dracena fragans, ou erva de Ogum, que se desenvolve melhor na meia sombra, sendo geralmente plantada em vasos.

Lembre-se que as dracenas são plantas de origem tropical, geralmente elas enfrentam problemas se plantadas em locais de inverno rigoroso e muita geada.

Para fazer o plantio das maiores dracenas, escolha um local de boa luminosidade e transfira o torrão da planta para uma cova cercada por solo fofo e enriquecido com um pouco de adubo orgânico, de modo a facilitar o crescimento da planta fornecendo-a nutrientes suficientes.

Como Cuidar

Aconselha-se regas diárias nestas plantas, obviamente sem encharcar o solo, para que não haja a proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem. Podas de formação são dispensáveis, excepto talvez se você estiver cultivando espécies como a Dracena de madagascar e não deseja que ela fique demasiadamente alta. Podas de limpeza podem vir a ser úteis para remover folhas murchas nas menores espécies da planta.


Veja mais “Fotos de Dracenas”.

18 comentários em “Dracena”

    1. Meu Deus! Se a raiz esta encharcada, o que você acha de deve fazer?

      Prepare um novo vaso com bastante argila expandido, filtro para drenagem eficiente antes e colocar a terra. Certifique-se que a terra tem bom nutrientes. adubação a cada mes nesses meses de inverno. borrife agua nas folhas diariamente, luz sem sol, e NÃO ENCHARQUE A PLANTA! Você vai mata-la! Ela gosta de agua, mas precisa ter uma boa drenagem e não encharca-la. Se cuida matadora de dracenas!

      1. corte um pedeço de 20cm do galho, retire as folhas das inferiores e coloque em agua ou areia muito umida (5cm dentro da agua. (trocar a agua todo dia para evitar dengue), em 30dias vai surgir raizes e voce podera replantar.

    1. Você esta matando sua planta.

      Claridade, sem sol direto. adubo 10-10-10 ou liquido.
      veja se o dreno nao esta entupido. não encharcar nem deixa-la seca. Borrife agua todos os dias nas folhas. arrante as folhas a medidas em que elas ficarem secas.
      Senao puder fazer, doe para alguem que gosta de plantas. grata

Deixe uma resposta