Cuidar > Plantas > Árvores > Dracena

Dracena

Características

Dracena é o nome de um gênero de plantas possuidor de várias espécies arbóreas, sendo as mais comuns arbustos de porte médio utilizados na formação de maciços para a decoração de jardins, e algumas espécimes maiores, conhecidos como dragoeiros, que atingem estaturas bem elevadas, que graças a isto são classificadas como árvores.

As dracenas geralmente apresentam grupos de folhas alongadas e estendidas de forma arredondada, formando círculos ou semicírculos, ficando em alguns casos com a aparência da palma de uma mão de muitos dedos. A coloração das folhas variam desde tons de verde, por vezes com listras variegadas, até vermelho escuro.

Existe até mesmo algumas espécies não pertencentes ao gênero Dracena que são chamadas de dracenas graças a sua enorme semelhança, é o caso da Cordyline terminalis, popularmente conhecida como dracena vermelha, uma vez que apresenta diferentes cores quentes, como rosa, vermelho e roxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

A maioria das espécies, principalmente as de maior porte, suporta sem problemas serem cultivadas sob o sol. A exceção fica por conta das menores espécies, tais como a Dracena fragans, ou erva de Ogum, que se desenvolve melhor na meia sombra, sendo geralmente plantada em vasos.

Lembre-se que as dracenas são plantas de origem tropical, geralmente elas enfrentam problemas se plantadas em locais de inverno rigoroso e muita geada.

Para fazer o plantio das maiores dracenas, escolha um local de boa luminosidade e transfira o torrão da planta para uma cova cercada por solo fofo e enriquecido com um pouco de adubo orgânico, de modo a facilitar o crescimento da planta fornecendo-a nutrientes suficientes.

Como Cuidar

Aconselha-se regas diárias nestas plantas, obviamente sem encharcar o solo, para que não haja a proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem. Podas de formação são dispensáveis, excepto talvez se você estiver cultivando espécies como a Dracena de madagascar e não deseja que ela fique demasiadamente alta. Podas de limpeza podem vir a ser úteis para remover folhas murchas nas menores espécies da planta.


Veja mais “Fotos de Dracenas”.

Fotos em "Dracena":

    silvana wons disse:

    Tenho a dracena tricolor, duas astes dela secou. … como faço para salvá lá? Não quero que morra.

    silvana wons disse:

    Tenho a dracena tricolor, duas astes dela secou. … como faço para salvá lá?

    Mikel Ubiria disse:

    Minha dracena quebrou a parte de cima onde sai as folhasnovas como faço para ela não morrer

    grace disse:

    bom dia, tenho uma Dracena de Madagascar e queria saber como fazer ela ter ramificações, ela cresce em tronco único, está com 1m e seu caule tem muitas folhas.

    Simone Barra Bonita disse:

    Bom dia pessoal, minha Dracena fica aqui no meu escritorio, pega sol das 9 as 11 da manhã sob a proteção da porta do escritorio que é de Vidro, não chega a ser sol direto. Notei que as folhas estão com as pontinhas envelhecidas e algumas amarelando, minha dracena é a tricolor, o que posso fazer pra ajudar minha plantinha a ficar mais bonita e saudavel.
    Obrigada
    Beijos

    Elisabete disse:

    Olá Bom dia

    Possuo uma Dracena vermelha plantada em vaso no meu jardim de inverno,( que é aberto na parte de cima ) tenho percebido que ela tem no tronco algumas manchinhas parecendo bolor e em algumas folhas apareceram pontos queimados,como devo proceder a respeito? No aguardo de sua atenção

    Elisabete

    Helenice disse:

    Tenho em casa a dracena tricolor e as pontinhas das folhas estão feias e envelhecidas. Qual será a causa e o que devo fazer? Peço a ajuda de vocês. Obrigada. Helenice

    Alam Musa dos Santos disse:

    Bom dia, gostaria de saber como faço a poda da Dracena, pois tenho em casa e ela esta muito grande.
    A que eu tenho é a tricolor.
    Obrigado
    Abraços

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.