Eugênia

Plantas > Arbustos > Eugênia

Características

Neste artigo trataremos do arbusto popularmente conhecido como eugênia e que possui nome científico “Eugenia sprengelli”. O nome eugênia pode se referir também à várias plantas diferentes do gênero eugênia, várias delas frutíferas conhecidas tais como a grumixama, pitanga, cabeludinha, uvaia, pitomba e jambolão.

A eugênia caracteriza-se por ser um arbusto de porte médio, dificilmente superando três metros de estatura, de fácil moldagem, o que faz desta planta uma ótima escolha para enfeitar jardins decorados de forma topiária, isso é, com podas que modelem as plantas em formatos artísticos. Geralmente plantam-se várias eugênias em formatos de “bolinha”, gerando um efeito bem bonito.

Cultivo

Em geral não temos muitos problemas no cultivo dessa planta, plantando-a em local com boa luminosidade, utilizando um solo típico tropical (rico em nutrientes e de boa drenagem) e regando de forma a nunca deixá-lo ficar seco, mas sem nunca encharcá-lo, a planta desenvolvera-se bem.

O maior incomodo encontrado por quem deseja fazer um jardim topiário é a necessidade de podar a planta frequentemente para mantê-la no formato apropriado, o que pode ser entediante para pessoas que não são muito apegadas ao trato de plantas e não contam com a ajuda de um jardineiro.

Outra forma curiosa de cultivo de eugênias é em formato de bonsais, veja mais em “Bonsai Eugênia”.

13 comentários em “Eugênia”

  1. Por favor, gostaria de saber como resolver o problema de umas bolinhas brancas nos galhos da minha planta.São fungos? E como devo adubar minha Eugênia. Desde já agradeço a atenção.

Deixe uma resposta