Falta de ar

Por:

A falta de ar pode ser sintoma de uma série de doenças, por isso deve ser sempre tratada com atenção, mesmo que não seja nada grave.

Pessoas que sofrem com o problema geralmente tem a sensação de que não conseguem respirar profundamente, ou sofrem com surtos de falta de ar.

São vários os motivos que podem desencadear a falta de ar, mas alguns não são preocupantes. Por exemplo, é comum a pessoa apresentar um pouco de falta de ar quando pratica algum exercício aeróbico de grande intensidade.

Em alguns casos a falta de ar pode ser acompanhada de outros sintomas, ou só acontece em alguns casos específicos, e nesses casos todos os sintomas devem ser levados em consideração. Veja os casos mais comuns de falta de ar.

Falta de ar à noite

Algumas pessoas só sofrem com falta de ar a noite, e as causas podem ser variadas como mau posicionamento na hora do sono, a altura do travesseiro, asma, alergias entre outros motivos. O diagnostico é feito com exame clínico para encontrar o possível motivo do problema e da análise da postura do paciente e outros detalhes que podem indicar o motivo da falta de ar.

O tratamento é feito de acordo com o diagnostico efetuado, podendo tratar a doença que provoca a falta de ar ou modificando os hábitos do paciente.

Falta de ar na Gravidez

Embora geralmente o problema seja devido à pressão que o bebe faz sobre o diafragma, o ideal é procurar um médico e relatar os sintomas sentidos.

Quando a falta de ar ocorre durante a gravidez é preciso ficar atento para possível insuficiência cardíaca, anemia ou excesso de progesterona. A falta de ar pode se agravar se a grávida permanecer sentada e não realizar atividades físicas.

O diagnóstico inclui exame e análise do relato da paciente, e o tratamento também varia de acordo com o diagnóstico obtido.

Cansaço

Se a falta de ar for acompanhada de cansaço pode ser indicio de insuficiente pulmonar ou doenças como bronquite, asma entre outros problemas, portanto o ideal é procurar imediatamente o médico.

Coração acelerado

A insuficiência cardíaca também pode acompanhar a falta de ar e pode indicar várias doenças, como a insuficiência cardíaca.

Também caracteriza um caso mais grave e deve possuir acompanhamento médico.

É comum sentir mais de um sintoma relacionado à falta de ar, como cansaço e coração acelerado. O ideal é procurar um médico que vai diagnosticar corretamente e propor um tratamento adequado, que geralmente consiste em atacar a doença causadora da falta de ar.

Em alguns casos é recomendada a prática de atividades físicas como a natação, que melhora bastante a eficiência do aparelho respiratório.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.