Cuidar > Plantas > Palmeiras > Fênix

Fênix

Características

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.

Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.

Fotos em "Fênix":

    Marilda+de+Araujo disse:

    Tenho a palmeira Fenix, ela esta com as folhas amarelas e secas,eu que eu devo fazer para recupera-la.Obrigada.

    Eliane disse:

    Tenho uma palmeira fenix, e suas folhas estao ficando amarelas e secas, o que faço para recupera-la. Obrigada.

    Eliane disse:

    Tenho uma palmeira fenixs folha estao ficando amarelas e secas como faço recupera-la.Qual a causa dessas folhas amarelas. Obrigado.

    Valmário Marques disse:

    Saudações, amigos. Possuo uma Fenix de dois troncos sob um só torrão. Ela está com apoximadamente 2m de estatura. Eu a replantei há 03 meses, mas parece que a planta não está reagindo bem à mudança. As palhas estão amarelando e secando da ponta para extremidade. A planta está numa área que dá sol das 09 às 12hs e o vento, quando tem, é moderado. Recentemente coloquei adubo orgânico (esterco), mas não estou percebendo reação. Vocês tem alguma sugestão? Desde já, agradeço.

    Orlanda Lori disse:

    achei muito interessante a demonstração de mudas com aparencias saudaveis isto cativa os olhos de quem gosta de jardim bonito como eu . Obrigada.

    Orlanda Lori disse:

    Olá!
    Gostaria muito de saber como plantar e quando a semente da palmeirinha fenix q tenho no jardim.Produziu dois cachos que ja estão na fase avermelhada escura. Obrigada.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.