Fênix

Plantas > Palmeiras > Fênix

Características

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.

Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.

45 comentários sobre “Fênix”

  1. Oi eu quero compra uma fênix mas estou com medo que ela cresça muito …. Gostaria de sabe qual seria a mais indicada pois quero que fica pequena para não tampa a visão dá minha casa.

  2. ola boa noite eu tenho uma palmeira fexix. a 2 meses ela esta com as folhas secas eu molho 2 vezes por semana. eu nao ssri o que esta acontecendo me ajuda por favor obrigado

  3. Olá, será que me poderão ajudar!!! tenho uma palmeira phoenix roebelinii trigémea por volta de 15 anos plantada no solo e tenho dois troncos que aparece com as pontas secas e mal conseguem arrebentar só um dos troncos da palmeira é que está completamente viçosa e verde sem problemas! Haverá alguma cura que poderei fazer para salvar ainda?
    Obrigado

  4. Gostaria de uma ajuda , meu fênix está com as folhas com aperencias de secas ,e não está desenvolvendo , o ponteiro está meio torto , não sei o q fazer ,molho regularmente , está no jardim ensolarado da casa .
    Chamei o paisagista e ficou lindo,em Junho já vai fazer um ano , e ele está morrendo será ? muito preocupada , obrigada .

    1. A fenix é uma planta forte, é difícil morrer. a. se vc tem cachorro no jardim ele pode usa-la como sanitário e a urina animal é bastante forte e pode matar uma planta, nesse caso se aconteceu regue bastante a planta para dissolver a urina e afaste o animal da planta.
      b.se sua casa é nova e no local em que ela foi plantada foi utilizado com um ponto dos pedreiros fazer massa, o cal que lá permaneceu quando em contacto com a água ele fermenta e prejudica a planta.
      c. pode as folhas só deixando a folha guia (nova) e regue com uréia ( 1 copo dissolvido em 5 litros de água e regue a planta cada 3 meses). d. a folha esta torta na da ver isso é natural na palmeira fenix.
      A fenix é uma planta super forte e vai bem em qualquer lugar, não desanime, boa sorte.

    1. A fenix é uma planta fácil de remoção,
      elimine 30% das folhas , faça uma escavação em volta dela num diâmetro de 80 (oitenta) centímetros por 60 (sessenta) de profundidade. Já no final com a ferramenta de uma pequena afunilada no torrão da planta e forçando no tronco ela ira se soltar do solo e daí carregue para onde quiser.
      Obs: amarre as folhas para cima para não atrapalhar a remoção só soltando quando já estiver planta em outro local. Quando fizer o buraco onde ela será plantada, jogar água (5 litros + ou -) para assenta-la na umidade.

Deixe uma resposta