Fênix

Características

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.

Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.

Fotos em "Fênix":

    Erika disse:

    Tinha três fenix mas delas morreu e a segunda está quase morrendo. gostaria de saber o que eu estou fazendo de errado se vcs podem me dar alguma dica ???

    Marlene disse:

    tenho uma palmeira fenix em meu apartamento,em uma saca ampla e bem soleada, porém ,minha palmeira, está um pouco abatida,mesmo bem cuidada, parece que tem dificuldades de se adptar.
    Responder
    Obrigada

    Regina disse:

    Olá! Tenho um fênix plantado no chão, ele está com o tronco rachado, porém com folhas muito bonitas e vistosas. O que pode estar acontecendo com o tronco?..

    Regina disse:

    continuando… o tronco está com fissuras, e as vezes formigas ficam passeando por ele, mas tem e folhas e sementes vistosas…

    Elizabeth Madalena lopes. disse:

    Possuo 3 fênix no litoral, elas estão lindas, gostaria de saber de devo descartar (podar) as folhas inferiores em tempo em tempo mesmo estando saudáveis.

    LINA disse:

    oi por favor tenho 2 fenix , do lado da minha pscina perto de uma parede e ja replantei elas mais noto que elas ficam com as folhas de baixo secas , e meia amareladas , nao sei se é falta de espaço ou adubo , aa e nao coloquei arrei grossa sera q é isso ….. o q esta acontecendo

    Carlos Eugênio disse:

    Bom dia! Plantei duas mudas, ao mesmo tempo, porém enquanto uma está crescendo, sempre tem folhas novas, a outra não vai pra frente. nem os brotos novos cresceram, já tem quase um ano que foi transplantada. Como saber se ela morreu ou se dá para salvar?

    Obrigado!

    alfredo disse:

    NO CASO DA REPRODUÇÃO POR SEMENTES, COMO DEVEM SER PLANTAS, EM VAZOS DE PLASTICO, EM SACOS COMO O DE CAFÉ, E QUANTOS SEMENTES POR RECIPIENTE? A SEMENTE DEVE SER RETIRADA DA ARVORE QUANDO ELA ESTA VERMELHA, OU DEIXAR SECAR NO PÉ?

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.