Fênix

Características

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.

Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.

32 comentários em “Fênix”

  1. boa tarde! por gentileza gostaria de uma informação o mais breve possível, pois tenho uma fenix á cinco meses adoro, muito linda, bom nesse sábado fui eliminar algumas folhas secas, limpar seu vaso, e um espinho entrou na parte de cima da minha mão e desde então está muito dolorida.
    quero saber se a mesma tem algum veneno, gostaria muito de saber, preciso tomar alguma providencia, pois sou leiga com no assunto de plantas.
    estou no aguardo e muito obrigada pela atenção.

    1. olha tenho fenix faz muitos anos e sempre que vou tirar algumas folhas secas e vira e mexe entra um espinho na minha mão e ate n pé doi muito ne mas no outro dia ja ta bom as vezes que demorou para sarar e pq o espinho quebrou la dentro e so tirar com uma agulha e depois passar uma pomada…e cuidado da procima vez principalmente com o olhos sempre coloco oculos para proteger…bjao

  2. plantei uma palmeira fenix num vaso para colocar na sala em meu apartamento em local bem ilumindo, plantei com terra adubada, alem de aguar oque tenho mais que colocar e de quanto em quanto tempo para ela crescer e ficar sempre bonita, grato

Deixe uma resposta