Fênix

Plantas > Palmeiras > Fênix

Características

O gênero de plantas popularmente conhecidas como palmeiras fênix é chamado Phoenix, nele se encontram algumas espécies como a Phoenix roebelenii (tamareira de jardim ou tamareira anã) e a Phoenix canariensis (palmeira tamareira ou palmeira das canárias).

As menores espécies desse gênero, como a tamareira anão, não atingem estaturas muito elevadas, limitando-se a apenas uns dois ou três metros de estatura. Já por outro lado, este gênero possui algumas plantas bem grandes, como a tamareira das canárias que pode ultrapassar vinte metros de estatura.

Todas estas espécies de palmeiras apresentam copa densa (para o padrão de uma palmeira), com uma quantidade bem grande de ramos foliares, dando uma aparência imponente para a planta, principalmente nos exemplares maiores.

Como Cultivar

Inicialmente devemos escolher onde plantá-la, jardins ensolarados em casa já provêm espaço suficiente para os menores exemplares desse gênero, já quanto aos maiores, aconselha-se espaços amplos em casas de campo. A tamareira anã é capaz de sobreviver até mesmo em interiores espaçosos, como os de shopping centers, desde que em vasos bem grandes.

Após isto, devemos preparar uma cova ligeiramente maior que o torrão da planta e preenchida com solo de boa fertilidade e drenabilidade, para obtermos isto, misture à terra um pouco de adubo orgânico e areia grossa.

Após o plantio, irrigue periodicamente, principalmente em tempos mais quentes ou secos. Reforce a fertilidade do solo semestralmente para manter a planta bem nutrida. Obviamente sem nunca exagerar, nem na água nem no fertilizante.

38 comentários em “Fênix”

  1. Gostaria de uma ajuda , meu fênix está com as folhas com aperencias de secas ,e não está desenvolvendo , o ponteiro está meio torto , não sei o q fazer ,molho regularmente , está no jardim ensolarado da casa .
    Chamei o paisagista e ficou lindo,em Junho já vai fazer um ano , e ele está morrendo será ? muito preocupada , obrigada .

Deixe uma resposta