Figueira

Plantas > Árvores > Figueira

Veja também nosso artigo “Bonsai Fícus” para informações sobre como fazer bonsais com esta planta.

Características

O nome fícus ou figueira é dado a todas as espécies do gênero Ficus, incluindo a planta frutífera Ficus carica (figueira comum) e a planta comumente utilizada para decoração interna, incluindo bonsais, a Ficus benjamina ou figueira brava, que não deve ser confundida com a primeira por não produzir frutos comestíveis.

Por mais que seja uma árvore de grande porte em condições naturais, superando os vinte metros de estatura facilmente e possuindo raízes bastante agressivas, que costumam causar muitos problemas nas cidades, se plantada em local de espaço e nutrição limitados, a figueira passa a crescer muito lentamente, podendo assim ser utilizada até mesmo envasada dentro de casa.

Seu maior apelo decorativo é o caule claro e copa com muitas folhas, embora a planta também apresente seus frutos que atraem passarinhos e pequenas flores brancas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Acostumada a sobreviver no clima agressivo da Oceania, o fícus tornou-se uma planta de enorme resistência e agressividade, assim sendo é fácil escolher um local onde a planta crescerá bem, o difícil é encontrar um local onde ela não atrapalhará construções, uma vez que suas raízes podem derrubar paredes, destruir canos e calçadas, por isso não se aconselha seu plantio no solo de cidades.

Já se o objetivo for cultivá-la envasada, a planta ficará um pouco debilitada, logo devemos manter o vaso sempre em local de clima ameno e com boa luminosidade, senão suas folhas amarelarão e a planta poderá vir a morrer.

Como Cuidar

Esta planta não precisa de muitos cuidados quando plantada direto no solo, uma vez que crescerá rapidamente e se tornará muito resistente. O problema encontra-se quando necessitamos de controlar o tamanho de uma figueira, o que a deixa muito fragilizada, logo tenha sempre o cuidado de irrigar periodicamente (porém sem encharcamentos) e semestralmente reforçar os nutrientes da terra com adubo orgânico, além de verificar se é necessário um vaso maior (o que ocorre caso as raízes comecem a se apertar demais).

3 comentários em “Figueira”

Deixe uma resposta