Fitoterapia

Plantas > Medicinais > Fitoterapia

A fitoterapia consiste na utilização de vegetais para fazer receitas farmacêuticas como extratos, tinturas, capsulas e pomadas para o tratamento de doenças. A palavra fitoterapia é originária do grego e quer dizer tratamento vegetal (phyton = vegetal e therapeia = tratamento).

No Brasil existe legislação específica por parte ANVISA para o uso de fitoterápicos, visando garantir qualidade e uniformidade nos produtos finais.

Embora seja usada há milênios pela humanidade, é preciso ter cuidado ao usar os remédios fabricados através dessa técnica, uma vez que eles podem provocar efeitos colaterais. Novamente, o ideal é procurar um médico que indicará o melhor tratamento.

Plantas medicinais e seus usos

As plantas medicinais estão sendo cada vez mais procuradas, inclusive por pessoas que desejam emagrecer. Veja abaixo algumas das principais plantas medicinais, incluindo algumas usadas para auxiliar no emagrecimento:

  • Capuchinha: usada para tratamento de anemias e de escorbuto (carência de vitamina C). Fácil de cultivar em hortas.

  • Babosa: possui propriedades cosméticas bastante apreciadas, além de atuar como poderoso cicatrizante e bactericida.

  • Carqueja: a carqueja atua sobre o fígado e intestinos, ajudando no tratamento de doenças digestivas, assim como no alivio de mal estar estomacal. A carqueja também pode ser usada como emagrecedor, por atuar sobre o fígado ajudando a digerir gorduras que de outra forma se acumulariam no organismo.

  • Chá verde: o chá verde possui diversos benefícios, sendo que o principal é acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gorduras pois age quebrando a célula de gordura, fazendo com que fique mais fácil eliminá-la.

  • Alcachofra: possui diversos efeitos benéficos ao organismo, ajudando o fígado a processar a gordura. Também é usado para auxiliar no emagrecimento, sendo usado para fazer chás.

  • Erva-doce: assim como a Camomila e a Erva-Cidreira, possui efeitos calmantes, atuando sobre o sistema nervoso. Pode ser usada também para combater insônia.

  • Canela: a canela possui algumas propriedades medicinais, sendo muito utilizada como termogênico, auxiliando o organismo a queimar mais gordura e se manter ativo.

Além dessas existem várias outras plantas medicinais que podem auxiliar a manter a saúde. No entanto é sempre importante frisar que antes de iniciar qualquer tratamento, mesmo um natural, é preciso procurar orientação.

Deixe uma resposta