Flor de Maio

Plantas > Floríferas > Flor de Maio

Características

Também conhecida como Cacto do Natal, Cacto da Pascoa, Flor de Seda ou Schlumbergera truncata, essa suculenta brasileira se caracteriza por ser uma epífita da família dos cactos (porém sem espinhos) que apresenta lindas flores que aparecem próximo à época de virada de ano.

Cultivo

Onde e Como Plantar

As epífitas são plantas que crescem sobre outras sem parasitá-las. O local ideal para você criar sua Flor de Maio é apoiada sobre outra árvore ou pedra de forma a receber uma boa iluminação, porém ficar protegida do sol a pino que pode fazer com que suas flores fiquem menos vistosas.

Outra forma mais prática de plantá-la é utilizando vasos com substrato próprio para epífitas, geralmente xaxim misto com terra vegetal, húmus e areia grossa.

Como Cuidar

Devemos irrigar a planta de forma a nunca deixar que ela se resseque muito, geralmente epífitas acumulam água no emaranhado de suas raízes, observe bem para ver quando estiverem ficando secos. Podemos também adicionar antes do início do outono adubo NPK rico em fósforo que estimula uma melhor floração, isso pode ser feito nas plantas que estiverem plantadas sobre outras através de fertilizantes borrifáveis.

198 comentários sobre “Flor de Maio”

  1. Tenho vários pés de várias cores no ton de Rosa, isto é qd comprei que escolhi a cor porém já faz 2 anos e elas não floriram, o que fazer???

    1. qdo chegar lá por abril e ela estiver soltando folhas, delicadamente sem machucar retireas. não deixa as folhas novas. e espere qdo esfriar um pouco elas florescerão. So retire as folhas novas na epoca que antecede a floração.

  2. estou desesperada, tenho 3 vasos pendentes de flor de maio que plantei suas mudas no ano passado ,elas estavam de vento em polpa, mas de dezembro para cá ela começaram a criar pequenas raízes nas suas emendas de uma folha para outra, e estão perdendo suas vidas, alguém pode me dizer o que esta acontecendo com elas, pq ninguém sabe me responder sobre isso?

    1. Nao as conhecia, mais me encantei de cara, depois de umas semanas elas também estavam assim e pior ainda estavam desidratadas quando tirei do substrato vi que estavam morrendo, dividi os galhos, melhorei o
      substrato e replantei, sempre cuidando da rega pouca mais frequente, duas semanas depois novas folhinhas apareceram, para o substrato usei 40% húmus de minhoca+40% casca de pinus triturada e 20% de terra vegetal.

    2. essas raizes são mudas, retire as e plante. o que esta acontecendo é que ta faltando terra e adubo tambem. renova teu vaso. cuidado com o escesso de agua.

Deixe uma resposta