Flor de Maio

Plantas > Floríferas > Flor de Maio

Características

Também conhecida como Cacto do Natal, Cacto da Pascoa, Flor de Seda ou Schlumbergera truncata, essa suculenta brasileira se caracteriza por ser uma epífita da família dos cactos (porém sem espinhos) que apresenta lindas flores que aparecem próximo à época de virada de ano.

Cultivo

Onde e Como Plantar

As epífitas são plantas que crescem sobre outras sem parasitá-las. O local ideal para você criar sua Flor de Maio é apoiada sobre outra árvore ou pedra de forma a receber uma boa iluminação, porém ficar protegida do sol a pino que pode fazer com que suas flores fiquem menos vistosas.

Outra forma mais prática de plantá-la é utilizando vasos com substrato próprio para epífitas, geralmente xaxim misto com terra vegetal, húmus e areia grossa.

Como Cuidar

Devemos irrigar a planta de forma a nunca deixar que ela se resseque muito, geralmente epífitas acumulam água no emaranhado de suas raízes, observe bem para ver quando estiverem ficando secos. Podemos também adicionar antes do início do outono adubo NPK rico em fósforo que estimula uma melhor floração, isso pode ser feito nas plantas que estiverem plantadas sobre outras através de fertilizantes borrifáveis.

181 comentários em “Flor de Maio”

  1. Bom dia ,tenho várias flores de maio,e elas sempre deu flores o ano inteiro ,mas só que estou tendo problemas ela está cheio de botões, mas as folhas estão ficando desidratada,e estão caindo as folhas cheios de botões. O que faço estou muito preocupada.

  2. Gostaria de saber se existe flor e maio na cor amarela, se sim onde conseguir. Sou de Curitiba Paraná

    1. moro em Hortolandia e aqui tem a flor de maio amarela bem clarinha lindo como todas
      nao sou muito boa pra cuidar da flor de maio sou meia assina e choro pois elas
      acabam minguando do nada ou por muita agua ou por falta afinal molha quantas vezes por semana ou sera o lugar pois elas ficam dentro de casa

      1. Olá Rosangela, a flor de maio não gosta de muita água, se os galhos estiverem caindo sozinhos, é apodrecimento por excesso de água. O melhor teste é o do dedo hehe…enfie o dedo na terra e veja se está úmida, então não regue. Se for falta d`água as folhas ficam murchas, meio enrugadas. Elas gostam de meia sombra, tipo sombra de árvore sabe? Se vc estiver no Sul, o sol da manhã também não fz mal…sucesso pra vc..

  3. Já enviei ,mas n~recebi resposta .
    Estou enviando novamente, c/ fé q desta vez seja bem sucedida.
    Gostaria de obter informação sobre qual vaso , a flor de Maio se adapta melhor : Ceramica, platico ou xaxim .tbm,tenho dúvida sobre : Apos cair a flor, devo cortar o gominho onde ela estava ?
    aproveito p/ elogiar seu zelo e carinho p/ plantas e pessoas .
    Bjs . Vilma

Deixe uma resposta