Cuidar > Plantas > Floríferas > Flor de Natal

Flor de Natal

Características

A Euphorbia poinsétia, planta também conhecida como bico de papagaio, rabo de arara, flor de natal, estrela de natal ou papagaio, é uma folhagem de origem Mexicana que é muito popular graças a sua estrutura vermelha de brácteas que muitos acreditam ser sua flor.

Na verdade as flores desta planta são extremamente pequenas, porém são cercadas por folhas diferenciadas de cor vermelha para chamar a atenção, o que faz com que a Flor de Natal pareça ser uma planta extremamente florida, graças a isso ela é muito utilizada em adornos quando se deseja uma grande quantidade de cores vivas e quentes, como no Natal.

Outro fator a ser observado é que esta planta pode causar irritações na pele e intoxicações leves, porém diferentemente de outras plantas da mesma família, ela não apresenta riscos de intoxicações letais.

Embora geralmente é cultivada em vasos, essa planta pode atingir cerca de três metros de estatura se cultivada em local favorável e sem impedimentos ao seu crescimento, logo pode ser utilizada para fazer enormes moitas verde e vermelhas nos jardins e assim obter um efeito muito bom.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja muito comercializada em vasos por causa de suas belas “flores”, a Poinséttia é uma planta tropical que aprecia muito sol direto, logo o ideal é que você deixe seus vasos na maior parte do tempo em local bem ensolarado. O ideal mesmo para essa planta é que você transfira-a para um jardim onde ela poderá crescer até atingir uma enorme estatura.

Tipo de Solo

Utilize solos de altíssima drenagem com essa planta para obter bons resultados, se for transferi-la para um jardim, misture a terra da cova cavada com bastante areia grossa, uma mistura meio a meio costuma ser o mais aconselhável. Adicione também um pouco de fertilizante orgânico para que o solo não fique pobre em nutrientes.

Como Cuidar

Não se deve encharcar essa planta para que ela não adoeça, porém o solo onde ela geralmente é cultivado, o solo arenoso, perde água muito rapidamente, assim sendo irrigações diárias costumam ser o mais apropriado para que essa planta esteja sempre bem hidratada. Não há necessidade de utilização de fertilizantes de muito fósforo uma vez que as “flores” dessa planta na verdade são folhas brácteas, ao envés disto faça apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.

Fotos em "Flor de Natal":

    joaquim disse:

    Tenho uma em casa, há cerca de dois anos. Está muito grande e creio que necessita de ser podada.Podem por favor dizer-me a melho altura do ano para fazer esse serviço.
    Vivo em Elvas/Portugal
    Obrigado

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.