Flor de Natal

Características

A Euphorbia poinsétia, planta também conhecida como bico de papagaio, rabo de arara, flor de natal, estrela de natal ou papagaio, é uma folhagem de origem Mexicana que é muito popular graças a sua estrutura vermelha de brácteas que muitos acreditam ser sua flor.

Na verdade as flores desta planta são extremamente pequenas, porém são cercadas por folhas diferenciadas de cor vermelha para chamar a atenção, o que faz com que a Flor de Natal pareça ser uma planta extremamente florida, graças a isso ela é muito utilizada em adornos quando se deseja uma grande quantidade de cores vivas e quentes, como no Natal.

Outro fator a ser observado é que esta planta pode causar irritações na pele e intoxicações leves, porém diferentemente de outras plantas da mesma família, ela não apresenta riscos de intoxicações letais.

Embora geralmente é cultivada em vasos, essa planta pode atingir cerca de três metros de estatura se cultivada em local favorável e sem impedimentos ao seu crescimento, logo pode ser utilizada para fazer enormes moitas verde e vermelhas nos jardins e assim obter um efeito muito bom.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Embora seja muito comercializada em vasos por causa de suas belas “flores”, a Poinséttia é uma planta tropical que aprecia muito sol direto, logo o ideal é que você deixe seus vasos na maior parte do tempo em local bem ensolarado. O ideal mesmo para essa planta é que você transfira-a para um jardim onde ela poderá crescer até atingir uma enorme estatura.

Tipo de Solo

Utilize solos de altíssima drenagem com essa planta para obter bons resultados, se for transferi-la para um jardim, misture a terra da cova cavada com bastante areia grossa, uma mistura meio a meio costuma ser o mais aconselhável. Adicione também um pouco de fertilizante orgânico para que o solo não fique pobre em nutrientes.

Como Cuidar

Não se deve encharcar essa planta para que ela não adoeça, porém o solo onde ela geralmente é cultivado, o solo arenoso, perde água muito rapidamente, assim sendo irrigações diárias costumam ser o mais apropriado para que essa planta esteja sempre bem hidratada. Não há necessidade de utilização de fertilizantes de muito fósforo uma vez que as “flores” dessa planta na verdade são folhas brácteas, ao envés disto faça apenas a reposição de adubo orgânico sobre o solo de tempos em tempos.

Fotos em "Flor de Natal":

    Ricardo disse:

    Olá. Transplantei este planta para um vaso maior, momento em que as flores vermelhas estavam robustas e bem abertas, bem bonitas. Utilizei substrato e pedra brita no fundo do vaso e após, coloquei-a no novo vaso. Ela ficou ao ar livre, na frente de casa, onde pega sol direto até as 10:30hs da manhã e depois sombra…Em 24hs, as flores vermelhas murcharam..
    Como faço para recuperar elas? O que fiz de errado?
    Ps: antes estavam em um vaso pequeno dentro de casa e mudei ela para um maior no jardim, fora de casa..

    Ricardo disse:

    Considerando que está um pouco frio no Paraná…
    Não está geando, mas também não está calor..

    silvio disse:

    Caro Ricardo
    Eu tinha uma muda dessa e plantei na minha jardineira; ela cresceu demasiadamente e um dia quebrei todos os galhos dela com a intenção de arrancar da jardineira; após alguns dias ela brotou e ficou ainda mais bonita; ela brota facil; a sua planta sentiu a mudança mas fique tranquilo que ela vai se recompor; tenho uma na cor verde que acabei de fazer uma poda radical porque esta com os galhos muito comprido e ela já está brotando novamente.
    Boa sorte

    lidia bobella disse:

    Olá,estou com um grande problema com minha flõr de Natal.Ela criou um mosquitinho que sai debaixo das folhas,as folhas fican como se passase lesmas por cima uma gosmagrudenta.Já fiz de tudo para salva-la mas nao consigo eliminar essa praga , ja deixei o fumo de molho na agua e com essa agua regava a folhagem,mis mesmo assim nao deu certo,acho que vou perde-la.Se puder me ajudar ficarei muito grata.Ficarei aguardando resposta. Obrigada

    paula disse:

    eu tenho uma flor do natal comprada em outubro esta dentro de casa e esta linda como quando a comprei mas acho que o vaso e pequenino quando a melhor altura para mudar de vaso

    maria disse:

    ola gostaria de saber o que fazer minha flor de natal dar flor o ano todo. Eu vejo em algumas casas essa planta sempre com flor.

    Janayna disse:

    Como faço para minha flor de natal voltar a dar folhas vermelhas?

    Ivonioce disse:

    Ola tudo bem? minha flor de natal esta crescendo eu gostaria de saber como eu posso fazer uma muda dela. pois esta so uma galha eu tenho medo que ela morra e eu fique sem nenhuma. Muito obrigada pela atençao.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.