Gazânia

Plantas > Floríferas > Gazânia

Características

A Gazânia, planta de origem africana, é uma herbácea florífera de baixa estatura que se destaca pela grande quantidade de flores grandes e coloridas que produz durante os anos mais quentes do ano, além de ser uma planta bem resistente a períodos de seca, o que é ótimo para donos mais descuidados com as regas. Ela também apresenta folhas de duas cores, verdes e cinzas.

Devido essas características, é uma planta muito boa para se criar em vasos dentro de casa ou então em jardineiras. Pode ser criada no jardim também, desde que com sombra parcial de uma árvore para que não seja queimada pelo sol.

Como Cuidar

A Gazânia é de relativo fácil cuidado por ser resistente tanto a climas frios quanto secos, porém existe alguns cuidados necessário para que ela se destaque e tenha uma boa floração:

  • Renove o jardim a cada cinco anos, pois por mais que essa planta possa viver bem mais que isso, após esse tempo geralmente ela já estará com um porte bem grande e produzindo poucas flores, logo será o momento para extrair mudas e replantá-la.
  • Irrigue de forma a não deixar o solo completamente seco, por mais que a planta possa resistir um bom tempo sem água, deixá-la seca não trará nenhum benefício, muito pelo contrário.
  • Plante-a em solo adubado com fertilizante orgânico para que tenha nutrientes para crescer melhor. Ao começar a floração adicione também fertilizante rico em fósforo para estimulá-la a florir mais vigorosamente.
  • Evite deixá-la diretamente ao sol, ela necessita de luz para viver, mas o sol a pino queimará suas flores.

Lembre-se, cuidando bem, vários exemplares próximos de plantas floríferas multicoloridas sempre causam um bom efeito.

10 comentários em “Gazânia”

Deixe uma resposta