Geomancia

Esoterismo > Outras Crenças e Religiões > Geomancia

A Geomancia é uma arte de adivinhação cuja origem ainda não foi precisada, mas que provavelmente surgiu na África há muitos anos atrás.

Os responsáveis por popularizá-la foram os árabes, que traçavam pontos de forma aleatória no deserto para saber quais decisões tomar e depois apagavam os sinais feitos na areia.

No entanto outros estudiosos afirmam que a prática se originou com magos que a praticavam com grãos de terra, jogando-os em um local liso para interpretar a configuração que os grãos assumiam.

A técnica inclusive chegou até os celtas, que a praticavam com o nome de Arte das Formas.

Como é a técnica

A técnica consiste em interpretar como os grãos de terra caem em um tabuleiro específico. Este tabuleiro é dividido em 4 linhas, sendo que cada um dos setores possui um significado e é atrelado a um elemento da natureza:

  1. º setor: ligado à terra e aos pés, ou seja, indica as coisas duradouras e que possuem profundas raízes na vida da pessoa.

  2. º setor: o elemento água, simbolizado pelo ventre. É ligado às emoções como os relacionamentos tanto familiares quanto amorosos.

  3. º setor: ligado ao coração, é ligado ao elemento ar, e indica liberdade, intelecto e o destino.

  4. º setor: é relacionado ao elemento fogo e simboliza a cabeça, e é ligada às ideias e decisões.

Esta divisão foi proposta por Pisis em 1637, um ocultista de origem italiana que estudava a geomancia.

Posteriormente um estudioso árabe acrescentou a complementaridade de masculino e feminino, dividindo os 4 setores em duas metades: cabeça e coração feminino e passivo, e o ventre e os pés seriam masculinos e ativos.

No entanto a técnica pode ser estudada dividindo a classificação das casas por área, de modo a abraçar grande parte das configurações que os grãos podem assumir no tabuleiro. Nesta forma de interpretação cada casa recebe um nome relacionado a uma área da vida.

Como fazer o ritual

Atualmente muitas pessoas fazem esta técnica escrevendo na areia ou na terra. Muitos utilizam tabuleiros com areia.

Para fazer o ritual o adivinho deve se sentar relaxado, em um lugar calmo e tranquilo. Depois é preciso fazer um traçado de 4 linhas no chão, escolhendo símbolos aleatórios. Os símbolos podem ser cruzes, pontos, entre outros.

A pessoa deve continuar fazendo o traçado, até sua intuição mandar ir para a linha de baixo. A pessoa deve fazer isso até que a intuição mande parar os traçados.

Quando terminar é hora de analisar o resultado: some os símbolos de cada linha e anote. Se a soma for par, atribua dois pontos aquele símbolo, e se for impar, apenas um ponto.

A resposta deve ser interpretada de acordo com o símbolo predominante e a casa em que ele está.

Para que a resposta seja mais fácil de decifrar, é preciso que a pessoa se concentre na questão, fazendo a pergunta o mais claro possível.

Se a pergunta por muito complexa, o ideal é quebra-la em várias perguntas, e ir obtendo a resposta para cada uma, ate formular uma resposta de caráter geral.

O segredo da geomancia é saber interpretar os sinais recebidos, por isso é importante ter em mente bem claramente a pergunta para a qual se deseja saber a resposta, pois não é possível obter resposta para perguntar confusas.

Deixe uma resposta