Gerânio

Características

As espécies do gênero Pelargonium são plantas nativas da África que costumam receber nomes populares como gerânio ferradura, pendente ou hera gerânio. De pequeno porte, no máximo um metro de altura, essas plantas têm em comum a presença de lindas flores entrecortadas e coloridas que florescem de forma bem numerosa, geralmente formando caxos que são comparados a buquês de noivas.

Costuma-se utilizar bastante os gerânios em vasos suspensos ou então em jardineiras, principalmente por pessoas que têm o hábito de manter as jardineiras suspensas nas janelas dos quartos. Desta forma seus ramos recheados de flores se dependuram formando um efeito bem vistoso.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Essa planta não apresenta nenhum problema em relação ao excesso de sol queimar seus membros, na verdade deve ser cultivada em local bem iluminado, preferencialmente recebendo sol direto, para que se desenvolva bem e floresça bastante.

Quanto ao solo, misture-o com uma boa parcela de areia grossa e fertilizante orgânico, para que assim a planta tenha uma boa quantidade de nutrientes, além de uma boa drenagem, o que evita o acumulo excessivo de água que pode matar a planta.

Como Cuidar

Semestralmente adicione mais adubo NPK rico em fósforo e um pouco de fertilizante orgânico ao substrato dessa planta para garantir que ela cresça bem e tenha uma floração vigorosa (o fósforo auxilia a floração). Algumas pessoas preferem utilizar NPK de valor equilibrado em um intervalo menor de tempo, o que gera um efeito similar ao de se utilizar fertilizante orgânico com maior espaçamento de tempo, uma vez que o fertilizante orgânico demora mais para ser absorvido.

Regue a planta diariamente, porém lembre-se que não deverá ser encharcada. Remova ramos e flores mortas de tempos em tempos para manter a planta limpa. Essa planta também não apresenta nenhum problema com climas frios, logo não há motivo para se preocupar nesse aspecto.

Fotos em "Gerânio":

    Junior disse:

    Encontrei mudas gerânio na feira de artesanato de Embu das Artes, a última rua é só de plantas…..

    Edna souza disse:

    Por favor poderiam me indicar aonde comprar o geranio. To precisando com urgencia!!!!! entre em conato comigo por email ou tel 96709-9583.aguardo contato. Obrigada.

    Aparecida Fernandes disse:

    não consigo encontrar mudas de Geranio algem sabe me dizer onde encontr para me dizer agradeço des de já, Amem

    Ana Luisa disse:

    Você mesma pode fazer as “mudas” de gerânio. Se souber de alguém que tenha gerânio, peça um pedaço do galho (não a parte mais nova e tenra, mas a parte mais velha) e o plante num vaso. Regue. Mantenha a terra do vaso sempre úmido, mas jamais encharcado. Em algumas semanas verá o nascimento de brotinho da folha. Basta continuar cuidando para que as raizes fiquem firmes. Depois, pode plantar no jardim. Senão, pode deixar no vaso mesmo onde tenha muita luminosidade. Gerânio gosta de sol.
    Quando criança eu “roubava” discretamente um pedaço do galho de gerânios de jardins ou canteiros dos outros, assim pude ter uma jardim com gerânios muito coloridos. Depois de adulta, ciente, quando via uma coloração que me agradava, pedia um ramo para o dono do jardim, e eles sempre me davam.

    Edna E.Domingues disse:

    Meus Geranios estao dando folhas marrons no meio e ficando secas como se estivessem com alguma praga, já passei agua com fumo, e não adiantou, o que posso fazer para acabar com esta praga? já pegou até em minhas roseiras o mesmo problema nas folhas ficam queimadas no centro e amareladas tambem.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.