Girassol

Plantas > Floríferas > Girassol

Características

Assim como a margarida e a gerbera, o girassol (ou gira sol em Portugal) pertence à família das compostas, que se caracteriza por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Nativa da América e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de três metros de estatura que apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.

Além da enorme utilidade das sementes de girassol em várias atividades industriais, como a produção de óleos e rações, pode-se cultivar essa planta em casa no intuito de criar uma decoração muito estilosa em jardins, com um aspecto alternativo não-ortodoxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Escolha um lugar de grande luminosidade, o girassol precisa de no mínimo umas quatro horas de sol direto todo dia para se desenvolver bem. Fora esta limitação, ela é uma planta muito resistente que provavelmente não terá problemas para crescer bem rápido, uma vez que se tome os cuidados mínimos.

Tipo de Solo

Prepare um solo de alta fertilidade e drenabilidade, para isso faça a adição de adubo orgânico e areia grossa na terra que circunda a cova onde você plantará a muda ou a semente de girassol.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, em épocas quentes e secas é aconselhável checar diariamente a umidade do solo. Anualmente pode ser necessário realizar o replantio do girassol para que se mantenha vistoso por mais tempo.

As folhas de girassol têm a propriedade de atrapalhar o crescimento de ervas daninhas e algumas outras pragas, por isso é aconselhável que não as remova do solo uma vez que caírem.

59 comentários em “Girassol”

    1. Conforme os artigos que eu encontrei, o girassol deve ficar ao sol pelo menos 4h por dia. A terra deve estar constantemente úmida, então aconselho cobrir a terra com cascas de árvore que tem no mercado para venda. Abraço !

Deixe uma resposta