Girassol

Plantas > Floríferas > Girassol

Características

Assim como a margarida e a gerbera, o girassol (ou gira sol em Portugal) pertence à família das compostas, que se caracteriza por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Nativa da América e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de três metros de estatura que apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.

Além da enorme utilidade das sementes de girassol em várias atividades industriais, como a produção de óleos e rações, pode-se cultivar essa planta em casa no intuito de criar uma decoração muito estilosa em jardins, com um aspecto alternativo não-ortodoxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Escolha um lugar de grande luminosidade, o girassol precisa de no mínimo umas quatro horas de sol direto todo dia para se desenvolver bem. Fora esta limitação, ela é uma planta muito resistente que provavelmente não terá problemas para crescer bem rápido, uma vez que se tome os cuidados mínimos.

Tipo de Solo

Prepare um solo de alta fertilidade e drenabilidade, para isso faça a adição de adubo orgânico e areia grossa na terra que circunda a cova onde você plantará a muda ou a semente de girassol.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, em épocas quentes e secas é aconselhável checar diariamente a umidade do solo. Anualmente pode ser necessário realizar o replantio do girassol para que se mantenha vistoso por mais tempo.

As folhas de girassol têm a propriedade de atrapalhar o crescimento de ervas daninhas e algumas outras pragas, por isso é aconselhável que não as remova do solo uma vez que caírem.

67 comentários sobre “Girassol”

  1. Eu ganhei um girassol e ele veio no vaso já, em casa não tem lugar que bata sol direto, posso deixar ele na área de sol ou na garagem mesmo?? nesses lugares batem somente claridade!!!! como ele já está grande quanto de água coloco nele e á cada quanto tempo??

Deixe uma resposta