Girassol

Plantas > Floríferas > Girassol

Características

Assim como a margarida e a gerbera, o girassol (ou gira sol em Portugal) pertence à família das compostas, que se caracteriza por possuir flores com um miolo redondo cercado por pétalas.

Nativa da América e de nome científico Helianthus annus (ou flor do sol), o girassol é uma imponente herbácea de cerca de três metros de estatura que apresenta uma flor grande, amarela e com um comportamento característico conhecido como heliotropismo, em que a planta parece sempre olhar para o sol.

Além da enorme utilidade das sementes de girassol em várias atividades industriais, como a produção de óleos e rações, pode-se cultivar essa planta em casa no intuito de criar uma decoração muito estilosa em jardins, com um aspecto alternativo não-ortodoxo.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Escolha um lugar de grande luminosidade, o girassol precisa de no mínimo umas quatro horas de sol direto todo dia para se desenvolver bem. Fora esta limitação, ela é uma planta muito resistente que provavelmente não terá problemas para crescer bem rápido, uma vez que se tome os cuidados mínimos.

Tipo de Solo

Prepare um solo de alta fertilidade e drenabilidade, para isso faça a adição de adubo orgânico e areia grossa na terra que circunda a cova onde você plantará a muda ou a semente de girassol.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, em épocas quentes e secas é aconselhável checar diariamente a umidade do solo. Anualmente pode ser necessário realizar o replantio do girassol para que se mantenha vistoso por mais tempo.

As folhas de girassol têm a propriedade de atrapalhar o crescimento de ervas daninhas e algumas outras pragas, por isso é aconselhável que não as remova do solo uma vez que caírem.

59 comentários em “Girassol”

  1. Olá, boa noite!
    ganhei um girassol a 10 dias. Ele tinha uma grande inflorescência e varias folhas, com os dias a fohas foram ficando amarelas eu as retirei. Todas as pétalas ja caíram e o caule está meio roxo…. é está morrendo? Não sei o que fazer ? Já pus terra nova, tenho posto água mais ou menos 1 vez a cada dois dias pois terra me parece úmida as vezes.
    o que posso fazer para ele não morrer ??
    Obrigada

  2. Boa noite!
    Ganhei um girassol, plantado em um vaso e em 2 dias ele murchou. Talvez por ter ficado dentro de casa, pois eu viajei e esqueci de colocá-lo ao sol.
    Tenho deixado ele no sol e regado todos os dias. Será que ele morreu ou ainda vai florescer novamente. O que devo fazer?
    Por favor, me responda via email.

    Muito obrigada.

  3. Comprei um girassol lindo, grande a cerca de 2 semanas, desde então, ele tem ficado em local com bastante luz solar, sempre bem regado, mas mesmo assim, agora esta todo pelado, sem petalas, pois as mesmas secaram e cairam sozinhas, mas as folhas ainda estão verdinhas, e ele aparente estar muito bem, só não tem mais nenhuma petala, porque isso??
    Oque devo fazer ?? me ajude!

    1. Liviane, provavelmente suas mudas nao estao recebendo sol adequadamente e estao sofrendo de “estiolamento”. O girassol precisa de pelo menos 4 horas diarias de sol pleno, mude suas planta de lugar.

Deixe uma resposta