Gloxínia

Plantas > Floríferas > Gloxínia

Características

A Gloxínia é uma planta de origem brasileira e muito fácil cultivo graças a sua resistência e o fato de ser totalmente acostumada ao clima tropical.

Essa planta é muito utilizada para enfeitar o interior das casas por ser bem pequena e apresentar flores carnudas de tamanho e coloração bem forte. Deve-se lembrar que durante seus meses de dormência ela não é tão bonita, porém não se deve preocupar-se pois saída da dormência ela volta a apresentar suas enormes flores.

Como Cuidar

Esta planta necessita uma limpeza após sua floração, pois suas enormes flores morrem e ficam sobre ela se não forem removidas. Faça isto sempre após os períodos de floração para que a planta se recupere mais rapidamente no período de dormência e possa voltar a florir.

É importante para que ela viva saudável que não lhe falte nutrientes e que seu solo tenha uma boa drenagem para que o acumulo d’água não cause a proliferação de doenças causadas por fungos. Para elaborar um solo assim misture um pouco de adubo orgânico, areia e osso em pó à terra onde irá plantá-la. Utilize um pouco de adubo NPK rico em fósforo antes da floração para que ela seja mais vistosa.

Não esqueça de irrigar essa planta diariamente, mas sem encharcá-la, e não deixe-a diretamente ao sol, para que não tenha suas flores queimadas.

58 comentários sobre “Gloxínia”

    1. As sementes são muito delicadas e minúsculas, faça mini estufas com aquelas embalagens plásticas de bolo, coloque terra orgânica, com areia peneirada e deposite as sementes por cima. Tome cuidado ao regar, pois a água poderá empurrar as sementes para dentro da terra, prejudicando seu desenvolvimento. Use um borrifador para molhar a terra, faça com cuidado. Boa sorte.

Deixe uma resposta