Gloxínia

Plantas > Floríferas > Gloxínia

Características

A Gloxínia é uma planta de origem brasileira e muito fácil cultivo graças a sua resistência e o fato de ser totalmente acostumada ao clima tropical.

Essa planta é muito utilizada para enfeitar o interior das casas por ser bem pequena e apresentar flores carnudas de tamanho e coloração bem forte. Deve-se lembrar que durante seus meses de dormência ela não é tão bonita, porém não se deve preocupar-se pois saída da dormência ela volta a apresentar suas enormes flores.

Como Cuidar

Esta planta necessita uma limpeza após sua floração, pois suas enormes flores morrem e ficam sobre ela se não forem removidas. Faça isto sempre após os períodos de floração para que a planta se recupere mais rapidamente no período de dormência e possa voltar a florir.

É importante para que ela viva saudável que não lhe falte nutrientes e que seu solo tenha uma boa drenagem para que o acumulo d’água não cause a proliferação de doenças causadas por fungos. Para elaborar um solo assim misture um pouco de adubo orgânico, areia e osso em pó à terra onde irá plantá-la. Utilize um pouco de adubo NPK rico em fósforo antes da floração para que ela seja mais vistosa.

Não esqueça de irrigar essa planta diariamente, mas sem encharcá-la, e não deixe-a diretamente ao sol, para que não tenha suas flores queimadas.

50 comentários em “Gloxínia”

  1. Eu trabalho em ambiente com ar condicionado. Percebi que minha Gloxínia aparenta estar queimada. Tanto as flores que já estão murchando quanto as que estão abrindo agora. Gostaria de saber se este efeito é por causa do ar condicionado ou por outros cuidados que não mantive?

  2. ESTA PLANTA É BEM SENSIVEL,PORÉM RESISTENTE SE BEM CUIDADA!
    DEVEMOS AGUÁ LA SOMENTE NA RAIZ,AS FOLHAS VELHAS E FEIAS DEVEM SER TIRADAS C CUIDADO E DESCARTADAS,SUA PLANTA BEM CUIDADA DARÁ FLORES O ANO INTEIRO,

Deixe uma resposta