Cuidar > Plantas > Floríferas > Gloxínia

Gloxínia

Características

A Gloxínia é uma planta de origem brasileira e muito fácil cultivo graças a sua resistência e o fato de ser totalmente acostumada ao clima tropical.

Essa planta é muito utilizada para enfeitar o interior das casas por ser bem pequena e apresentar flores carnudas de tamanho e coloração bem forte. Deve-se lembrar que durante seus meses de dormência ela não é tão bonita, porém não se deve preocupar-se pois saída da dormência ela volta a apresentar suas enormes flores.

Como Cuidar

Esta planta necessita uma limpeza após sua floração, pois suas enormes flores morrem e ficam sobre ela se não forem removidas. Faça isto sempre após os períodos de floração para que a planta se recupere mais rapidamente no período de dormência e possa voltar a florir.

É importante para que ela viva saudável que não lhe falte nutrientes e que seu solo tenha uma boa drenagem para que o acumulo d’água não cause a proliferação de doenças causadas por fungos. Para elaborar um solo assim misture um pouco de adubo orgânico, areia e osso em pó à terra onde irá plantá-la. Utilize um pouco de adubo NPK rico em fósforo antes da floração para que ela seja mais vistosa.

Não esqueça de irrigar essa planta diariamente, mas sem encharcá-la, e não deixe-a diretamente ao sol, para que não tenha suas flores queimadas.

Fotos em "Gloxínia":

    Dina Ribeiro disse:

    Boa noite, comprei uma gloxínia de cor roxa,veio com várias flores abertas e outros brotos formando para abrir,só que agora eles estão murchando antes de abrirem, o que devo fazer?

    Van disse:

    A flor não é de origem brasileira não. Vem dos Andes, América Central e parte da Ásia.. Molhem bastante, pela manhã ou pela noite, jamais ao meio dia. A minha não é nada pequena, aliás está enorme.
    É uma planta que floresce apenas na fase adulta, necessita de luz indireta..Não coloquem sob o sol diretamente, pois as folhas são sensíveis e por tanto, queimam.
    Aproveitem e tenham paciência.. Florescem pelos 5, 6 meses de idade.. Ás vezes demoram mais ou menos.. São plantas dependentes de um bom vaso ! Coloquem pedras no fundo, vasos preferencialmente mais fundos também, humús demasiadamente.. nem pensem naqueles vasos de violeta. Essas são as dicas ! A minha, troquei de vaso, e preciso amarrar em palitos de churrasco, pois ela tende a fazer fototropismo ( Crescer em direção a luz, torta ) E seu caule é bem fino, demora muuuito para engrossar.. erguendo-a deixamos ela respirar melhor!
    Espero que tenha ajudado as dúvidas.
    Não sou do blog ! hehe

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.