Goiaba

Plantas > Frutíferas > Goiaba

A goiaba é um fruto de origem tropical, de sabor adocicado e rica em propriedades nutricionais. È muito usada na fabricação de doces, compotas e geleias, e também consumida in natura.

Além de seu valor alimentar a goiaba, principalmente a branca, é usada também para fins medicinais como para tratar diarreias infantis. O chá feito com as folhas da goiabeira é usado para tratar inflamações na garganta ou boca.

A árvore da goiaba é a goiabeira, que se originou na América Tropical, sendo que é mais comum no Brasil e também nas Antilhas. Não costuma atingir grandes alturas, chegando a até 6 metros e sendo por isso bastante apreciada para o plantio doméstico.

Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa. As folhas são grandes e podem apresentar comprimento de até 12 centímetros, e suas flores são brancas e pequenas, e aparecem durante a primavera.

Cultivo

Por ser uma árvore pequena é muito boa para ser plantada em quintais e pequenos pomares. No entanto precisa de uma área mínima de 9 metros quadrados para se desenvolver, por isso não é recomendado o plantio em calçadas. Algumas variedades precisam de mais espaçamento lateral.

Se desenvolve melhor em terrenos bem drenados e com bastante profundidade, em terrenos que apresentem inclinação e que sejam ricos em material orgânico. Por ser uma árvore de origem tropical, se adapta melhor a climas quentes. O período de colheita é entre janeiro e abril.

A colheita deve ser realizada cerca de três vezes por semana, sendo que os frutos colhidos devem apresentar coloração de um verde claro e consistente. Como a goiaba é atacada pelo bicho-da-goiaba (que coloca seus ovos na fruta), é preciso tomar cuidado antes de comer.

O plantio pode ser feito através de mudas, sementes ou enxertos, sendo que o custo varia entre R$2,00 a até R$5,00 reais cara muda ou conjunto de sementes. O plantio através de mudas apresenta melhores resultados.

Antes de plantar o solo deve ser preparado com calcário e não deve apresentar pH diferente de 5,5 até 6,8. A planta deve receber iluminação e irrigação regular.

A goiabeira não precisa de adubação específica, mas para reforçar os nutrientes do solo a adubação pode ser realizada usando produtos de uso geral vendidos em lojas especializadas em jardinagem. Como o solo deve possuir matéria orgânica, uma boa alternativa é colocar uma mistura de folhas e cascas de frutas no solo ao redor da árvore.

A árvore deve ser podada com regularidade para limpar o espaço e permitir que a árvore respire e cresça saudável. Além disso, a poda é uma forma natural de evitar pragas e doenças, que costumam assolar bastante a goiabeira.

Seguindo esses passos para o plantio da goiabeira esta deve crescer saudável e dar frutos durante um longo período, além de ser uma árvore bonita e que pode ser usada para fins ornamentais.

Não é uma árvore que precise de muito cuidado e em alguns lugares cresce naturalmente, precisando apenas de algumas intervenções para evitar a proliferação de pragas.

16 comentários em “Goiaba”

Deixe uma resposta