Cuidar > Saúde > Doenças Variadas > Herpes

Herpes

Por:

O herpes é a manifestação do herpes vírus, o que costuma ocorrer quando o paciente apresenta baixa imunidade (como ao pegar uma gripe por exemplo) . No entanto mesmo quando a imunidade do paciente está normal, o vírus permanece incubado nos músculos.

Basicamente existem dois tipos de herpes: simples, que é a mais comum e não possui cura, apenas tratamentos para amenizar os sintomas, e o zoster, se manifesta uma vez e deixa o paciente imunizado contra o vírus.

Embora ambos provoquem dor e desconforto, o tipo zoster é mais danoso pois ataca o nervo e o destrói.

De um modo geral a manifestação do Herpes pode ser evitada mantendo a imunidade alta.

Herpes Simples

O tipo simples é contagioso e pode se manifestar em diversos locais como nos genitais, na lateral da boca, nos olhos e nas nádegas.

O Herpes simples se manifesta em cerca de 40% das pessoas portadoras do vírus, e pode ser adquirida através do beijo, ou do contato com utensílios utilizados pelos portadores do vírus (copos, talheres entre outros).

Confira abaixo mais explicações sobre as formas mais comuns de manifestação do Herpes Simples.

Herpes Labial

É a forma mais comum de manifestação provocada pelo vírus tipo 1, onde o paciente apresenta feridas nos lábios, geralmente na lateral.

O tratamento geralmente é feito aplicando remédios formulados com aciclovir ou antivirais, na região de origem do herpes.

Herpes Ocular

As vesículas do herpes aparecem dentro dos olhos, o que pode acarretar cegueira, pois as feridas podem provocar úlceras e cicatrizes. Também provocada pelo vírus tipo 1, pode manifestar sintomas similares ao da conjuntivite.

O tratamento consiste na administração oral de antivirais.

Herpes Genital

O herpes genital é provocado pelo vírus simples tipo 2, e provoca feridas na região genital, podendo ou não comprometer a uretra.

O tratamento consiste na administração de antiviral e de medicamentos de uso tópico. Se tratada corretamente diminui a chance de transmissão para o parceiro.

Herpes Zoster

O herpes zoster é provocado por um tipo diferente de vírus do herpes, e é o mais grave de todos.

Embora a pessoa só manifeste a doença uma vez, as consequências são duradouras, pois o vírus ataca o nervo em que está incubado: geralmente o nervo trigêneo localizado na face e os nervos situados entre as costelas.

O tratamento com antivirais, analgésicos e anti-inflamatórios deve ser iniciado rapidamente para evitar a destruição do nervo, diminuindo a dor.

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.