Hibisco

Plantas > Floríferas > Hibisco

Características

Gênero botânico possuidor de mais de trezentas espécies, sendo as mais famosas a Hibiscus rosa-limense, também conhecida como graxa de estudante ou mimo de Vênus, os hibiscos se caracterizam por ser a planta florífera simbolo do Havaí, embora seja originário da China. O motivo dessa fama é o tamanho avantajado de suas flores, que embora não nasçam em grande número, são presentes durante todo o ano e bem chamativas.

Costuma-se utilizar o hibisco de várias formas diferentes, desde vasos com apenas um espécime até cercas vivas formadas pela combinação de dezenas de plantas próximas.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Deve-se lembrar que este é um arbusto de pequeno porte originário de áreas tropicais e que não suporta geadas, embora viva bem em sombra parcial, sendo assim, não há muitos problemas de espaço ao escolher onde você irá cultivar sua planta, apenas tome o cuidado de selecionar um local que seja quente, úmido e pelo menos um pouco iluminado.

Tipo de Solo

Prepare antes do plantio um solo bem fértil e drenável, a drenabilidade do solo é muito importante, pois essa planta precisa de regas constantes, mas se a água ficar empoçada, favorecerá a aparição de fungos. Para se ter um solo dessa forma, misture à terra da cova onde plantará seu hibisco areia grossa, adubo orgânico e um pouco de fertilizante NPK de valores equilibrados.

Como Cuidar

Durante as épocas mais quentes do ano, principalmente enquanto a planta for pequena, irrigue-a diariamente, até mesmo duas vezes ao dia se o solo estiver secando muito rápido. Lembre-se é claro de não encharcar em excesso nas regas, pois isso propicia a aparição de doenças.

Convêm semestralmente dar um pequeno reforço na adubação e fazer uma poda de formação, para modelar a planta ao objetivo proposto, não se tornando muito grande para seu vaso, ou então ficando em formato apropriado para compor cercas vivas.


Veja mais imagens em “Fotos de Hibiscos”.

39 comentários em “Hibisco”

  1. Meus hibiscos caem as flores antes de abrir está lotado de botões mas de cem abre três. É quando abre só dura um dia é assim mesmo? Por favor me respondam

  2. Acabei de comprar um pé adulto de 1,5 metro. Porém, eu cheguei em casa e replantei em outro vaso, grande de 50 cm, com adubo e terra, entao reguei e podei a planta, mas não muito apenas diminui 1/3 dos galhos, isso fazem 3 dias, mas agora ele está ficando amarelo, as folhas e caindo, isso é normal pelo replantio, é a adaptação ou ele está morrendo? O que faço?

  3. Dissolve 1 colher de óleo de nin em 1 litro de agua e 1 copo de sabão de coco dissolvido e borrifa nas plantas. Excelente inseticida com ampla variedade.

  4. Adoro Hibiscos, tinha12 agora estou com 10. Já não sei mais o que fazer com tanto bicho, vem o botão chega ficar preto de tanto bicho é nem abre para cem não consegue ir a diante já usei tanto inseticida já não sei mais o que fazer não abre mas flores era tão lindo flores grandes saudável, agora td feio.

    1. Precisa passar veneno (em pó diluido em água) chamado Diazitop, ou Diazinon, acaba c/ bichos. É bom borrifar com água junto um fixador oleoso nas folhas.

    2. É, sem agrotóxico não existe planta bonita, fato! Comece pelo básico: Butox para Carrapatos (existe a versão “Garden”, que é a mesma fórmula, mas é 4 vezes mais caro, deve ser por causa do peso do rótulo…). Em 1 litro d’água adicione 1 ml de detergente neutro (incolor, sem nada!) e 1 ml de Butox. Misture e borrife nas plantas mensalmente. Outra solução rápida para quem não tem habilidade ou conhecimento é aplicar qualquer inseticida em spray à base de água, simples assim.

Deixe uma resposta