Cuidar > Esoterismo > Cristianismo > Hierarquia dos Anjos

Hierarquia dos Anjos

Hierarquia dos AnjosDesde a época das civilizações clássicas já existia o conceito que deus trabalha a partir de mensageiros, na Grécia antiga os entregadores de mensagem eram conhecidos como angelos, que se tornou angelus quando traduzida para o latim utilizado em Roma.

O papel de anjos como mensageiros de Deus é comum para a maioria das religiões atuais, eles são referenciados na bíblia Católica e Hebraica, assim como no Corão e em bíblias de religiões mais novas.

Os angelólogos católicos do período medieval dividiram os anjos existentes de acordo com sua função e proximidade a Deus em nove diferentes “coros” organizados em três diferentes esferas de atuação, são elas:

  1. Guardiões do Céu e do Trono de Deus: Seraphim, Querubim e Ophanim.
  2. Governantes do Paraíso: Dominatio, Virtues e Exousies.
  3. Mensageiros e Soldados Divinos: Arches, Arcanjos e Anjos.

Deve-se lembrar que graças a origem latina, a palavra “Seraphim” ou “Serafim” já é o plural de Seraph, logo “Serafins” é um termo que não existe. Mesma coisa se aplica aos Querubim que é o plural de Querub, o que faz não necessário a existência da palavra “Querubins”, muito usada hoje em dia.

Abaixo nós detalharemos melhor as características de cada ordem angelical:

Primeira Círculo

Essa é a ordem dos anjos mais próxima a Deus, nela se encontram aqueles que são o braço direito divino e convivem próximos ao trono divino.

Seraph (Serafim)

SeraphimSerafim

Nome que vem de queimar, o que nos dá a ideia que são anjos que possuem um grande calor, não necessariamente em forma de chamas, mas talvez também em questão de presença de espírito e inteligencia.

São os anjos mais próximos a Deus e ficam junto a seu trono. Eles têm a capacidade de animar outros anjos no cumprimento das tarefas divinas iluminando-os com o fogo divino.

São descritos como possuidores de seis asas e da habilidade de iluminar toda sombra com seu fogo.

Alguns anjos conhecidos por serem muito poderosos pertencem a essa classe, como Lúcifer. Outros como Azazel são classificados como possíveis Seraph também, porém existe muita discussão sobre isso pois a bíblia em geral não deixa claro a classe da maioria dos anjos.

Cherub (Querubim)

Querub

Querubim

Palavra de origem babilônica que significa “ser abençoado”, essa classe de anjos são retratadas como seres parte humana, parte animal que possuem quatro cabeças, de touro, homem, leão e águia, no intuito de poderem observar atentamente todos os lados e desempenhar sua função de guarda.

São responsáveis pela guarda do jardim do Éden e pelo trono divino.

Thronos e Ophanim

Thronos Ofanin

Os Thronos são o símbolo vivo da justiça e autoridade de Deus.

Já os Ophanim são criaturas em forma de anel possuidoras de vários olhos que auxiliam os Querubim.

Segundo Círculo

Aqui é onde se encontram os anjos encarregados de cuidar do céu em geral, mas que não vivem tão juntamente com Deus quanto os do primeiro círculo.

Esses anjos não frequentam a Terra também, assim como os do primeiro círculo.

Dominatio (Dominações)

Dominatio

Essa classe, também conhecida como Hashmallim, é constituída de Anjos com o encardo de coordenar as ações dos outros anjos e por isso são também conhecidos como “Ministros de Deus”.

Em geral eles não aparecem em forma carnal para os seres humanos, porém nos raros casos em que isso ocorre fazem-no com aparência semelhante a anjos comuns, como se fossem um humano extremamente belo e com asas, diferenciando-se apenas por possuir uma orbe em suas mãos ou armas.

Virtues (Virtudes)

Virtue

Seu nome não apenas significa as virtudes no sentido mais comum da palavra, eles recebem esse nome por serem anjos de poder extremo e responsáveis por manter a ordem natural, como Deus deseja, em todo o universo (céu/paraíso).

Exousies (Potestas)

Exousie

O nome dessa classe de anjo provem de “poder”, eles são considerados os anjos guerreiros criados por Deus para ser os seus mais leais súditos. Esse coro angelical também é responsável por ser os “portadores da consciência” e guardiões da história.

Terceiro Círculo

É a única classe de anjos que atua diretamente na Terra, sendo as superiores apenas responsáveis pelo céu, paraíso e jardim do Éden.

Arche (Principados)

Principados

São anjos reconhecidos por usarem uma coroa e um cedro, eles tem o papel de retransmitir as ordens divinas para os subordinados de Deus que atuam fora do céu. Também não possuem um papel muito ativo, apenas o de mensageiro entre o céu e os anjos que atuam sobre os humanos.

Arcanjos

Arcanjo GabrielArcanjo

Estudos etimológicos de “arcanjos” indicam que a palavra significa “anjo principal” ou “anjo chefe”, isso graças ao fato que são os anjos de maior poder a andar entre os humanos. Alguns arcanjos são realmente fortes, se equiparando e até superando outras classes angelicais que se restringem a ficar apenas no céu.

Eles tem o papel de inspirar a mente e coração tanto de homens quanto de outros anjos a seguirem os desejos divinos.

São conhecidos nessa categoria Arcanjo Uriel*, Arcanjo Ituriel*, Arcanjo Amitiel*, Arcanjo Beliel*, Arcanjo Miguel, Arcanjo Rafael e Arcanjo Gabriel. Prova que essa classe angelical possui membros poderosos, mesmo sendo listada apenas em oitavo lugar da hierarquia celestial é fato que Miguel foi quem ajudou a prender o Seraph Lúcifer.

* = apenas considerados pela igreja ortodoxa.

Anjos

Anjo.

São seres com certa semelhança humana, mas de extrema beleza, feitos de luz e fogo, é possível se dizer facilmente que se tratam de uma aparição divina ao ver um. Existem vários relatos de aparições angelicais nas diferentes bíblias.

Eles possuem grande poder para realizar milagres enquanto cumprem as tarefas divinas para que são designados na Terra.

Um bom exemplo de anjo são os “Anjo da Guarda”, que cada um temos um nos guardando.

Fotos em "Hierarquia dos Anjos":

    Anna disse:

    Então, eu tenho um problema com isso, em outros sites tem uma divisão em tabela de 72 anjos dentro das 9 divisões, só que os nomes são todos diferentes dos que você colocou aqui, assim como os lugares, tipo, é diferente os dá religião católica para as outras? Porque disso?

    TIAGO BIANÊS disse:

    SOU CATÓLICO . EU SOU CATEQUISTA ,FAÇO PARTE DA RENOVAÇÃO CARÍMATICA E VICE PRESIDENTE DA LEGIÃO DE MARIA SOU AFILHADO DE PADRE P. VILMAR EM MINHA PÁROQUIA EM CURITIBANOS . POQUE FUI ESCLUIDO PARA SER PADRE SENDO QUE TENHO TUDO O QUE A IGREJA PEDE E É A MINHA VOCAÇÃO SER UM SACERDOTE !!!!!! O BISPO SE CHAMA : DOM IRINEU ANDREASSA BISPO DE LAGES .SANTA CATARINA . BRASIL

    Lee disse:

    Gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre o seraph Andariel…so vejo artigos voltados ao diablo(jogo) quando procuro nada alem disso…

    Arlindo Adolfo Cangongo disse:

    Gostei muito do estudo. Se poderem responder, digam qual é a função do Arcanjo Miguel?

    Sadraque disse:

    Miguel, é o Arcanjo de batalha o chefe de guerra.
    Ele guia os outros a batalha e os instrui como batalhar.
    Chefe de Guerra, Comandante separado por Deus, para liderar!!

    Roberto disse:

    12 SÃO OS GUARDIÕES DO TRONO E ELES SÃO CHAMADOS DE MALAKAI E NÃO ANJOS E NEM ARCANJOS NEM SERAFINS OU QUERUBINS

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.