Hortências

Características

Esta planta de origem asiática se caracteriza por ser um arbusto de grande porte, atingindo cerca de três metros de estatura, que possui folhas bem grandes e caxos de flores de várias cores, como branco, rosa, lilas, roxo, vermelho e azul. Devido ao seu grande apelo decorativo, utiliza-se bastante essa planta decorando ruas ou em praças.

Deve-se lembrar que as hortênsias são plantas tóxicas, sendo assim, embora seja muito bela durante sua floração abundante e não cause problemas na calçada, uma vez que não tem raízes muito invasivas, deve-se evitar plantá-las em lugares frequentados por crianças pequenas, que podem ingeri-la.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta planta não apresenta nenhum problema quanto a queimaduras solares por viver em locais ensolarados, logo você pode plantá-la onde quiser em seu jardim ou calçada sem se preocupar com proteções. Apenas garanta que ela vai receber luz suficiente para crescer.

Após escolher o local do plantio, cave uma cova de tamanho suficiente para o torrão da planta, revolva e prepare o solo e transfira a planta.

Tipo de Solo

Antes de finalizar a transferência da hortência para seu local definitivo é aconselhável preparar o solo de modo que fique mais propício ao bom desenvolvimento da planta, para isso misture uma boa quantidade de adubo orgânico ao solo, além de um pouco de NPK rico em fósforo, nutriente muito importante para plantas floríferas. Anualmente, antes de começar a época de floração da planta, reforce a dose de nutrientes no solo com mais adubo, tanto orgânico, quanto químico.

Como Cuidar

Irrigue de forma a manter o solo sempre umedecido, mas nunca encharcado. Quando a planta crescer ela adquirirá uma boa resistência a pequenos períodos de descuido, porém durante seus primeiros meses, seja cuidadoso de irrigá-la diariamente.

Faça podas de formação semestralmente em sua planta adulta se deseja que ela mantenha uma certa forma, porém evite fazer enquanto a hortênsia ainda for muito pequena, pois além de desnecessário, isso enfraquecerá sua planta demais.

Fotos em "Hortências":

    isa disse:

    boa noite como fazez para minhas hortencas dar flores o ano inteiro obrigada

    valesca disse:

    Minha hortencias estão com muitos galhos com folhas,contudo nunca deram flor o que devo fazer,faço podas, molho periodicamente.contudo elas não dão flores.

    Maria Alice disse:

    Estou com o mesmo problema do Marceli, só que comprei um vaso com dois tronquinhos, na espessura de 2 cms de diametro +ou – , com uma flor linda, bem cheia, ela ficou bem . Após 2 semanas passei para um vaso grande, com a terra própria para ela, ficou . Obrigada

    Marcelo Ruschel disse:

    Boa Noite,
    moro em uma casa que tem mais de 70 anos…onde para se chegar na casa tem uma escadaria de 72 degraus…fica em um morro, e os dois lados da escada é em grandes barrancos, com grama preta no aclive e hortênsias bem antigas …há tres anos podamos algumas árvores que ameaçavam cair no vizinho..com autorização da Secretaria do Meio Ambiente, nos aconselhara a podar outras que nem imaginávamos, pois estavam comprometidas … O que aconteceu foi que todo o jardim passou a ter muito mais incidência solar…só que este é terceiro verãõ, depois da poda, e a primeira vez que vejo as hortências secarem e ficarem queimadas em tom bem marrom…é bom ressaltar que o calor que anda fazendo em Porto Alegre 40º C ou mais … a pergunta é…O que posso fazer? tem solução ? As hortencias morreram? a grama preta que tem partes bem secas, estão no mesmo caminho??
    Obrigado pela atenção.
    marcelo

Deixe um comentário

Evite colocar links, emails, palavrões ou qualquer tipo de conteúdo ilícito no seu comentário ou não será aprovado. Nosso site é apenas de carater informativo e não uma loja, não pergunte preços. Desculpe pelo incomodo.