Ixora

Plantas > Arbustos > Ixora

Características

Existem várias espécies diferentes de Ixoras disponíveis no mercado, algumas delas como a Ixora chinensis podem atingir maiores estaturas, cerca de dois metros quando adulta, já outras como a Ixora coccínea, também conhecida como Ixora mini, não passam de um metro de altura. A escolha da espécie adequada dependerá do seu gosto e espaço disponível, em geral elas são bem semelhantes entre si em outros aspectos.

O que mais atrai os criadores nesta planta asiática é o fato dela combinar uma aparência compacta, ideal para cercas vivas ou arbustos modelados, lindas flores de cinco lados que atraem beija flores e uma grande adaptação ao clima tropical, o que torna seu cultivo pouco complicado no Brasil. A somatória desses fatores torna-a excelente para decoração de exteriores, seja fazendo divisórias ou mesmo cultivada isoladamente, podendo na hora da poda ser esculpida artisticamente.

Cultivo

Onde e Como Plantar

Esta é uma planta que necessita ser cultivada a pleno sol, ou no máximo com sombra parcial de árvores maiores, mas de forma que ainda sim receba bastante luz durante o dia, logo, ao planejar seu plantio, observe bem as condições de iluminação do lugar.

Na hora do plantio, lembre-se de deixar alguns palmos de distancia entre as mudas caso estiver compondo uma cerca viva, se elas ficarem extremamente juntas poderão prejudicar-se mutuamente competindo por espaço. Faça covas maiores que o torrão da planta, de modo a poder colocar a mistura de solo e adubo tanto no fundo das covas, quanto em volta dos torrões.

Tipo de Solo

Essa planta necessita de um solo fértil e de boa drenagem, para obter isso devemos misturar bastante areia e adubo orgânico ao solo onde estivermos plantando-a, a areia auxiliará a drenagem d’água, enquanto o fertilizante proverá todo nitrogênio necessário nos primeiros estágios de crescimento da planta.

Como Cuidar

As regas devem ser diárias, principalmente quando a planta for jovem, porém sem nunca encharcá-la. Quando a planta estiver mais crescida você poderá fazer a rega em dias alternados durante as épocas em que o solo demora mais para secar, como no frio.

Lembre-se de promover podas de formação frequentemente se você pretende moldar a planta de alguma forma específica, sempre com todos os cuidados necessário quanto a qualidade dos instrumentos usados e removendo sempre os ramos certos. Aplique a cada alguns meses um pouco de adubo orgânico sobre o solo para mantê-lo fértil, além de NPK rico em fósforo para estimular uma maior floração.

88 comentários em “Ixora”

  1. Olá, td bom? Tenho um pequeno canteiro de mini ixoria que só deram flor uma única vez. As plantas estão lindas, brilhantes mas não florescem. O que devo fazer?

  2. Bom dia,tenho ixora no meu jardim, na cor vermelha e amarela, e estou com problemas com elas,estão com pulgão e outro inseto que não sei distinguir mas está picotando as folhas e ficando amareladas e pretas as folhas, como se estivessem queimadas pelo sol, o que devo fazer, me ajudem.
    um abraço

    Rosana!

  3. Tenho a Ixora mini(vermelha) no muro, que dá bastante flores, gostaria de saber se pode ser podada, porque ela esta abrindo muito p/ fora, a ponto de não conseguir entrar pelo portão, más tenho mêdo de podar muito, costumo podar bem pouco.
    Tbem gostaria de saber , se o Fumo, com alcool e sabão realmente é melhor que veneno p/ combater cochinilha !!

Deixe uma resposta